terça-feira, 19 de outubro de 2010

Governo vai investir R$ 4 milhões em estudos sobre o crack



O governo federal vai investir R$ 4 milhões em pesquisas sobre o crack, um droga derivada da cocaína que está se transformando em um dos maiores problemas sociais do país.
Os estudos deverão contribuir para orientar políticas públicas e promover o desenvolvimento de ações mais eficazes de prevenção e de combate ao crack, além de estimular novas abordagens terapêuticas.
O edital para a aplicação desse dinheiro foi lançado nesta segunda-feira (18) pelos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Ainda não existem estudos conclusivos a respeito do crack, mas estima-se que o Brasil tenha cerca de um milhão de usuários. O edital prevê o financiamento de estudos sobre a droga, o perfil do usuário, os padrões de consumo, as vulnerabilidades e os modelos de intervenção.
De acordo com o gestor do projeto, Marcos Vinício Borges Mota, a chamada faz parte dos esforços do governo federal para solucionar um problema de saúde pública, pois o consumo da droga tem aumentado no Brasil, com graves consequências sanitárias e sociais.
O crack é um entorpecente barato e cada vez mais acessível. E que leva o usuário ao vício rapidamente. A fumaça, produzida pela queima da pedra, chega em segundos ao sistema nervoso central e o efeito dura de três a dez minutos.
Depois disso, a sensação de euforia extrema é substituída pela depressão. O crack pode causar doenças pulmonares e circulatórias, além da destruição de neurônios.
RM.


Acho uma bela iniciativa. E você? Comente!!!

Um comentário:

  1. Meu caro amigo William, boa noite!!!
    Excelente e louvável iniciativa do Governo Federal.
    Tudo que for para prevenção e de combate ao crack ou qualquer outra droga é muito bem vindo.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei meu amigo!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir