sexta-feira, 29 de outubro de 2010

MUNDO CRIATIVO



O mundo globalizado e coorpetarativo exige cada vez mais de seus colaboradores, que dividem seu tempo entre afazeres de trabalho, que muitas vezes são levados para casa, família, filhos, contas a pagar, aquele ajuste na casa, e outras tarefas que nos engolem, sem que tenhamos tempo para respirar.
No meio deste contexto, surgem novos modelos de rotina de trabalho, modelos que possibilitam que as pessoas também vislumbrem possibilidades de realizar seus sonhos, dar atenção maior aos filhos, e estejam conectadas naquilo que Domênico de Masi, chama de O Ócio Criativo. O autor deste livro retrata a evolução da sociedade pós-industrial, do tempo livre e da criatividade como fatores fundamentais à qualidade do trabalho.
Quando falamos em inovação e pensamos o novo modelo de entendimento de trabalho nos remetemos ao entendimento do Ócio Criativo, que seria fazer seu trabalho com profundo prazer, libertar-se da idéia de trabalho como obrigação, cumprimento de tarefas e horários a cumprir. Devemos entender trabalho, neste novo modelo, confundindo-se com tempo livre, com jogo, com prazer. Assim podemos formatar um novo modelo de produção, voltada às questões da inovação, extremamente ligadas à criatividade.
Parar para Inovar
Uma das empresas ícones neste novo contexto de trabalho é a inovadora Nike, trabalhar nesta empresa significa ter autonomia, porém obter resultados. Os funcionários da Nike fazem seu horário e podem treinar a qualquer hora nas academias da própria empresa, isso significa que trabalho para eles é estar conectado na tarefa de corpo e alma.
Temos visto atualmente altos níveis de adoecimento psíquico que culminam por diversas vezes em mazelas físicas, e também adoecimentos laborais físicos que causam tanto sofrimento e acabam gerando danos psíquicos. Pensando neste fato devemos nos questionar sobre estes novos modelos, ou novas formas criativas e saudáveis, não alienantes, de trabalhar.
Para que possamos refletir de maneira adequada, necessitamos antes de mais nada dar uma paradinha, aquela parada que todos devemos dar, olhar para a janela, vislumbrar a paisagem lá fora e simplesmente desligar, por alguns minutos.
Tempo para o Cafezinho
Nem sempre o mundo nos permite isso, mas nós precisamos nos permitir. Fato curioso que enquanto escrevia esta coluna iniciei uma conversa no msn, quem de nós vive sem ele? E um de meus contatos comentou: “hoje o dia tá difícil, o negócio é ir tomar um café”...
E porque não? Quando algo não flui, acabo o que estou fazendo e procuro meus queridos amigos do Riviera Café, lá consigo retomar a atenção e direcioná-la para o que realmente importa, alcançando excelência nas tarefas, afinal, não é preciso fazer parte do time da Nike para inovar... E você já parou para um café hoje?


Por Patrícia Barazetti.

Comente o texto, participe!!!

2 comentários:

  1. Pois é William, já que estamos aqui, e estamos metendo o bico, vamos tomar um café sim.
    Gostei do post, precisamos encontrar prazer no trabalho, realizar com Amor.
    Paz Profunda amigo.

    ResponderExcluir
  2. O Mundo exigente só me deixa uma saida trabalhar por conta, é um assunto que não vem em materia escolar.

    Nunca nos ensina a ser-mos empreendedores.
    Mas parabens pelo artigo esse tipo de materia abre nossa mente.

    ResponderExcluir