terça-feira, 3 de agosto de 2010

Síndrome da alienação parental. O que é isso???



A história é tão triste quanto antiga e corriqueira. Pais e mães que mentem, caluniam e tramam com o objetivo de afastar o filho do ex-parceiro, sempre existiram.
“A alienação parental consiste em programar uma criança para que, depois da separação odeie um dos pais”. Geralmente é praticada por quem possui a guarda do filho. Para isso, a pessoa lança mão de artifícios baixos, como dificultar o contato da criança com o ex-parceiro, falar mal e contar mentiras. Em casos extremos mas não tão raros, a criança é estimulada pelo guardião a acreditar que apanhou ou sofreu abuso sexual.
Na vida moderna encontramos muitos conflitos existenciais nas relações interpessoais e familiares. A luta pela sobrevivência, a competitividade desumana, o estresse do labor diário, a frouxidão dos costumes e a falta de uma crença religiosa como freio, conduzem nossa sociedade para o imponderável.
Quantos pais, conscientes e verdadeiros, lutam durante uma vida inteira para se aproximarem das crianças, participarem da vida de seus filhos e os ajudarem em sua formação psicológica e moral, sendo impedidos por mães inconsequentes que não conseguem superar seu relacionamento frustrado, sem prejudicar os filhos.
Praticam todas as artimanhas possíveis, que vão desde a Síndrome da Alienação Parental, às falsas denúncias de maus-tratos e abuso sexual. Muitas crianças sofrem com isso, pois elas ficam programadas para que odeiem seu genitor sem nenhuma justificativa. Assim elas se afastam do pai porque a mãe não permite uma aproximação. Quando adultas, entram com ações na Justiça pedindo indenização por abandono.
Fico a me perguntar se existe realmente Justiça neste País, porque com suas decisões absurdas e até mesmo surrealistas, alimentam a situação, protegendo essas mães interesseiras e desalmadas, que de santas, não têm nada.

Deusamar Borges Cardoso.

Comente o texto aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. Caro amigo William,
    Conheço um amigo que passou por isso, ao fim do casamento, se viu numa situação complicada, já que foi acusado de abandono dos menores, mesmo sendo presente na vida das crianças. Era perseguido pela ex que era ciumenta compulsiva e que utilizava as crianças para fazer chantagem, fazia escandalos em público, difamava o ex marido e aliada de um mau advogado tornou a vida deste coitado um inferno. Por fim aceitou as condições impostas pela justiça e abandonou de vez os filhos que o tratavam como monstro, foi-se embora e ainda paga caro pelos atos insanos da ex e pelo que sei é odiado pelos filhos.
    Excelente postagem,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir