domingo, 22 de agosto de 2010

Você sabe o que é uma Escola Sustentável?



Quando falamos sobre educação, sobre ensino, é comum pensarmos apenas na estrutura física, nos esquecendo que é preciso investir no humano e em ações que despertem para o meio ambiente. É possível fazer da escola um espaço sustentável, incentivando os alunos a incorporarem no seu dia a dia atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais. Despertando a criança para esse assunto, explicando que, por exemplo, ao não deixar torneiras pingando na escola ela já está contribuindo para o meio ambiente, estamos educando para sustentabilidade. São as crianças os futuros adultos que irão herdar nosso Planeta.
Não há motivo para a palavra “sustentabilidade” causar espanto. Ela está presente na rotina de quem produz alimentos e não usa agrotóxicos na cultura. Ela está presente na vida do empresário que investe na gestão ambiental, sustenta a economia de uma região, gera emprego e, mesmo assim, não destrói o meio ambiente. Está no lar da dona de casa que, cuidadosamente, separa o lixo e incentiva a coleta seletiva entre os vizinhos. Tudo isso é ser ecologicamente sustentável. Significa incentivar o desenvolvimento econômico sem desrespeitar o Planeta e preservando os recursos naturais para as próximas gerações.
A escola sustentável deve ensinar as crianças a viver dentro de um sistema sustentável. Isso significa ensinar a produzir, e não a apenas consumir e gastar. O consumismo está se espalhando pelo mundo na busca de satisfação pessoal. Roupas novas, carros, telefones celulares, computadores, tevês… Nesse processo estamos destruindo os recursos naturais utilizados na fabricação desses produtos. Para um futuro sustentável precisamos mudar isso.
Podemos obter o que precisamos no presente sem comprometer a natureza para que as gerações futuras possam fazer o mesmo. O homem deve se integrar permanentemente à dinâmica da natureza, retirando o que precisa e devolvendo o que ela requer para seguir viva. Parece complicado, mas pode ser posto em prática com ações simples, como não desperdiçar água, cultivar áreas verdes e preferir produtos recicláveis.
Somos capazes de extrair conhecimento da natureza, entender os princípios da ecologia, respeitá-los e viver de acordo com ele. Esse ciclo começa com a educação das crianças. Educar para sustentabilidade é ensinar ecologia de uma maneira prática. É estudar as ações do homem no meio ambiente e seus impactos. Educar para uma vida sustentável é entender como dependemos da natureza e, fazendo isso, conhecermos o que é necessário para preservação do meio ambiente e para criação de cidades sustentáveis.
Começar envolvendo as crianças com os canteiros e espaços verdes da área escolar, por exemplo, pode ser um início do relacionamento entre esses pequenos seres humanos e a natureza. O mundo sustentável pede que estimulemos nossas crianças. Com educação, escolhas adequadas e um comportamento responsável podemos reduzir o lixo, preservar as matérias-primas e favorecer o meio ambiente.

Paulo Souza.

Comente o texto, participe!!!

4 comentários:

  1. Maravilhoso texto amigo William! Os pais, a escola, a sociedade precisam ensinar aos pequenos a importância de preservar a nossa casa, planeta que traz terra em seu nome.

    Entendendo desde cedo a importância de preservar o meio-ambiente, mais fácil será construir adultos conscientes de seu papel.

    Exatamente como texto sugere, isso não pode ser apenas um discurso, devemos com atitudes ensinar a importância de ainda termos o verde das árvores, as vegetações, os biomas e sua diversidade.

    Olhar a Amazônia do nosso amigo Lison, e enxergar a beleza do boto rosa, de todas as espécies de plantas e animais. A beleza dos parques nas cidades, dos lugares de preservação e a importância de preservar. Enfim, o Brasil é riquíssimo nesse aspecto. Não podemos deixar que as gerações futuras só conheçam isso de terem ouvido falar, porque não mais existem. Beijos, B.B.

    ResponderExcluir
  2. Caro William o bom exemplo deve partir de todos os lugares da sociedade, principalmente em casa, e na escola. Em minha cidade projetos neste sentido tem se intensificado com gincanas nas escolas para se arrecadar "reciclagem" (principalmente latinhas de aluminio) em troca de pontos e esta mobilização acaba contagiando os pais, parentes e até vizinhos. Pode parecer pouco, mas tenho uma filha de 4 anos que já começou ter noção do valor da reciclagem através do projeto iniciado na escola, daí vai ser um pequeno passo para assimilar a idéia da sustentabilidade. Seria importante expandir esta idéia para todo o Brasil e consequentemente para o mundo, embora muito já se ouve falar desta qualidade em grandes cidades internacionais, onde tenta desesperadamente se recuperar o que foi depredado e a preservar o pouco que ainda resta. Simplesmente um problema de cultura que o Brasil ainda tem possibilidade de contornar, já que possui grandes riquezas naturais. Excelente pos,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante, gostei

    http://dieuvousbenissee.blogspot.com
    http://singlebarcampinas.blogspot.com
    http://www.conamore.com.br

    twitter @murched

    ResponderExcluir