quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Filhos: mais que mil palavras: bons exemplos




Quem não conhece o velho ditado "um exemplo vale mais que mil palavras"? Essa máxima versa sobre o poder que temos de influenciar pessoas com nossas atitudes, ações e comportamentos. A verdade é que enquanto ensinamos pela via da palavra, os seres humanos em formação aprendem conosco, mas por um outro caminho, aquele que é formado pelo conjunto de nossas formas de agir.
O poder e a influência dos exemplos sobre a formação humana foi tema de recente pesquisa realizada pelo Projeto Atenção Brasil, que pela primeirta vez analisou o comportamento e a saúde mental da população infanto-juvenil brasileira. Segundo essa pesquisa, filhos de pais que não terminaram o Ensino Fundamental têm chance de até 480% maior de ter baixo desempenho escolar quando comparados a filhos de pais com maior tempo de escolaridade. Para os pesquisadores, a explicação para a essa influência está no estímulo que as crianças recebem dentro de casa. Marco Antonio Arruda, neurologista da infância e adolescência e coordenador do Projeto Atenção Brasil afirma que “nossos filhos se espelham em nós. Como querer que um filho leia, se os pais não lerem? O cérebro da criança é uma cidade com ruas e avenidas abertas, se não são utilizadas, estimuladas, essas vias se fecham, e se fecham para sempre”, explica.
Em um país como o Brasil, em que 23,5% da população adulta tem, em média, apenas quatro anos de escolaridade completos, o papel da escola necessita ser mais enfático e global. Isso quer dizer que quando não há a possibilidade de se contar com a influência da família, no sentido de introduzir a criança no universo da cultura letrada, cabe à escola apresentar-lhe as ricas e diversas possibilidades de toda a gama das linguagens humanas, tais como a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, as ciências naturais e tantas outras.
No espaço educativo formal, o poder do exemplo continua falando muito alto às mentes e corações dos seres em processo de formação, sendo altamente eficaz para influenciar o desenvolvimento de hábitos de estudo, do gosto pela leitura, do prazer pela investigação, enfim de uma relação de afetividade e responsabilidade com o objeto de conhecimento. Mas de que forma um educador pode ser exemplo para dezenas de educandos? Luiz Maruni Curto afirma que a motivação, o entusiasmo, a diversão e o prazer são altamente contagiosos tanto quanto o tédio. Um professor que sente prazer e se emociona com os processos de ensinar e aprender comunica facilmente motivação a seus alunos. O contrário também. Felizmente, todos os professores, em alguma ocasião, se emocionaram, tiveram prazer com o ato de conhecer. Às vezes, pode ser necessário relembrá-los, fazê-los reviver a emoção para que possam compartilhar esta experiência com os próprios alunos.
Ao chegar às instituições educativas, milhares de educandos estão à procura de sentidos daquilo que os toca de modo visceral e é capaz de dialogar com suas inquietações cotidianas, ampliando sua forma de perceber o mundo. Dessa forma, o espaço da sala de aula precisa ser o palco de atores educacionais verdadeiramente comprometidos com sua tarefa. Tarefa que consite, em primeiro lugar, em convidar os educandos para a grande aventura de conhecer o universo, todos os dias e de tudo um pouco.
Cada um de nós, um dia teve um professor ou professora, que deixou uma marca indelével em nossas vidas. Mais que conteúdos e o compromisso com o currículo escolar, esse professor inesquecível vivia de forma vibrante tudo o que ensinava e nos desafiava durante todo o tempo a experimentar as incríveis possibilidades de sentir a vida e o conhecimento. Não é possivel prever o poder de nossas influências na vida dos educandos que passaram por nosso caminho profissional, mas é possível renovar, diariamente, nosso compromisso com a tarefa de educar e, no efetivo exercício da docência, demonstrar paixão pelo cultura e pelo conhecimento e, principalmente, pelo educando. Desafios a serem enfrentados não no plano das palavras, mas com bons exemplos que, seguramente, valem mais que mil palavras e representam excelentes influências.


Márcia Carvalho.

Comente aqui ou no dihitt.

4 comentários:

  1. Sem dúvida meu amigo. As atitudes mostram o verdadeiro caráter das pessoas. Acredito que o ser humano tem facilidade para a prática da linguagem mas nem sempre cumpre o que fala, daí fica o exemplo a ver navios. Um abç.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Parabéns!! Belo texto.
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  3. oi William,interessante sua materia,parabens,bom eu por enquanto nw tenho esse problema com minhas filhas ,pois elas adoram ler e escrever,aqui no Japao e normal voce ver a livraria cheia de pessoas,lendo e comprando livros... bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o teu texto e muito pertinente. Faz tempo que quero escrever algo parecido, mas em relação ao exemplo que os pais dão aos seus filhos. Refletindo sobre minha propria infancia, cheguei a esta mesma conclusão: aprendemos muito mais pelo exemplo do que pelo que ouvimos. A propósito, antes mesmo de meus filhos serem alfabetizados eles ja tinham o cartão da biblioteca municipal. E como podíamos pegar 2 livros a cada 15 dias, eu deixava que cada um escolhesse um livro e eu escolhia o outro. E todos os dias eu lia um capítulo de um terceiro livro, sempre interpretando os personagens. Até hoje eles são leitores vorazes.
    Parabéns pelo post, bjs.

    ResponderExcluir