quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O papel do homem nos relacionamentos conjugais



Nós homens somos realmente pegos de surpresa ao nos depararmos com uma mulher mais experiente, aliás, qual a mulher que não se amadurece primeiro que o homem? É só parar e observar, enquanto crianças, nós meninos queremos nos autoafirmar com brincadeiras de cunho competitivo, enquanto que elas, as meninas, possuem brincadeiras um pouco mais sensíveis, como o desejo de brincar de bonecas, de casinha, etc. Na puberdade, adivinhem quem atinge o amadurecimento sexual primeiro? É claro que são elas! Já nascem prontas pra isso, enquanto que nós homens ainda esperamos um grande tempo pra atingir uma maturação sexual. É claro que há exceções!!!
Não há como fugir, nós homens somos moldados à maneira delas, elas sim são forte o bastante para poder ajudar um homem na sua transformação, nós homens saímos de seres altamente animalizados para seres mais sentimentais e de certa forma sem sequer saber direito o que estava acontecendo acabamos cedendo aos caprichos femininos, mas é claro, sem perder a força masculina. Observe em sua casa, se seu pai é uma pessoa mais controlada e até mesmo mais humanizada, com certeza foi porque ele se permitiu ser influenciado por sua avó ou por sua mãe, que, talvez nos tempos de namoro entre os dois, tenha sugerido, de repente até de uma forma “agressiva”, algumas ideias para que os dois ficassem juntos, salvo aquelas relações arranjadas.
Mas o que realmente tem acontecido nos relacionamentos de hoje? Por que o aumento de separações? O que pode levar uma pessoa que está dentro de um relacionamento a procurar um relacionamento extraconjugal?
Pois bem, existem vários fatores que podem culminar em um dos fatos acima, mas vamos nos ater aqui ao papel do homem no relacionamento interpessoal. Ora, existem situações que ocorrem e que são muito óbvias, mas não as percebemos nunca ou quase nunca. Veja bem, no período em ainda éramos os “homens das cavernas”, quem saía para caçar e quem ficava em casa cuidando da prole e da harmonia do local em que viviam? Saltando um pouquinho mais à frente, na época medieval, o homem começava a se tornar um ser mais sentimental se atentando para suas emoções, mas ainda muito embrutecido, um forte guerreiro. Em meados do século XVIII, o homem já se mostra mais sentimental e ainda mais intelectualizado com o advento das grandes descobertas científicas e isso foi ótimo. Já no século XX, tivemos uma desconexão energética, onde um queria tomar o lugar do outro, uma competição desnecessária e que culminou no desarranjo social em que vivemos hoje.
Em meus atendimentos como terapeuta, percebo que alguns homens de hoje acham que têm que ser servidos quando na verdade o seu papel é de servir, acham que não podem demonstrar seus verdadeiros sentimentos para uma mulher com medo de que ela o interprete como um homem frágil, quando na verdade elas querem um homem que se expresse, mas que esteja em seu verdadeiro lugar, o de homem! Aquele que sabe servir sem se humilhar, com a força de um guerreiro, que seja seguro sem ser arrogante, que tenha um cérebro que expresse o positivo e sua real inteligência! Porque isso é afrodisíaco, que tenha a força da compreensão, mesmo sabendo que nunca irá compreender a mulher! Afinal, quem poderia entender este belo ser de “outra espécie”? Enfim, que seja somente homem!


Tiago Rodrigues do Prado é terapeuta. (www.renascersaude.com.br)

O que achou do texto? Comente aqui ou no dihitt.

3 comentários:

  1. Ja estão comentando por ai, que em muito em breve o homem ja não tera mais nenhuma utilidade ... quanto ao papel, bem nem higiênico ....

    ResponderExcluir
  2. Acho que chegamos em um ponto onde realmente fica muito dificil na relação homem e mulher, entender o papel de cada um. Não sou feminista, sou feminina e não gosto de homens machistas, mas machos.A mulher moderna precisa aceitar que o homem ficou desorientado e até desconfiado com os hábitos e atitudes das mulheres hoje.O que vale é cada um compreender o outro,ainda acho que mulher gosta de homem cavalheiro e que homem de mulher feminina, que sabe seduzir,mas que tenha sua postura. E que esse papo de que mulher gosta de homem cafajeste não existe, até pq hoje existem mais mulheres cafajestes do que homens.

    http://precisomeexpressar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. BOm, não ficou muito claro por que há uma quantidade grande de separações hoje em dia, mas o texto em geral faz sim, realmente muito sentido. É exigido homem de hoje, não só a força e a segurança do tempo das cavernas, mas também a persepção e amadurecimento sentimental que as mulheres adquirem muito mais cedo.
    Ainda bem que isso está mudando! =D

    Abraços
    Paquera Internet
    http://paquerainternet.com.br/

    ResponderExcluir