terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Nossa alimentação é consciente?



O cuidado com a alimentação vem aumentando na medida em que os consumidores passam a ter acesso, às informações inerentes aos produtos utilizados em sua alimentação.
Podemos observar nos rótulos dos produtos uma grande quantidade de informações como: a data de fabricação e de vencimento, as informações nutricionais, os elementos que o compõe, o corante, o estabilizante, o aromatizante, se possui ômega três, se contém glúten, ou, se provém de um produto geneticamente modificado e entre outras coisas. Porém, tanto os produtos industrializados como, os alimentos de origem animal, ricos em colesterol, diga-se de passagem, são os menos indicados, para as pessoas que procuram melhorar seus hábitos alimentares. Dando assim espaço, aos alimentos de origem vegetal; frutas, verduras e cereais, que suprem as necessidades nutricionais diária de uma pessoa.
Dentro dessa perspectiva de comer melhor, a agricultura orgânica se oferece como uma boa alternativa alimentar, pois, reúne todos os benefícios dos produtos vegetais, associado ao modelo de produção orgânico que é um sistema que não utiliza inseticida, herbicida, fungicida, adubação química e sementes transgênicas; privilegiando então, a saúde dos homens, dos animais e do meio ambiente. E além do mais, não faz uso de substâncias químicas e sintéticas em seu processo produtivo, e estão alinhadas a um modelo de agricultura sustentável, aonde a preocupação ambiental vem junto com a necessidade de produção.
A variedade de produtos vai propiciar as condições ideais para que aconteça, um repovoamento animal, tendo alimentação disponível o ano todo, à população de pássaros e de pequenos animais, que voltam a enriquecer e alegrar as pequenas propriedades.
Podemos considerar ainda, o caráter social da agricultura orgânica, que praticada dentro dos preceitos da agricultura familiar, tem um importante papel na fixação do homem no campo, com geração de renda e trabalho, diminuindo a problemática social nos centros urbanos.
Tomemos cuidado hoje com a nossa alimentação, para que possamos obter uma qualidade de vida no futuro, cada vez mais, somos o que comemos.

Julio Cesar Caixeta no DM.

Comente aqui ou no dihitt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário