terça-feira, 7 de setembro de 2010

Satã entre nós e os políticos



Diversas vezes comentei na vida, que os recentes episódios da política nacional continuam dando motivo para a indiferença (ou o nojo) de grande parte da população.
Algumas vezes, tenho a impressão de que estou cuspindo no prato em que como, embora não sendo político e não gostando dela, eventualmente comente as suas mazelas no exercício de uma profissão que não escolhi, mas que exerço há alguns anos.
Acontece que não sou o único homem na história da humanidade que pensa assim. Santo Agostinho, séculos atrás, dizia que a política é o demônio. Considerava-a a desgraça da condição humana.
Na raiz da fábula religiosa que criou o mundo, Lúcifer, o mais belo dos anjos, quis se igualar em poder a seu criador. Tentou um golpe de Estado no reino dos céus e deu no que deu. Se a lenda é verdadeira, foi o primeiro fato político da história.
Na atualidade, os dossiês funcionam como armas letais da campanha eleitoral: o demônio está solto. Há dossiês de todos contra todos – alguns macetados, outros nem tanto, mas cada um deles revelando o dedo diabólico da chantagem, da intimidação, do “faz isso senão eu conto”.
Nas eleições de 1989, a revelação de que Lula tinha uma filha fora do tálamo oficial perturbou o candidato de tal modo que ele foi vencido por Collor no confronto decisivo da televisão.
Ter um rebento assim é mais ou menos comum entre os personagens de nossa vida pública. O próprio Collor – ficou-se sabendo depois – também tinha. E outros executivos do topo de nossa República contribuíram para a explosão demográfica, procriando nas mesmas condições.
A questão fica por conta da oportunidade em que os dossiês são ameaçados, feitos e distribuídos à mídia – e tudo fica mesmo por conta do diabo...

Carlos Heitor Cony.

O que achou da conotação desse texto? Comente, participe!!!

5 comentários:

  1. O que acho mais absurdo no mundo da politica é o fato de que o único prejudicado é o eleitor.
    O caso dos dossiês são um capitulo à parte e merecem atenção redobrada.
    Excelente post,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  2. VocÊ acha mesmo que o Lula foi vencido no debate televisivo só por causa de uma filha e não por causa da manipulação da globo??

    ResponderExcluir
  3. eu tambem acho que teve o DEDO da globo nesta historia...e como teve.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo William, boa noite!!!
    Aqui em nosso país política e moral não andaram juntas, não sabemos o que é uma política limpa, justa, honesta... se é que existe... sempre tem influência dos grandes que bancam esses abusos em benefício próprio... A gente sabe que é assim, mas fazer o que? temos que escolher o menos ruim...
    Parabéns pela excelente postagem!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  5. Curiosa a comparação dos dossiês com as artimanhas de Satanás. O autor tem razão, para se ter nas mãos o poder de dominar, conquistado nas eleições por votos em uma lidernaça, parece-me à busca pelo céu, pelo El Dorado prometido. Nesse jogo, parece que nem Deus escapa de ver Seu Trono ameaçado por quem se diz "estar a serviço de". E se nós somos os alvos dessa elite, ora sacra, ora profana, devemos fazer o que Deus já mostrou - expulsou o diabo, portador de luz (Lúcifer)juntamente com a terça parte de todos aqueles que malcumunaram pelo poder com ele. Façamos isso nas urnas. Beijos, B.B.

    ResponderExcluir