terça-feira, 28 de setembro de 2010

O medo e sua face oculta



Muitos estudiosos de fisiologia, psicologia, psicanálise, e sobretudo de medicina, além dos espiritualistas que acreditam incondicionalmente na interdependência do psíquico atrelado ao somático, já vasculharam o medo e todos os seus desdobramentos: como este se manifesta, seus prenúncios, suas prevenções e, sobretudo, suas maléficas consequências, procurando ensinar-nos verdadeiras fórmulas para mantê-lo a distância, embora nem sempre chamam a nossa atenção para o pior. Vamos diretamente ao assunto: O medo pode matar!... Se duvidam, aqui deixamos registrada uma passagem histórica:
Conta-se que o Imperador Francisco II, certa vez, ao atravessar a ponte de madeira sobre um regato, no parque do Palácio, foi de súbito empurrado por seu bobo e tomou um belo banho! Isso o rei não pôde aturar. Muitas dessas lhe fazia o bobo. Estava ficando cada vez mais confiado e precisava de uma lição. Gostando sinceramente dele, o rei contentou-se em dar-lhe simplesmente um bom susto. Queria apenas pegar-lhe uma peça, fingindo que o condenava à morte. Fez reunir a gente encarregada de execução, colocar no centro do pátio o cepo e mandou vir o aterrorizado anão. Quando ele reclinou a cabeça sobre o cepo, em meio ao silêncio mortal, o carrasco deu-lhe um golpe seco na nuca, com um pano molhado. Então, a uma só vez, caíram todos na risada. Eram gargalhadas e mais gargalhadas, e nada do gaiato se mexer do lugar.
– Já está fazendo graça novamente! Exclamaram todos...
Foram ver e ele estava morto. De medo.


Ático Vilas-Boas da Mota.

Viram como o medo pode matar? Você tem medo de quê???

3 comentários:

  1. Sempre acreditei que o medo pode matar! Cada ser humano tem uma percepção de reagir devido a algumas circunstancia, ja postado muitos tem pavor de bichos assombrações ou até mesmo de escuro, exemplo dado que um ser humano pode suportar um choque grande, mais se a aceleração cardíaca for elevadá com certeza seria fatal para leva-lo a morte.
    muito bom seu post
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho certeza que o medo mata.De várias formas.Pense em um sociofóbico preso dentro de casa por ter medo de pessoas...morte em vida!
    Bom o post...Abraço!Passa no meu blog?
    http://souferrofundido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A Natacha mandou bem no comentário! Concordo com ela! Eu tenho pânico, digo que tenho por que sei que não tem cura embora seja tratável, mas não tenho nenhuma crise a cerca de 2 anos, Graças a Deus! Só quem tem sabe o horror que é, a gente acredita que está morrendo, devido ao pânico desenvolvi estresse pós-tramático, acabei parando de trabalhar, antes não saia nem para me divertir, hoje ja estou superando essa faze, mas te digo que não é fácil!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir