sábado, 11 de setembro de 2010

Os internautas aprontam cada uma...



O computador como ferramenta de trabalho é incomparável. Superou de longe a antiga máquina de datilografia. A tradicional biblioteca torna-se rapidamente arcaica com a facilidade com que os assuntos mais diversos são encontrados na internet. A comunicação passou a ser global e, mais ainda, instantânea.
Meu interesse, no entanto, não é o de ressaltar nesta ocasião, os avanços tecnológicos do sistema online. E, sim, o seu aproveitamento por hackers e outros tipos de piratas e as tiradas cômicas, tragicômicas e as fortes doses de ironia dos internautas. Há cada cabeluda, que sai da frente.
Selecionei alguns temas expostos pelos provedores, como a da cantora Madonna que insatisfeita com os dois mil metros quadrados de sua mansão em área nobre de Nova Iorque resolveu ampliá-la em mais de 1.200 metros. Os comentários foram os mais díspares. “Esse puxadinho será uma capela, para Jesus é claro”. Jesus é o modelo brasileiro com quem vive. Outro ressalta: “Enquanto isso nas proximidades lá de casa... Conheço uma família que mora em um quarto de 3,80 x 4,50 pai, mãe e três crianças”.
Um morcego descomunal foi encontrado no Mato Grosso. Os comentários foram apimentados. “Ô, povo burro esse do Mato Grosso! Mataram um morcego raro”. A malagueta de outro internauta: “Deve ter sido gerado do cruzamento da Dilma com o Lula”.
Ainda com relação ao morcego, com todo exagero: “No Pará, mais precisamente em Araguatins até Santa Isabel tem época que aparece alguns com mais de metro de envergadura. É muito comum nas margens do Araguaia”. Uma correção: Araguatins fica no Estado do Tocantins. “Se fosse na China já teria virado espetinho”, expõe outro sobre as necessidades de alimentação de mais de um bilhão de pessoas no país asiático.
Na recente Copa na África, em relação ao entrevero de Juca Kfouri com o jogador Kaká, que reagiu às suas investidas sobre religião, os comentários pipocaram contra e a favor.
“Juca você deve ser demais. Acredite em si mesmo. Você deve ser Deus”. Noutra postagem: “Juca, Bob e Galvão vão arrumar o que fazer seus bostinhas. Deixa o cara com a crença dele”. Uma internauta impondo liberdade de expressão: “Adorei a entrevista. Juca Kfouri tem o direito de não ter fé assim como o Kaká de ser o oposto. Cada um na sua e respeito faz bem”.
Os investimentos da Record em programas jornalísticos já alcançam resultados efetivos e numéricos, segundo notícia das agências. O xis da questão. Pela primeira vez o matutino Fala Brasil superou por dois meses consecutivos a média de audiência do Mais Você, da Rede Globo, eis a manifestação de internautas.
“Hora de mudar. Ficou claro o que já se diz faz tempo. Existem coisas que cansam”. Uma ácida: “A mulher ta lá pra fazer receita igual Palmirinha... mas se tem uma tragédia, ela vira o Datena e só fala nisso o dia todo”, numa referência a Ana Maria Braga. Até o nome, falso naturalmente, de Maitê Proença é usado para desancar Ana Maria Braga, como “parasita”, com uma suposta pensão de R$10 milhões.
A série de postagens prossegue. Sobre entrevista de José Serra, candidato à Presidência da República, Américo Corradine assim se posiciona: “Ontem em entrevista ao portal IG, Serra disse que os eleitores de Dilma gostariam que ele fosse o candidato de Lula, falam isso prá ele. Bom, então, ele aprova o governo atual? Ele continua a aproximar a imagem dele à de Lula? Porque não a de FHC? Se ele aprova, por que mudar?”
Usando o nome de Eliseu Felismino de Melo, a ironia na ponta da língua: “Vote na Dilma! As promoções da época! Vote na Dilma e ganhe, inteiramente grátis, um José Sarney de presente agregado ao Michel Temmer.”
A Mega Sena acumulada, que dá para pagar 51 anos do hotel mais caro do mundo, deu motivos a uma série de reações do leitor online. Paulistano Legítimo em sua postagem acerca dessa dinheirama: “Se eu ganhasse esse premio, usaria uma parte para financiar uma campanha para bombardear as favelas do Rio de Janeiro”. “Alô, vocês estão querendo comprar o hotel, fiquem sabendo que ele está avaliado em mais de 3 bilhões de dólares”, responde.
Há, ainda, os riscos do sistema. Entre eles, relaciono o vírus, que pode causar danos e prejuízos aos seus bolsos. Os ciberpiratas invadem a sua privacidade numa sanha que lembra pragas de gafanhotos, que destroem tudo o que encontram. Até o Departamento de Estado dos EUA é invadido. Todo cuidado, portanto, é pouco. Os cuidados são necessários quanto aos e.mails com ofertas desconcertantes, mulheres que buscam relacionamento com propostas sensuais, dívidas ou outros assuntos relacionados em bancos. Se você entregar a sua senha, CPF, número de identidade, a vaca pode ir pro brejo. Existem também as ofertas de produtos destinados à potência masculina.
Pelo que se conclui, o sistema online é atual, mas exige cuidados em sua operacionalidade porque ainda é vulnerável. E não é feito apenas de “gracinhas”.

Wandell Seixas. (wandell@terra.com.br)

Comente o texto, participe!!!

Um comentário:

  1. Ninguém pode negar que a internet dominou completamente o nosso corpo, como se um alien tivesse nos sequestrado e nos abduzido. Ou semelhantemente a uma sereia que atrai, nós homens, para um abismo cheio de vírus (caramba!! muito profundo isso, né? rsrsrsrss!!!) Infelizmente o sistema online hipnotiza e nos leva a lugares virtuais, alguns de aparência inofensiva e por isso devemos saber o lugar certo em que pisamos.

    ResponderExcluir