quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O maior aquífero do mundo: dádiva da natureza para os brasileiros



Se o Brasil ainda é um país em que o povo é alvo de tantas injustiças sociais, de má distribuição de renda e apresenta uma média de rendimento escolar que deixa a desejar, certamente não é devido à carência de recursos naturais, que são potencialmente geradores de riquezas para o povo.
O País possui um grandioso arsenal de tesouros ofertados pela “mãe natura”. Basta lembrar que, no cenário das nações do mundo, ele possui a maior biodiversidade, a maior floresta, o maior rio em volume de água, um subsolo riquíssimo em minérios, abundantes reservas de petróleo e também o maior aquífero com reserva de água doce e potável do Planeta. E não estamos falando do aquífero Guarani, que era há até bem pouco tempo considerado por muitos geólogos o maior. Trata-se do aquífero Alter do Chão, situado nos subterrâneos dos estados da Amazônia, Pará e Amapá. De acordo com os geólogos da Universidade Federal do Pará, este aquífero possui 86 mil km3 de água potável em uma área estimada em 437,5 mil km2 e com uma espessura média de 545 metros. Isto representa praticamente o dobro da reserva existente no aquífero Guarani.
O Alter do Chão, além de ser o maior do mundo, é inteiramente brasileiro. O Guarani se estende pelos subterrâneos dos territórios do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.
Estudos preliminares realizados pelos pesquisadores da UFPA sugerem que o aquífero da Amazônia possui em seu subsolo uma predominância de rochas areníticas porosas que contribuem para que sua água seja de excelente qualidade e, portanto, favorável, mesmo sem tratamento, para atender a todas as necessidades humanas. Eufóricos com a descoberta, os geólogos sentenciaram a estimativa de que esta reserva pode atender as necessidades de água de toda a humanidade por um período de 300 anos.
Considerando que esta reserva é um patrimônio inalienável de todos os brasileiros, pois trata-se de um bem metaindividual, esperamos que os estudos sejam divulgados para toda a sociedade e que seja ressaltada a importância de se cuidar para que não venha a ficar contaminado em decorrência de ações antrópicas desmedidas, a exemplo do que ocorre nos arredores de Manaus, onde podemos identificar, nos igarapés, esgoto “in natura”.
No aquífero Guarani, com subsolo marcado por rochas basálticas muito antigas, existem inúmeras fraturas verticais que, infelizmente, acabaram facilitando a contaminação por metais pesados e por inseticidas aplicados em plantações.
Faz-se necessária a execução de novos estudos conclusivos para que possa ser avaliada a capacidade de abastecimento do grande aquífero amazônico, sem, contudo, causar danos nas regiões de vazões (afloramento de água) de poços e sem comprometer o meio ambiente.
De acordo com Milton Matta, um dos descobridores desta gigantesca reserva, a vulnerabilidade e contaminação do Alter do Chão, em comparação com o aquífero Guarani, é menor, e a extração é mais fácil e menos onerosa.
O planeta Terra, conforme a teoria de Gaia, é um organismo vivo e sua biosfera é um enorme ecossistema, que expressa uma intricada, delicada e exuberante teia da vida. Ao contemplarmos a magnífica beleza da interdependência de todas as espécies do nosso planeta, somos levados a refletir sobre nossas maneiras de lidar com ele. Buscar em nossa interioridade a alavanca capaz de imprimir em nós o nascimento de um novo modo de ser e agir, um ser humano capaz de se harmonizar com a natureza, de se integrar a ela e usufruir de suas dádivas com contentamento e reverência.
A descoberta do aquífero da Amazônia evidencia mais um grande tesouro natural presenteado, de Gaia, ao Brasil.

Maurício Tovar no DM.

Comente aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. Meu caro amigo William, boa noite!!!
    Nosso país é riquíssimo em recursos naturais, pena que não é tão rico em recursos humanos, nossos políticos que o digam... Que bom saber que temos outro aquífero com tamanha extensão... moro em uma cidade que fica bem no meio do aquífero Guarani.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir