segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A má educação dos nossos políticos.



Faltando exatos seis dias para as eleições de 2010, quem aqui já tem seus candidatos? Quem lhe representa, ou melhor, quem vai representar você politicamente? Por mais que as risadas imperem durante a propaganda eleitoral obrigatória, o assunto é sério. Bem sério. Creio eu que a consciência política do brasileiro evoluiu muito se comparada com duas décadas atrás, mas ainda precisa evoluir mais. E tal passo só será dado, quando a população tiver acesso a três coisas básicas: educação, saúde e cultura. E esse tripé, de certa forma, inexiste dentro do território nacional.
Infelizmente, as pessoas políticas deixam de lado a primeira base dessa trinca, para dar espaço ao oportunismo, ao aproveitamento pessoal e, muitas das vezes, para o enriquecimento ilícito com dinheiro público. Claro que a enxurrada de denúncias em diversos planos da esfera política nacional é, de certa forma, uma jogada eleitoreira para arrancar votos uns dos outros. O problema é que ao invés de apresentarem propostas concretas e sinceras, nossos candidatos preferem fazer uso do denuncismo através de um festival midiático cujas cifras extrapolam a nossa capacidade de assimilação. Basta ver quanto que vale um salário mínimo.
Falta educação para o povo brasileiro? Sem sombra de dúvidas. O problema é que essa tal educação também inexiste no homem político. Basta retroceder um pouco na memória para ver quanto dinheiro saiu dos cofres públicos e entrou direto em bolsos alheios. E é aí que a situação esquenta. A ideologia do “se eles fazem, eu também vou fazer” é imbecil e virulenta. Imbecil porque não condiz o que deveria prevalecer como verdade. É um atentado violento ou pudor e a integridade de toda uma nação. E virulenta, pelo fato de se propagar com uma rapidez assustadora, já que hoje podemos contar nos dedos das mãos quantos políticos não têm o nome envolvido em algum escândalo falcatrua.
Assumo aqui que ainda não consegui acreditar em alguém que possa vir a representar tudo o que considero como correto e necessário para melhorar o Brasil, apesar de faltar muito pouco para as eleições. Que páreo duro de resolver. Toda a educação que tive em casa e na escola, todo o acesso ao conhecimento que me possibilitaram e que corri atrás para construir me tornam uma pessoa que faz parte, infelizmente, de uma minoria esmagadora desse lado de cá do trópico. A maioria das pessoas não consegue encaminhar os estudos, vivem em condições muitas vezes subumanas e, por causa disto, acreditam em propostas milagrosas e pueris. E isso é triste.
É difícil acreditar que com tanta roubalheira escancarada, ainda possamos crer no bicho político que nos é apresentado pelos meios de comunicação. Fica complicado ver que muita coisa melhorou, mas para que isto acontecesse, muita sujeira e descaso tiveram que imperar no palco político nacional. Sei bem que a esperança é a última que morre. É deve ser assim mesmo. E de nada adianta ficar parado, olhando o barco passar.
Precisamos lutar pela verdade, pela integridade de caráter. Nossa e daqueles que vamos eleger. Precisamos agir antes que a coisa degringole mais ainda. Porque, caso contrário, o navio perde o rumo e daí, os primeiros a abandonarem a barca são os ratos. Vote conscientemente neste domingo. Informe-se, dialogue, investigue. Para que depois, quando algo der errado, você possa cobrar e fazer valer seus direitos como brasileiro que somos.
PS: E quem vai limpar toda esta sujeira político-partidária que jaz nas ruas da cidade? Bem que cada candidato poderia juntar seu próprio lixo, certo? Vitorioso ou não.


por Daniel Bittencourt.

Comente o texto aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. Meu caro amigo William, boa noite!!!
    E como falta.... muita!!!
    Ai voltamos novamente aquela minha idéia do vestibular para a candidatura, garanto que sobrariam poucos habilitados... Pior de tudo é o que vemos nas pesquisas... muitos escolhidos não tem nenhuma condição de exercer o cargo depois de eleito.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir