terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pais e filhos: a honra e o limite



O papel dos pais é encaminhar os filhos de forma digna para a sociedade. O primeiro passo da prática da honra na vida dos filhos é quando aprende a importância de honrar os pais. Quando aprende a honrar e respeitar os pais, vai saber aplicar esse ensino na sociedade. Então teremos filhos equilibrados e com limites. Quando digo levar esse ensino para a sociedade é saber aplicar com professores, amigos, familiares e todos que os cercam.
Os pais têm autoridade total para gerar esse entendimento na vida dos filhos, precisa aplicar esse aprendizado no dia a dia dos filhos.
Os filhos estão cada vez mais distantes da convivência familiar, nos lugares de lazer, internet, assistindo TV, cumprindo uma extensa agenda lotada de atividades, e os pais cada vez mais ausentes, preocupados com que a família tenha uma vida melhor lutando pela sobrevivência. Para que possamos colocar limites em nossos filhos precisamos ter nossos limites bem administrados.
Um dos cuidados a serem tomados é ensinar seu filho a esperar. Se seu filho pede um brinquedo, muitas vezes os pais, querendo suprir uma ausência, compram o que foi pedido. Não deve ser assim, tem que haver diálogo. Os pais têm que explicar que não é a toda hora que se
compra, pois há um orçamento a ser respeitado. Seu filho vai aprender a esperar, ter limites, vai aprender a ser realizado. Tem que aprender desde pequeno que existe um planejamento familiar, claro explicando dentro da linguagem da faixa etária do seu filho. Aos filhos deve ser ensinada a importância de estudar.
Nunca use a técnica pediu ganhou. É preciso ensinar os filhos sobre as consequências de sua escolha. Castigo não ensina, e sim bloqueia para vida, não educa, deixa a autoestima no ralo, estimula violência, a perversão e o engano. Disciplina nos faz crescer, ser uma pessoa melhor, um cidadão, desenvolve a autoestima, a ética e o senso de justiça.
Uma coisa é castigo, outra é disciplina, castigar qualquer um pode, disciplinar é um trabalho longo com amor, paciência, determinação e conhecimento de cada detalhe do seu filho.
O amor: fale sempre com amor, “você é meu filho eu te amo”. Deixe claro o que você não aceita, e o que você rejeita é o ato, não seu filho. Nossos atos falam alto, fale sempre a verdade em amor, isso gera confiança. Cumpra sua palavra, não cumprir gera insegurança, desconfiança, descrédito e estimula a falta de compromisso. Filho com limites aprende a honrar, e a honra dos filhos para os pais traz felicidade por toda vida!


Jaqueline Leandra. inefrank@click21.com.br

Comente o texto aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. Meu caro amigo William, boa noite!!!
    Acho que está faltando um pouco de disciplina na educação dos filhos. Com a necessidade de pai e mãe partirem para o trabalho, os filhos ficam sem um acompanhamento dos dois em sua formação.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir