quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Brasil é terceiro maior emissor de spams da internet



O Brasil é o terceiro maior emissor de mensagem eletrônicas não solicitadas, mais conhecidos como spams. Segundo a empresa norte-americana de segurança na internet Shopos, endereços brasileiros de correio eletrônico enviam 5,5% desse tipo de e-mails. O Brasil fica atrás só dos Estados Unidos, que envia 15,2% dos spams, e da Índia, com 7,7%.

Os dados apurados pela Sophos foram apresentados nesta terça (31) durante o seminário Crimes Eletrônicos - A Urgência da Lei, realizado na Câmara Americana de Comércio (Ancham), em São Paulo. No evento, representantes da polícia, da Justiça, do setor empresarial e de usuários da internet debateram formas de combater os crimes praticados na rede mundial de computadores.

O envio de spams é um dos tipos de contravenção cometida na internet. As mensagens não solicitadas muitas vezes contêm programas, que permitem que criminosos acessem dados pessoais de usuários da internet e os utilizem para cometer fraudes.

O envio desses e-mails ou a propagação de conteúdo malicioso é chamada de worm. O worm corresponde a 14,5% dos incidentes na internet cometidos entre abril e junho de 2010, segundo o Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br).

De acordo com a entidade, as varreduras de computadores conectados à rede em busca de informação de usuários é o incidente mais recorrente. São 51,8% dos casos reportados.

O delegado da Polícia Federal Carlos Eduardo Sobral, que participou do evento desta manhã, afirmou que os crimes na internet crescem à medida que o uso do computador se populariza no Brasil. Segundo Sobral, além de ser o terceiro maior emissor de spams, o país é o quarto ou o quinto maior difusor da pornografia infantil na internet.

“Ao mesmo tempo que nós nos inserimos no mundo digital, não conseguimos evitar o crescimento da criminalidade”, afirmou o delegado, em sua participação no seminário.

Para ele e outros participantes do encontro, a criação de um marco legal, que facilite a identificação de criminosos que atuam na internet, é essencial para a repressão dos crimes.

Agência Brasil.

Você recebe muito spam? Comente , participe!!!

3 comentários:

  1. Não sabia que o Brasil estava assim em quesito Spam. Acho que falta segurança e um controle melhor. Não sei dizer como diminuir mas alguma coisa tem q ser feita ^^
    Falo assim pq já me ferrei com um desses ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Po, eu recebo muito spam. Isso é muito chato e não vai demorar pro Brasil assumir o topo desta lista. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. O desespero por contatos ou por oferecer produtos e serviços, faz com que empresas e utilizadores da net pratiquem spam, em minha opinião isso afasta os clientes e irrita os consumidores, portanto, acredito que falta educar mais os "viajantes" internautas.
    Paz e Sucesso!
    http://midasmn.com.br

    ResponderExcluir