sábado, 30 de outubro de 2010

A Imperfeição do Ser Humano



Não pode haver nenhuma dúvida sobre isso. Nós, seres humanos, somos imperfeitos em todos os sentidos. Ouvi, certa vez, durante uma conversa informal, um amigo comum afirmar que “A perfeição não é deste mundo.” Guardei comigo esta declaração, e não raras vezes me lembro disso. Realmente, quem pretender ser perfeito neste sistema de coisas, já teria errado o alvo como ser humano.

Um exemplo claro desta condição é o personagem bíblico Noé, que andava com Deus. Noé não era perfeito. Como todo homem, também pecava e poderia andar longe da glória divina. No entanto, Noé jamais cedeu à maldade e à degradação moral da sociedade em que viveu. Não somos perfeitos, mas podemos buscar a perfeição de maneira gradual, até atingirmos a plenitude da graça de Deus. Naturalmente, para conseguirmos a evolução ideal, teremos que enfrentar barreiras todos os dias, tropeçando, caindo e nos levantando do tombo.

Poderíamos viver em santidade, mesmo imperfeitos como seres humanos? Tudo é possível ao que crê! Santo é quem possui uma vida separada para uso exclusivo de Deus, permanecendo morto para o mundo, mas vivo para Deus. Santo é, quem sendo solteiro, não tem relações sexuais com quem namora, antes do casamento; ou, sendo casado, não trai seu cônjuge. Essa é uma regra muito difícil para ser seguida, mas é própria para os que desejam viver em santidade, num estado de vida exemplar perante Deus e os homens.

Quando o ser humano se esforça para ser perfeito, Deus se aproxima dele. A atitude positiva do ser humano desperta a atenção de Deus, embora possa ele ter a consciência de que, mesmo vivendo em santidade, continua ainda longe da perfeição. Ninguém consegue viver plenamente iluminado, porque as tentações existem em toda parte. Ninguém pode ser julgado por suas atitudes negativas, mas é preciso que haja reflexão a cada novo dia, para que as relações Criatura-Criador possam melhorar.

Entender os mistérios da vida é uma tarefa um tanto complexa, porque os métodos de julgamento de Deus são diferentes dos métodos humanos. Nos livros sagrados de todas as religiões organizadas, podem ser observados relatos sobre a grande misericórdia de Deus sobre seus filhos. Profetas e reis, embora se esforçassem muito, tiveram tropeços em alguns momentos de suas vidas. Não é necessário declinar nomes, mas os entendidos do assunto podem refletir mais, diante da História da Humanidade.

Quem tem familiaridade com a Bíblia Cristã, conhece o relato sobre Cornélio, um Homem temente a Deus, que não possuía nenhum vínculo com o sistema religioso da época. Pela sinceridade demonstrada, teve um encontro pessoal com o Mestre dos Mestres, recebendo a graça imerecida de Deus.

Um fator decisivo que o homem e a mulher demonstrar, para atrair a atenção de Deus, é a generosidade, pela qual, Deus pode manifestar-se a ele de maneira definitiva e justa. Através do quebrantamento, Deus opera maravilhas em nossa vida! O próprio Mestre Jesus ensina que “aquele que se exalta, será humilhado; e o que humilha, será exaltado.”

Então, mesmo o ser humano sendo imperfeito, ele pode alcançar a graça divina, passando a gozar de prerrogativas que só os filhos legítimos deveriam ter. Isso é também um mistério no bojo da Espiritualidade, que muitos não possuem a capacidade para entender. A perfeição que cada um busca, só pode ser obtida pela gloriosa graça de Deus, sem o merecimento de quem quer que seja. Porque humanamente, não merecemos nada, é Dom de Deus!


Por Jairo de Lima Alves.

O que achou do texto? Deixe seu comentário aqui ou no dihitt

3 comentários:

  1. ms bah guri
    nunca tive esta pretenção do perfeito
    ate pork amo as imperfeições
    otimo texto

    bjim

    ResponderExcluir
  2. 2,guria Juci, e eu adoro o "pecado" mesmo pq eçça palhaçada humana conceitual sobre o que é certo ou errado, não existe! Pra mim, é tudo 0800... E, quem quiser experimentar o "divino", que não entrem em humanas igrejas,mas que saiam de si próprios, desumana e cretinamente,p/ fora! Jesus não deixou nada além que um ensinamento... O resto, é palhaçada!

    ResponderExcluir
  3. Generosidade e amor, é a resposta para sermos próximos de Deus.

    ResponderExcluir