terça-feira, 10 de agosto de 2010

Esse bicho político não tem jeito mesmo



Nunca vi um bicho mais estranho do que o político. E ele fica mais estranho ainda, quando está em bando: um morde o outro, o outro não corre e procura um jeito de morder também, uma selva. Na selva propriamente dita, tudo normal que os bichos se mordam, se engalfinhem, se exterminem, porque são irracionais.
No “civilizado” mundo dos políticos essas atitudes são um péssimo exemplo para os demais bichos que não receberam o dom de pensar. Ou será que os bichos que não pensam é que são “civilizados”? É, porque eles, os bichos de verdade (os do mato, sabe?), não agem armando alçapão (armadilha) para pegar os adversários, cujas armadilhas, depois aprisionam os seus próprios autores, quando se esquecem da ursada e passam pelo mesmo local ou na volta, como se diz. Com o correr dos tempos, estou cada vez mais confuso com esse comportamento autofágico, besta.
Devo fazer um reparo em minhas anotações: até que nos períodos não eleitorais os políticos se transformam em animais dotados de algum senso (conseguem que o instinto aceite o comando do raciocínio). Em certas horas, inclusive, com senso exagerado ao se tratar da preservação da espécie: é quando o bando caminha na mesma direção –o vale tudo de parceiros ocasionais, desde que o lucro seja bem repartido.
Terminado o efêmero surto de lucidez (que nem sempre é voltado para as boas ações), o bicho ataca de novo. Basta aproximar as eleições e “a vaca vai para o brejo”. Um salve-se quem puder. Não há lavanderia capaz de limpar tanta sujeira. E haja caráter para perder a fama (e nem chego a dizer “a boa fama”, porque em política o que menos existe é coisa boa). Dossiê pra cá, dossiê pra lá, inelegibilidade esperada a todo o momento... No dizer do verso de Bezerra da Silva: “Não fica um meu irmão”.
Quando eu penso que as coisas iam se ajeitando, que a turma ia consertando o corpo, só gente de bem no pedaço, lá vem a “Ficha limpa” para o saneamento básico. E tome falação! Ah, pessoal, daqui a uns dias tem eleições. Certo?

Iram Saraiva no DM.

Comente o texto aqui ou no dihitt.

2 comentários:

  1. Sinceramente a política no Brasil é uma baita merda :/

    ResponderExcluir
  2. Chegam as eleições e o que acontece? Os engomadinhos com aquele ar de superioridade sofrem metamorfose, viram selvagens e entram na arena e vençam o melhor.

    É aquela mesma história de sempre: os candidatos metamórficos precisam fazer alguma coisa para se dar bem. Esquematizam os melhores discursos para convencer o povo que eles são os anjinhos que vão salvar a educação desse país.

    E após a votação, esses anjinhos aos poucos se transformam, aparecendo na cabeça aqueles chifrinhos bem pontudos e espetam o traseiro do povo.

    ResponderExcluir