terça-feira, 7 de setembro de 2010

A criação de empregos (na China)



A concorrência chinesa é cada dia maior. Desde que abandonou o comunismo e aceitou as leis de mercado, o país mais populoso do mundo tornou-se uma ameaça. Primeiro vieram as quinquilharias, depois os artigos falsificados ou pirateados e ultimamente é a disputa aberta com produtos que se comparam aos de outras regiões, mas chegam ao consumidor com preços imbatíveis. Justifica-se que os chineses usam trabalho semi-escravo, não pagam imposto, não primam pela segurança, etc. Mas eles estão aí.
O Brasil possui hoje, quase 40 mil empresas importadoras, que trazem de ternos a automóveis, favorecidas pelo câmbio e outras vantagens aos produtos internacionais, especialmente os chineses. O número de importadoras é o dobro do das exportadoras e está crescendo vertiginosamente. Isso preocupa porque rompe o equilíbrio comercial e, principalmente, gera no exterior os empregos que deveriam ser gerados aqui. A moeda brasileira vai criar empregos para chineses, coreanos, taiwaneses e outros, enquanto o consumidor brasileiro não tem de onde tirar o seu sustento.
Tradicionalmente, as economias desenvolvidas do mundo adquirem produtos manufaturados de regiões onde a incidência de mão-de-obra e de tributos é menor. Mas isso ocorre como opção e depois que a mão-de-obra local já está ocupada ou é direcionada para atividades estratégicas ou mais bem remuneradas. Mesmo assim, os governos mantêm programas de seguro desemprego para que os cidadãos não corram o risco de ficar sem a renda básica para a subsistência. Isso não ocorre no Brasil, onde os auxílios e bolsas podem ser importantes mas não se comparam, aos programas do chamado primeiro mundo.
O Brasil é uma grande economia mas ainda sofre dos males do subdesenvolvimento. Ao mesmo tempo em que a classe empresarial demonstra capacidade e fôlego para grandes empreendimentos, o governo é um voraz arrecadador de impostos e não cumpre com a sua tarefa (na maioria das vezes constitucional) de oferecer serviços públicos de qualidade. Também não desenvolve políticas que garantam o pleno emprego, só existente no discurso fácil das campanhas eleitorais.
O momento é de grande preocupação. Há casos de grandes corporações brasileiras que mudaram seus negócios para a China (e tratam o tema como tabu) para fugirem dos impostos e da pesada estrutura trabalhista. Deixaram de criar empregos aqui para criá-los lá, mas continuam aqui vendendo seus produtos.
O governo, a universidade e a sociedade deveriam estar preocupados com isso e buscando a retomada do equilíbrio. Sem renda, o consumidor, que também é trabalhador, deixa de consumir e se marginaliza. Torna-se presa fácil do crime e passa a viver do contrabando, do tráfico e de outras atividades criminosas. Permitir que isso aconteça é, no mínimo, um crime contra as futuras gerações...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves. (aspomilpm@terra.com.br)

Comente o texto, participe.

4 comentários:

  1. oi amigo, realmente é por aí....
    acho toda essa situação muito preocupante....
    abs

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente parece não haver pessoas muito interessadas em mudar esta situação, existe uma máfia que tem lucros mirabolantes as nossas custas.

    ResponderExcluir
  3. Oi William.

    Existe um outro aspecto não comentado na matéria.

    A China pratica Dumpping Social, o que significa que os trabalhadores de lá não tem direitos sociais mínimos assegurados, o que barateia a mão de obra e torna o preço final dos produtos competitivo.

    É uma forma de "Concorrência desleal" em relação aos países mais desenvolvidos e até mesmo em relação ao Brasil, que se consolidou como protecionista aos Direitos Sociais dos Trabalhadores (CLT, que resite firme desde 1943).

    Forte Abraço,
    Christian

    ResponderExcluir