sábado, 25 de setembro de 2010

Pré-natal também para homens



Estimular os futuros pais a fazerem um check up durante o pré-natal da parceira é o que pretende a partir de agora a Política Nacional de Saúde do Homem. A ideia é que os profissionais de saúde aproveitem o momento em que o homem está mais sensível, às vésperas de ser pai, para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira como também a realizarem exames preventivos. O princípio é: ele precisa se cuidar para cuidar da família.

O Ministério da Saúde apoia diferentes iniciativas locais de "pré-natal masculino". Em Ribeirão Preto (SP), profissionais do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) incentivam os futuros pais a realizarem exames para diagnóstico precoce e tratamento de doenças que podem afetar a saúde da mulher e, por consequência, a do bebê.

As ações são desenvolvidas no campus da USP em Ribeirão Preto. O principal objetivo é combater Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), por meio de exames de sífilis, HIV e hepatites virais B e C. Na oportunidade, médicos também diagnosticam hipertensão arterial, diabetes e colesterol. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ribeirão Preto promovem reuniões mensais com os casais para informá-los sobre as alterações que podem ocorrer com a mulher e entre o casal durante a gravidez e o nascimento do filho.

Para realizar o trabalho com os homens, os médicos do hospital universitário foram capacitados a abordá-los de maneira acolhedora. A mulher é convocada a ir com o parceiro à primeira consulta do pré-natal, quando o médico prescreve exames para o homem e o convida a participar das reuniões de esclarecimentos e orientações.

Doenças
Considera-se que, por motivos culturais, os homens têm mais resistência a procurarem cuidados médicos e terem atitudes preventivas com relação a problemas de saúde. Segundo estudos do Ministério da Saúde, a população masculina geralmente procura os serviços de saúde por meio da atenção especializada, já com o problema de saúde detectado e em estágio de evolução.

Muitos deles também não seguem os tratamentos recomendados. Indicadores mostram que os homens têm hábitos de vida menos saudáveis e estão mais suscetíveis a fatores de risco para doenças crônicas.
As internações de homens por transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool representam 20% de todas as internações no SUS. Eles apresentam, entre outros problemas, mais doenças cardiovasculares, colesterol elevado, diabetes e hipertensão.

Fonte: Ministério da Saúde


É uma boa ou não? deixe seu recado!!!

3 comentários:

  1. Eu defendo isto a mais de 15 anos. E, sou e fui beneficiado por ocasião da gravidez de minha esposa... todas as vezes que ela fazia exames eu também aproveitava e fazia também.

    ResponderExcluir
  2. Há muito se aconselha o pré-natal masculino em revistas de medicina.
    Finalmente o Ministério da Saúde está adotando a iniciativa.
    Excelente!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo William, boa noite!!!
    Sem dúvida uma excelente idéia, pois os homens dão menos ou quase nenhuma importância aos cuidados com a saúde, com isso temos uma menor expectativa de vida em relação às mulheres. Bela iniciativa do Ministério da Saúde.
    Parabéns pela excelente postagem!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir