segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Que democracia é esta?



Minha noção de democracia é um regime em que os mais fracos têm os mesmos direitos e oportunidades dos mais fortes.
Mahatma Gandhi Segundo informações divulgadas recentemente pela TV Senado, os 10% mais ricos da população brasileira embolsam a metade da renda nacional, deixando apenas a migalha de 10% da renda para a metade mais pobre. E mais: 1% dos proprietários detém mais de 45% das terras agricultáveis.
Assim sendo, não há como classificar o regimente vigente no Brasil como democracia. Que democracia é esta, que mantem tamanha desigualdade na distribuição da renda e da terra? Que democracia é esta, que enche cada vez mais os bolsos ricos e deixa os pobres cada vez mais pobres? Que democracia é esta, que dá tudo a uma pequena minoria de privilegiados e distribui migalhas aos pobres, que são a imensa maioria?
Não, o nosso regimente não é uma democracia, como apregoam os donos do poder; é simplesmente uma plutocracia, para não dizer coisa pior. Eu confesso assistiria de bom grado aos funerais desta democracia que acende uma vela para Deus e outra para o Diabo, mas que reza sempre pelo breviário do Diabo.
Ora, se democracia é o governo em que o povo exerce a soberania, que democracia é esta na qual o povo só tem o direito de votar e o dever de bater palmas para os eleitos? De democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo, que democracia é esta em que os dirigentes, legislando, governando ou aplicando as leis só fazem aumentar a miséria geral? Que democracia é esta em que o povo, iludido por uma propaganda enganosa imagina que está sendo beneficiado quando na realidade está sendo roubado?
Que democracia é esta, senhores democratas? Que democracia é esta que conseguiu embotar de tal maneira a nossa mente, que já não sabemos distinguir uma ação boa de uma ruim e, assim, alienados e inconscientes, confundimos carrascos com benfeitores? Que democracia é esta, cujos governantes dizem sempre que vai tudo bem, quando sabemos que vai tudo mal?
Que democracia é esta, senhores democratas? Que democracia é esta em que os ilustres membros dos três poderes se proclamam cristãos e civilizados, mas agem como pagãos e como bárbaros? Que democracia é esta em que os dirigentes fazem longos discursos sobre a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade, mas não hesitam em jogar o Exército e a Polícia contra aqueles que discordam dos seus métodos de governo?
Que democracia é esta, senhores democratas? Que democracia é esta em que os legisladores elaboram e os governantes aprovam um salário mínimo de 25 mil reais para os magistrados e outros intocáveis civis e fardados e humilham, oprimem e matam de fome os trabalhadores e aposentados com um salário mínimo de 510 reais? Que democracia é esta que aposenta legisladores e governantes por 8 anos de desserviços prestados ao povo, enquanto exige 35 anos de serviço suado dos trabalhadores de todas as categorias?
Afinal, que democracia é esta, senhores plutocratas? Até quando os senhores ilustres legisladores, governantes, magistrados, militares estrelados e outros intocáveis abusarão da nossa paciência? Quousque tandem?

Geraldo Gonçalves. Em DM.

Comente aqui ou use o dihitt.

2 comentários:

  1. Até quando? Até que o povo saiba usar sua cidadania.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Willian,eu também gostaria de saber que democracia é essa,que em nada favorece os pobres?Que só volta os olhos para nós na época da eleição.Se o povo soubesse o poder que detém nas mãos,eu duvido que esse país era essa pouca vergonha.Mas até a ignorância do povo é interesse das autoridades,que querem ver as pessoas acorrentadas aos grilhões da falta de conhecimento.
    Bjos

    ResponderExcluir