terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um jeito diferente de "ser" e de "aprender".



A criança alegre e imaginativa que se transforma em uma criança triste, fechada e incapaz de expor sua criatividade. Essa é a síntese de um filme chamado “Somos todos diferentes”, que tem como tema a dislexia, um distúrbio de aprendizagem que faz com muitas histórias sejam semelhantes: até ser diagnosticado o tipo de dificuldade de aprendizagem, é comum que crianças, jovens ou adultos sejam tidos como fracassados ou menos inteligentes, o que acaba por afetar a sua autoestima. Ensino adequado à forma diferenciada de aprender, paciência e valorização das demais habilidades de quem apresenta esse distúrbio de aprendizado são ações que recuperam a autoconfiança e permitem ao disléxico mostrar que é tão inteligente quanto qualquer outra pessoa - e que ele apenas aprende de forma diferente. Como todo mundo.
Mas o que é exatamente a dislexia? “Antes de qualquer definição, é um jeito diferente de ser e aprender. Reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e genial, mas que aprende de maneira diferente”, esclarece enfaticamente Catarina Victorino Ribeiro, fonoaudióloga com experiência há 9 anos na área, que atua em clínica fonoaudiológica e equoterapia, com crianças com dificuldades de aprendizagem, no Centro Integrado de Equoterapia Novo Tempo (Cient), em Araçoiaba da Serra.
Ela diz que pela definição da IDA ( International Dyslexia Association) é um distúrbio de aprendizagem, de origem neurobiológica, que impede que o indivíduo se aproprie do código de escrita, passando a vê-la como algo impossível de ser aprendido. Uma comparação explicativa citada no filme lembrado no início da matéria e inclusive no site da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) conta que é como se as letras dançassem, embaralhando e impossibilitando que esse código seja decifrado.
Essa dificuldade para aprendizagem da leitura e da escrita não tem relação com o método de ensino, com nível intelectual de quem a enfrenta ou mesmo com a condição social. Para Catarina, pode-se dizer que a dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem, incluindo, frequentemente, além das dificuldades de leitura, dificuldades de escrita, soletração e compreensão de leitura. “Ela aparece de maneira diferentes em cada criança”, reafirma.

Por Andrea Alves - andrea.alves@jcruzeiro.com.br

Muito interessante e útil esse texto. Comente, participe!!!

2 comentários:

  1. Este filme eu não comhecia ..gostei da dica há pouco tempo postei também sobre este tema o filme era'' Como estrelas na Terra toda criança é especial'' ,valeu amigo a paz

    ResponderExcluir
  2. Olá Gaúcho! rsrsrsrs
    Legal.
    Não sabia destes pequenos mas importantes detalhes.
    Valeu e uma braço.

    ResponderExcluir