segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A PERDA DOS LIMITES



Há um programa na TV Globo – uma espécie de competição com pretensão de apresentar provas radicais a seus competidores, que vão sendo eliminados conforme se saem pior nas provas – que merece comentários. Acontece que, dentre as provas deste programa, existem algumas que lidam com o asco e com a repulsa, no sentido de “romper as barreiras”, coisa que não é tão simples.
O requisito principal dos competidores são atributos seus físicos e, parece, nada mais que isso, ficando de fora qualquer capacidade para pensar. Com esta premissa em mente, a produção passa a aplicar provas que se destinam a derrubar a barreira do asco na luta por uma quantia de dinheiro ganha ao final da competição. É aqui que começam os problemas que quero comentar.
A barreira do asco é uma aquisição fundamental que fazem os seres humanos, e que nos leva na direção da humanização e do ingresso na cultura civilizada. Todos os objetos que se relacionam com aqueles em relação aos quais desenvolvemos asco passam a sofrer também uma desqualificação profunda como objetos de consumo. Não queremos vê-los por perto.
O asco se desenvolve em torno da função de alimentação, em relação à qual desenvolvemos uma série de pré-requisitos que nos humanizam – como o cozimento da carne, por exemplo – e a seleção de alimentos que apropriados por serem sadios e não despertar o asco. Outra função em torno da qual se desenvolve o asco é a higiene, especialmente quando abandonamos para nunca mais o contato do próprio corpo e dos sentidos com as fezes e as transformamos em objeto de asco. Mais adiante erguemos a barreira do pudor, que nos permite construir espaços privados e proteger-nos da exposição da intimidade, coisa que outros programas – como o Big Brother – se divertem devassando. Mas isto já é outro assunto.
Pois o tal programa se compraz em desfazer, naquelas pobres criaturas dotadas de muito corpo e pouca mente, a barreira humanizante do asco. Sabemos que situações assim – deixar andar sobre a pele bichos asquerosos como aranhas, baratas e cobras, ou comer coisas nojentas como vermes acompanhados de gosmas que lembram fluidos corporais – podem provocar um dano psíquico muito severo. Não parece haver a menor noção deste perigo.
Existem situações limite em que seres humanos ficaram expostos à quebra destas barreiras porque sua sobrevivência estava ameaçada, como no caso do acidente na Cordilheira dos Andes em que sobreviventes precisaram ingerir carne humana. Isto é uma coisa, mas fazer cair estas barreiras por prazer ou por dinheiro não me parece ter nenhum sentido.

Francisco Carlos dos Santos Filho . (franciscocsantosf@hotmail.com)

Comente aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. Meu caro amigo William, boa noite!!!
    Esse tipo de programa é nojento, nenhum proveito se tira e nada se ensina, não perco meu tempo com essas "porcarias" sensacionalistas...
    Necessidade de sobrevivência é uma coisa, não tem nada com sensacionalismo barato.
    É uma pena que a TV brasileira vem perdendo tanto em qualidade...
    Parabéns pela excelente postagem, adorei meu amigo!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir