segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A tragédia do “gene da “piromania”



Ninguém consegue disfarçar o desconforto com a fumaceira no ar que estamos observando já há aproximadamente duas semanas. Tivemos uma semana típica de primavera, com temperaturas mais elevadas durante o dia e baixas a noite, sem exagero. Mas faltou aquele céu azul característico da primavera.
Sei que não conforta, mas essa fumaceira no ar se estende desde o Brasil Central ao Sul. Nessas duas semanas estive viajando ao Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, e a situação é a mesma. Mesmo não sendo um fenômeno novo, não é tão freqüente entre nós esse acúmulo de fumaça, provocado por queimadas no Centro do Brasil. E, também a colaboração das queimadas anuais pós-geadas, tradicionalmente, realizadas também nos campos do Rio Grande do Sul.
O fogo é descrito na história da civilização como uma das maiores descobertas do homem, há aproximadamente dez mil anos. Ao atritar pedras surgiam faíscas que rapidamente se transformavam em chamas. O fogo provoca a combustão da matéria orgânica, em presença de oxigênio, produzindo o gás carbônico e água. A reação é exotérmica, havendo a liberação de grandes quantidades de calor. Daí seu uso na era da industrialização para geração de calor nas máquinas térmicas, bem como nos trens “Maria-fumaça”.
Esse fogo servia para o aquecimento das pessoas, iluminação à noite e para espantar os animais. Mais tarde, o fogo passou a ser o principal mecanismo de dominação da natureza. Era feita a derrubadas das matas e depois o fogo, de forma rápida, destruía tudo, deixando a área pronta para o cultivo. O fogo era tão importante, que parece que se incorporou como um “gene” no corpo humano. Um maldito “gene”.
Nesses últimos séculos, muitas tecnologias foram desenvolvidas para dominação da natureza sem o uso do fogo. O “homem-moderno”, que usa celular, computador, carro de último geração tecnológica, vai ao campo e coloca fogo nas pastagens. Exatamente, como fazia os primitivos, que não tinham outra alternativa para dominar a natureza e produzir seu alimento.
No Centro do Brasil, as pastagens nativas são crestadas pela estiagem que ocorre todos os anos, de abril- maio a setembro-outubro. No Sul do Brasil as pastagens nativas são crestadas pelas geadas. Desenvolveu-se a cultura de que após o inverno, deve-se queimar essas pastagens para acelerar o rebrote das pastagens. E fato, poucos dias após a queimada os campos ficam verdes e logo haverá forragem para os animais. Grandes quantidades de fumaça é produzida, liberando gás carbônico no ar e reduzindo o oxigênio. De outro lado, muitos nutrientes são sublimados, provocando o empobrecimento dos solos. O resultado é o gradual desaparecimento de espécies forrageiras de alto valor nutritivo e a sobrevivência de espécies rústicas, que não produzem forragem, em quantidade e qualidade, para os animais.
Também estamos em plena época de colheita da cana-de-açúcar no Centro do Brasil. Infelizmente, a maior parte da cana ainda é queimada e depois cortada manualmente. Isso representa o emprego para milhares de trabalhadores. Existem máquinas de colheita de cana, mais econômica, sem a necessidade da queimada. Há Leis que proíbem a queima da cana. A entrada em vigor é prorrogada por pressão de sindicalistas, para não desempregar. Esse ato político, também a expressão do “gene primitivo da piromania”.
O “gene da piromania” também se expressa quando nas casas aqui em Passo Fundo são realizadas queimadas, quase diárias, de lixo, folhas e outros materiais.
Em relação às pastagens, há inúmeras técnicas de manejo, de forma sustentável, sem o uso do fogo. É mais trabalhoso e não é tão rápido como o fogo. Apesar disso, e considerando todo o apelo pela redução da emissão de gás carbônico, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou uma Lei, permitindo as queimadas dos campos gaúchos no inverno. Com parecer de técnicos, pasmem! É a legalização da “piromania”.
Não surpreende legislar pelo atraso, quando a mesma Assembléia Legislativa já fez Lei para Churrasco (que ninguém segue) e a democracia nas escolas: as criancinhas recém chegadas, no ensino fundamental, também devem votar para escolher o diretor da escola. Essas crianças, certamente iluminadas, sabem melhor que os professores, escolher entre seus pares, aquele que tem as melhores condições de administrar uma escola, com competência e postura ética.
E, fumar também não seria a expressão do “gene da piromania”?


por Elmar Luiz Floss em ONacional.

Um belo texto que merece sua opinião.Participe!!!

2 comentários:

  1. William,
    Mais uma brilhante postagem.
    A piromania virou "mania nacional", e nós estamos sofrendo as conseqüências disso.
    Tantas coisas deveriam ser mudadas, modificadas, mas ninguém se empenha em fazer algo para que isto aconteça.
    Vamos levando...
    Parabéns pela postagem.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. A Piromania e bastante grave, uma doença imprevisivel e e muito difil descobrir quem é piromaniaco.
    Vejam tb o meu post sobre piromania:
    http://thescienceworld.blogspot.com/2010/11/especial-mentes-em-chamas-o-que-vai-na.html

    ResponderExcluir