segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Devemos pensar com grandeza



Nos dicionários, a palavra grandeza é definida como a propriedade do que é grande. Mas também é sinônimo de nobreza de sentimentos, magnanimidade, coragem.
É sobre essa grandeza, que brota do caráter, que quero falar, porque ela é uma espécie de síntese da diferença entre os profissionais, entre os empresários, entre os políticos, enfim, entre todos os seres humanos.
Ser grande é uma aspiração legítima. Pobre do político que ao começar sua carreira não almeje chegar ao cargo maior do seu país. Se o sonho dele não for transformar-se em um grande político, provavelmente, não irá a lugar nenhum.
Para ir longe e ser grande o indivíduo precisa ter a virtude da determinação. Para continuar crescendo, além de dominar competências específicas, é fundamental que desenvolva a capacidade de também pensar grande e de ver antes, com um olhar que ultrapasse a linha do horizonte.
Mas, quem chegou aonde pretendia chegar e do tamanho sonhado, para se manter lá, precisa ter grandeza.
Ter grandeza é o contrário de ser egoísta, mesquinho ou egocêntrico. Ter grandeza é ser sensível às questões humanas, sem ser frágil; ter o espírito de servir e não de ser servido; valorizar o intangível de forma equilibrada com o tangível.
Quem prefere ser calculista e pensar e agir friamente visando apenas o tangível, acaba se tornando um mercenário - desses que até alcançam o topo, mas que lá não se mantém.
O empresário que tem o propósito de sobreviver, tornar-se grande e sempre ir adiante, não pode jamais fazê-lo sozinho. Seu crescimento, para ser sustentável, deve acontecer como fruto da cooperação e da parceria e não pela habilidade de subir pelas costas alheias. Hoje, mais do que nunca, o empresário que cresceu precisa olhar ao seu redor e compartilhar os resultados conseguidos com a coletividade que lhe proporcionou o alcance da riqueza.
Para investir e reinvestir, o empresário tem que ganhar, mas ao ganhar deve ter a grandeza de saber dividir - verdade que também se aplica aos profissionais e aos políticos.
As maiores virtudes de um líder, político, comunitário ou empresarial, que alcançou grandes conquistas e continua galgando novos patamares são estar sempre insatisfeito com o que já foi conquistado e continuar legando a outros líderes de líderes princípios superiores e nobres, consciente de que é inerente à grandeza humana a vontade de compartilhar riqueza e conhecimentos. Pensar grande é até comum, mas só deixam sementes sadias os que agem com grandeza.

Emílio Odebrecht.(emilioodebrecht@uol.com.br)

Deixe seu recado aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. Olá William,
    Gostei muito de sua reflexão. Muito bem explanada para nos fazer entender a importância da verdadeira grandeza que um lider precisa conquistar duarante sua carreira e também, e mais difícil, conservá-la de forma a continuar sendo respeitado e não cair na vala comum da mediocridade.
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir