quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Eu não aguento mais vampiros!!!



Estava lendo alguns textos do site recanto das letras e, sem querer, passei o mouse sobre o lado direito da tela. Quase caí da cadeira, pois um uivo gutural invadiu meu computador, e uma horrenda mulher dentuça, com os caninos sangrando, pareceu saltar da tela a fim de pular direto em minha jugular!
Outro dia, ao visitar minha irmã, entro no quarto de minha sobrinha e lá está, sobre a cômoda, a coleção completa daquela horrorosa série sobre vampiros, em uma caixa toda decorada em vermelho e preto.
Ligo a TV e deparo com os seriados sobre criaturas dentuças e sanguinárias que vivem entre os humanos. Filmes sobre vampiros. Sites sobre vampiros. Livros sobre vampiros. Aqui mesmo, no Recanto, estórias de vampiros, poemas, contos...
Vampiros estão na moda. Vi na TV um homem que chegou ao cúmulo de lixar os dentes caninos para ficar bem parecido com um. Vi a estória de um casal de adolescentes aqui no Brasil, que decidiram “virar” vampiros. Vestem-se de preto, colocam uma maquiagem preta em volta dos olhos, e dizem que bebem o sangue um do outro. Quando perguntados sobre o porquê de terem decidido virar vampiros, disseram que “é para protestar contra a hipocrisia”. “Eununintindioqueielesfalaram...”
Tem também aqueles vampiros que nos cercam, nos observam, prontos para, a qualquer momento, saltar em cima da gente e tirar proveito da nossa boa vontade... esses são os piores! Destes, eu gosto menos ainda...
Mas essa estória de vampiros fashion dá o que pensar. De onde vem essa verdadeira síndrome vampiresca? Acho que de um grande vazio existencial que acomete a juventude. A falta de alguém adulto em quem se espelhar, um “role model”, é tão grande nos dias de hoje, que eles procuram por estas criaturas da noite para se projetarem nelas. Talvez porque elas dão a eles um senso de poder, eternidade, força. Mas também de solidão. Porque vampiros não morrem jamais, por isso, não podem construir laços duradouros.
Acho que essa rapidez características dos relacionamentos de hoje, tão inconsistentes – tipo: mal conhece, beija, fica, transa, separa – causa uma certa insegurança... é difícil um jovem namorar alguém, hoje em dia. Eles têm esses relacionamentos vampirescos. Tiram tudo o que podem do parceiro no menor espaço de tempo possível, e voam sobre os telhados à procura da próxima vítima.
Fico pensando: quem será a próxima criatura fashion? Os Lobisomens? A Cuca? O Coisa-ruim? A Dilma? O Serra?. Deus me livre!!!

Ana Bailune, no DM.

Comente esse texto aqui ou no dihitt.

3 comentários:

  1. O que acontece é que as pessoas insistem em modinhas, o famigerado, vamos juntos fazer tudo igual o tempo todo.
    Penso que estamos no lucro, se compararmos nossa situação com a dos EUA. Lá a grande moda são os Zumbis. Tem filmes, HQ's, revistas especializadas e seriados, vários seriados diários em diversos canais.
    Tenho medo que em algum momento, esgote-se o assunto vampiro e comecem a nos aporrinhar com toneladas de filmes e seriados sobre zumbís.
    Saudade dos tempos em que nossos ídolos eram pessoas notáveis, mas pessoas humanas.
    Muito oportuno seu questionamento, vou acompanhar.
    Um grande abraço
    Giba

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Os modismos vindos lá da parte de cima do Equador quando chegam, arrasam o quarteirão. Até pouco tempo, o modismo era guri metido a bruxo. Agora são vampiros adolescentes. Tudo em nome do comércio.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. :O
    Legal, hein!!! Achei o máximo sua posição. Tenho uma teoria. A moda se vale especialmente pela maneira como a escritora Sthephanie Meyer relatou a relação entre um vampiro bonzinho, lindo, inteligente, enfim, perfeito, e uma menina comum, cheia de complexos. A meninada de hoje se sente muito rejeitada, a maioria quero dizer. Espelhar-se em alguém comum que conseguiu um outro alguém perfeito e muuuuuuuuito singular que a amasse mais do que tudo e tenha se resguardado para ela, é uma boa escapatória para os problemas de inferioridade que enfrentam, mesmo que esses problemas não tenham o menor cabimento. A mídia é a culpada de tudoooooooooooooooooo... E a moda de vampiro não tem outra explicação. Os "vampiros" hoje são bons, lindos e poderosos. Quem não adoraria ser um?
    Abração

    http://marciadenardi.blogspot.com/

    ResponderExcluir