sábado, 11 de setembro de 2010

O que fazer quando tudo dá errado?



De manhã cedo, tentando retirar o carro da garagem, arranca o retrovisor. Ganha uma multa por furar o sinal. Chega atrasado e ganha uma bela bronca de sua patroa, que ameaça demiti-lo. Abre o e-mail e descobre que sua paquera lhe deu um fora. Sua ex-namorada ontem a viu com outro amor. O dono da casa que aluga pediu o imóvel com urgência. A companhia telefônica o acha com cara de milionário e lhe manda uma conta astronômica, já debitada em sua conta corrente no banco. Perde peso, não consegue comer direito, tudo vai sem graça, problemas se acumulando...
Em certas noites até a lua se esconde! Calmaria no mar é a típica sensação que nada anda. Reler Augusto dos Anjos não ajuda. Será que algo ajuda? O que fazer em períodos de dissolução, em que tudo vai dando errado?
A primeira coisa a fazer quando tudo dá errado é ficar quieto. Nestes períodos de alta ansiedade, o melhor é sair de férias e tentar se equilibrar fazendo uma profunda introspecção,revendo valores e objetivos de vida. Para sair de uma crise que é periódica na vida de todo mundo, você deve saber primeiramente o que quer para sua vida e ter a consciência que isto é um processo a longo prazo.
No segundo item evite pedir conselhos a qualquer um e/ou se expor demais. Pedir conselhos sobre vida moral a uma prostituta; saber de uma amiga solteirona encalhada e revoltada como salvar seu casamento; pedir conselhos de trabalho a um preguiçoso; e pedir dicas de administração a um falido são exemplos de péssimas escolhas para orientação. Queria entender por que tantas pessoas fazem isso com frequência? Auto-boicote justifica? Se expor demais em períodos de crise é outra bobagem feita com freqüência e que estimula a fofoca e termina de arruinar o resto da vida de qualquer um, especialmente por vivermos em uma sociedade perversa que estimula o fracasso como forma de autofagia para salvação. Vamos aprofundar isto em nosso website.
Aprendi com meus pacientes, como analista ao longo de minha carreira, que o desespero deve ser evitado. Quem consegue resolver algo no desespero? Períodos de dissolução representam, em um contexto mais profundo, a quebra de nossas ilusões. Em nossa vida materialista isso e caótico. E quanto maior a megalomania, a euforia, a vida vazia de sentido genuíno, maior o tombo e a dissolução. Períodos de dissolução são, em verdade, um gigantesco sinal de aviso de nossa espiritualidade de que temos feito investimentos errados ao longo da vida, especialmente pela nossa capacidade de distorção perceptiva de nosso ego. Pudera: na auto-suficiência contemplada nos anos 70 pela psicologia, em uma auto-valoração que nega componentes inconscientes sombrios (nossos defeitos), neste contexto levar um tombo torna-se previsível até para que a dinâmica da vida possa voltar a seu curso natural. Toda essa temática nos faz questionar: existe ou não um destino? Para onde ele vai nos remeter?

Jorge de Lima. Para saber mais: www.olhosalma.com.br

3 comentários:

  1. Olá Wilian,
    Muitas vezes quando leio um post me vem uma musica na cabeça e acredito que está responde a muita coisa.
    Começar De Novo
    Ivan Lins
    Composição: Ivan Lins / Vitor Martins
    Começar de novo e contar comigo
    Vai valer a pena ter amanhecido
    Ter me rebelado, ter me debatido
    Ter me machucado, ter sobrevivido
    Ter virado a mesa, ter me conhecido
    Ter virado o barco, ter me socorrido

    Começar de novo e só contar comigo
    Vai valer a pena ter amanhecido
    Sem as tuas garras sempre tão seguras
    Sem o teu fantasma, sem tua moldura
    Sem tuas escoras, sem o teu domínio
    Sem tuas esporas, sem o teu fascínio
    Começar de novo e só contar comigo
    Vai valer a pena já ter te esquecido
    Começar de novo...

    Meu carinho

    ResponderExcluir
  2. Realmente, as vezes as coisas dão tão errado que a gente acha que errou o dia... mas que tal não se estressar e deixar as coisas acontecerem?
    Sempre se diz que depois da tempestade vem a bonanza, e é verdade!!!!
    tive um dia desse esta semana, sai atrasada para trabalhar, o onibus demorou (o que não é normal nesta linha - kkk - coisa rara), ja se iam mais de 2h de atraso e eu quase voltando para casa; mas persisti e tive uma das melhores surpresas, uma amiga que eu não via a uns 10 anos, pq mora no Egito entrou no onibus; o atraso se tornou nos melhores 30 minutos deste ano...
    Sempre tem um lado bom, é só a gente esperar!

    ResponderExcluir
  3. Às vezes é inevitável bloquear o desespero porque a pessoa acha que todos esses fatos citados na postagem, por exemplo, acontecem apenas com ela, ou seja, ela acha que o problema é maior do que o dos outros. A única saída realmente é ficar quieto porque no silêncio é que buscamos as melhores respostas, e não através dos conselhos.

    ResponderExcluir