terça-feira, 12 de outubro de 2010

Desmistificando as redes sociais



Para onde vão as redes sociais? Elas vieram para ficar ou são apenas um “vendaval” de conectividade como o Second Life, apresentado como a maior inovação do mundo virtual e em pouco tempo virou pó? É inevitável que, com o mundo online tão desenvolvido e conectado como está, fincar bandeira nas mídias sociais virou uma obrigação para as marcas. Só que pouca gente já sabe como usar essas redes.
Elas não são simples plataformas para comunicação. Na verdade, devem ser encaradas como possibilidade real de descobrir o que as pessoas pensam e precisam neste exato momento. Para onde elas vão, depende exatamente desse entendimento.
O Twitter, por exemplo, tem 2,1 milhões de usuários no Brasil. São cerca de 600 tuítes por segundo conforme dados de 2009 da empresa especializada em monitoramento online Sysomos. É um poder considerável e que atrai marcas como Coca-Cola, Avon e Fiat.
Hoje, todo mundo quer se expressar, mas ninguém sabe se o canal será lembrado em um ano. Temos que tomar cuidado com os alarmes falsos, principalmente na hora de vincular sua marca nessas redes. É importante estar presente, mas antes, saber como “falar” com o internauta, ou, melhor ainda, como ouvi-lo neste ambiente.
Para entender como uma empresa, uma marca ou um novo produto dentro do ambiente digital, uma das inovações é a chamada webnografia, uma nova ferramenta de estudos de mercado que utiliza informações geradas online dentro de um contexto natural de conversação, que pode ser nas próprias redes sociais, chats, mensagens instantâneas e fóruns.
São exatamente nessas conversas que surgem as informações pró e contra determinado produto. Sabendo o que o consumidor fala, que temas são relevantes, a marca pode interagir com ele, mostrando suas vantagens, apresentando novos serviços ou simplesmente convidando-o para aperfeiçoar seus produtos. É o que fazemos nas pesquisas de campo, na qual um pesquisador especializado em etnografia vai até a casa de um voluntário e verifica sua interação com a marca. Na webnografia, o pesquisador está presente na home do usuário, detectando tendências e gerando um novo produto.
A Web possui uma fonte inesgotável de informações. Só no Brasil, de acordo com pesquisa da Deloitte, são 36,8 milhões de internautas, sendo que 38% deste montante acessam diariamente as mídias sociais. Há 10 anos, quando iniciamos uma parceria com o site Ivox, que proporcionava um ambiente para os internautas trocarem opiniões sobre um produto ou serviço, vimos que as mídias sociais começavam a formar o gigante que são hoje.
Lá pelos idos do ano 2000, percebíamos claramente que o relacionamento online iria deslanchar. Isso porque o poder da mídia se reduziu, ocorreu gradativamente um maior acesso dos consumidores à informação, maior poder do consumidor, expansão da Internet, estabilidade econômica gerada pela era FHC criando uma nova classe C com o Plano Real, privatizações universalizando o acesso a telefonia e outras tecnologias, convergência digital e ritmo crescente com fusões e aquisições mudando a escala dos negócios aqui e lá fora. Tudo isso gerou um ambiente favorável para a ascensão das redes de conversação.
Não sabemos por quanto tempo esta “febre” vai continuar, pois há muitos consumidores que não acreditam nas redes sociais. Talvez pelo fato de a informação acontecer de maneira instantânea, e poder ser influenciada por fontes desconhecidas.
Por fim, é importante saber que as mídias sociais não são heróis nem vilões. Nem devem ser encaradas como tal, mas sim como uma possibilidade adicional de estar ainda mais perto do seu público-alvo, onde e quando ele mais precisar.


Por Zilda Knoploch.

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Um comentário:

  1. Só não concordo com essa persistente idéia de que o Second Life "acabou". O Second Life continua crescendo, sem parar. E quanto ao valor das redes sociais, bem acho que estamos aqui trocando informações em uma delas.. Sem elas jamais teríamos esse contato. :) Sabe usar corretamente é que é o grande problema. Abraço!

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