sábado, 9 de outubro de 2010

Bancos não financiam sonhos


Se você sonha em montar o próprio negócio, mas pretende contar com a ajuda de um banco, pode ir tratando de acordar. Bancos não querem sócios. Bancos não apostam em sonhos. Sem respaldo financeiro ou sem garantias reais para oferecer, é pouco provável que o seu projeto saia do papel.


Cansei de ver projetos condenados que eram altamente viáveis. E o pior é que na maioria dos casos a condenação não era por falta de viabilidade técnica. Resumia-se apenas no fato do avalista da operação não possuir o lastro financeiro desejado.

Existe uma confusão muito grande em relação ao que serve ou não de garantia para respaldar uma operação financeira. A maioria pensa que oferecendo o próprio negócio já justifica o projeto. Dependendo da entrada, isso até vale para aquisição de veículos ou equipamentos. Mas, para a implantação de uma indústria ou hospital, com certeza essa regra não se aplica.

Há 05 anos negociava com um cliente a construção de um hotel. Ele pagou uma fortuna para a confecção do projeto. No papel, todos os indicativos eram favoráveis. Quando perguntei sobre as garantias, ouvi dele que seria o próprio negócio.

Foram várias tentativas até a desistência. Sem respaldo financeiro ou sem garantias reais – imóveis, terrenos ou recebíveis –, por mais viável que o projeto fosse, o crédito nunca seria aprovado.

Banco nenhum aposta em sonhos ou em projetos. Pergunte a qualquer empresário que tenha passado por esta experiência e constate. Adoraria me retratar apontando um único projeto que tivesse sido plenamente financiado. Ou seja: sem garantias, sem contrapartidas financeiras ou sem interesses políticos envolvidos.

Contudo, é preciso destacar que pequenos investimentos são vistos de forma diferenciada. Um profissional liberal talvez encontre mais facilidade para montar um escritório ou consultório. Isso porque os valores e os prazos envolvidos são menores. Além do mais, nesses casos, geralmente o profissional tem como comprovar outros rendimentos que justifiquem o endividamento a ser contraído.

A exceção, de fato, se aplica nas cooperativas de crédito. Na verdade essas são as únicas organizações que realmente apostam em sonhos. Um pequeno produtor de farinha, uma costureira, um barbeiro..., esses tipos de profissionais, buscando no lugar certo, ainda conseguem o apoio financeiro de que precisam. – E, diga-se de passagem, este é o perfil que apresenta o melhor índice de adimplência.

Continue firme em seus objetivos. Contudo, repense as estratégias. Tente buscar parcerias comerciais, faça uma poupança ou opte por um projeto que caiba em seu orçamento. Considere como última alternativa a busca de um financiamento bancário.

Obviamente que nada disso se aplica nos casos em que garantias e respaldo financeiro não sejam problemas. Ainda assim, por mais que se tenha lastro, a formalização de um financiamento de longo prazo leva quase o mesmo tempo da gestação de um elefante. – Isso também é fato.

Por Wenderson Wanzelle. Consultor de crédito e cobrança.

Comente, participe!!!

4 comentários:

  1. Meu caro amigo William, boa noite!!!
    Texto muito bom sobre operações financeiras para financiamento de um novo empreendimento... realmente os bancos não fazem nenhum empréstimo sem garantias ou avalista que as tenham. Muito bom para esclarecer aqueles que desejam iniciar um projeto com a intenção de financiamento bancário.
    Parabéns pela excelente postagem, texto muito bom!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem William?

    Votei em seu artigo no Dihitt e parabenizo-lhe pela lucidez. Realmente, os bancos não financiam sonhos e torna-se cada vez mais difícil ser empreendedor no Brasil, não só por essa razão, mas também pela alta carga tributária a que somos submetidos. Essa é a razão pela qual está cada vez mais difícil ser aprovado em concursos públicos, pois devido à grande concorrência, o emprego público tornou-se a única alternativa que as pessoas tem para sobreviver. Um abraço e continue publicando artigos como esse no Dihitt pois eu consulto este site todos os dias e sempre estou votando nas notícias!!!

    Luis Hipolito @ The Blogger
    Administrador/Blogueiro
    Feira de Santana/BA

    ResponderExcluir
  3. Os bancos visam, na verdade, o capital do iniciante a empreendedor e não se preocupam com o sucesso do mesmo, apesar de não terem, creio eu, essa obrigação. Para ganhar confiança e crédito ilimitado sugerido pelos bancos, só ganhando mesmo na Mega Sena, pois logo logo os gerentes jogam declarações de amor para conquistar o cliente sortudo.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo!
    Realmente o que é dito neste texto reflete a mais pura verdade; existem várias instituições bancárias que fazem propaganda de incentivos aos sonhos, mais na verdade se você realmente não tiver respaldo financeiro não consegue nada.
    Em um País como o nosso em que 80% das boa idéias são todo Ano jogados no lixo por falta de financiamento, tende a ir a " BANCARROTA". Eu senti isso muito na pele, quando tentei abrir meu próprio negócio; e digo mais, se sua idéia for virtual, aí mesmo é que as dificuldades se fazem mais presentes, pois a maioria de nossos empresário financista, acham maravilhosas as formas de negócios feitos por empresas como a Google, Ebay, entre outras mais não depositam crédito nenhum nas empresas virtuais brasileiras; que cortam um dobrado para saírem do anonimato e conseguirem seu lugar ao Sol. Com muito esforços e dedicação eu consegui abrir a minha através de uma cooperativa, e a cada dia que passa venho quebrando barreiras e escalando montanhas para seguir em frente com o meu sonho.Mas como todo brsileiro "EU NÃO DESISTO NUNCA".
    Parabéns pelo excelente trabalho.
    Washington Oliveira
    www.mulekadas.com.br

    ResponderExcluir