domingo, 29 de agosto de 2010

A continuidade da vida



A vida e a chamada morte têm uma continuidade natural e espontânea. Por isso mesmo, é muito comum o espírito desencarnado, no estado de libertação do corpo físico, nem perceber que o perdera. Daí a necessidade que tem de ser assistido e orientado. Isso ocorre com frequência nos nossos trabalhos mediúnicos de intercâmbio e assistência espiritual.
O nosso propósito é continuar demonstrando que as experiências e deduções da Física Quântica confirmam em muitos pontos fundamentais os postulados espíritas, que não são diferentes dos princípios contidos no Cristianismo dos três primeiros séculos de nossa era, embora muitos deles, para serem revelados e minudenciados, dependiam da evolução científica e filosófica da humanidade.
Assim, os princípios fundamentais do Cristianismo foram, com o auxílio dessas descobertas, distendidos pelo Espiritismo. Justifica-se, dessa forma, a necessidade que Jesus teve de nos prometer o envio do Consolador, que haveria de repor o Cristianismo no seu devido lugar.
A nossa intenção vai muito além do propósito de fazer literatura científica, que não é o nosso forte, mas tão somente de não perder a oportunidade de demonstrar que a Ciência sempre caminhou, e continuará caminhando com a religião – ou Espiritualidade –, apesar da incúria de muitos cérebros que procuram se impor como cientistas.
Com esse objetivo, tudo faremos para a clareza e simplicidade das proposições, não obstante nossa inabilitação técnico-científica, mas com percepção suficiente para modestamente entendê-la, nas suas premissas e conclusões filosóficas.

2 – Na obra, “A Física da Alma” , à página 25, no que toca á continuidade natural da vida da alma, ora no mundo físico, ora na erraticidade, diz Amit Goswami:
“Existe uma “alma” que sobrevive à morte do corpo físico e que, efetivamente, reencarna em outro corpo, formando um continuum. Ora, essa conversa faz sentido para uma ciência baseada na consciência, mas só se pensarmos na alma em termos do quantum.
A situação é similar àquela que aconteceu no final do século XIX. Os físicos descobriram que pensar em matéria e luz, da velha maneira newtoniana – ou seja, que a matéria está sempre localizada, viajando segundo trajetórias bem definidas, e a luz é sempre semelhante a uma onda, dispersa, capaz de estar em mais de um lugar ao mesmo instante –, trouxe-lhes anomalias e paradoxos. Eles descobriram um novo modo de pensar – o modo do quantum.”
Em seguida, o autor dá-nos um conceito do que seja quantum em Física Quântica:
“A palavra quantum significa uma quantidade discreta”. Por exemplo, um quantum de luz, chamado de fóton, é uma quantidade discreta e indivisível de energia, um feixe de energia localizada. Admitir que a luz tem uma natureza de partícula além da natureza de onda, mais familiar, e que a matéria tem uma natureza de onda além de sua natureza mais familiar, de partícula localizada, eliminou as anomalias e paradoxos que mencionei antes.
Assim, a importância da palavra quantum vai bem além do discreto. A dinâmica quântica confere um poder inesperado, quase mágico, a objetos do domínio submicroscópico.”

3 – Ao admitir e declarar que é na consciência que está a fonte das manifestações tangíveis, dando a perceber que a matéria, no corpo físico, por exemplo, forma-se tendo como molde a consciência, a Física Quântica dá um salto gigantesco em sua dialética conceptiva.
No entanto, não chega ao ponto em que já chegou o Espiritismo, que dá notícia de um elemento intermediário entre a consciência e o corpo físico – o psicossoma, ou perispírito, ou Modelo Organizador Biológico, na expressão do prof. Hernani Guimarães Andrade , que seria o idealizador, ou organizador, da forma na matéria.
Na mesma linha de raciocínio, vem, pois, a ciência apontar a consciência como sendo a inspiradora da concretização da forma, como efeito da causação descendente.
Essa causação descendente corresponderia ao espírito, ou alma, que dá causa à matéria, porém, destituída desse terceiro elemento – o perispírito.
De acordo com os princípios espíritas, o perispírito, ou Modelo Organizador Biológico, com base na alma, é o modelador da forma física.
De conformidade com a Física Quântica, a causação descendente (consciência) seria a fonte da constituição da matéria.
Parece-nos que a ciência está bem próxima de chegar, neste ponto, às mesmas revelações do Espiritismo.
No assunto, diz o autor, ao final:
“...e a consciência tem o poder supremo, chamado de causação descendente, de criar a realidade manifestada por meio da livre escolha dentre as possibilidades oferecidas. A consciência não é mais vista como um epifenômeno do cérebro, mas como a base da existência, na qual todas as possibilidades materiais, inclusive o cérebro, estão incrustadas.”

4 – E, insistindo na realidade da lei universal da reencarnação, admitida e aceita, aliás, até o ano de 553 d.C, por ocasião do V Concílio Ecumênico de Constantinopla II , informa, à página 18:
“Se existe vida após a morte, por que não vida antes da vida? E a melhor de todas: como um Deus verdadeiramente justo e benevolente não dá a todos a boa vida do Céu?”
No citado Concílio, por interesse político e também pessoal da Imperatriz Teodora, o Papa Virgílio, a pedido do Imperador Justiniano, tomando como pré-requisito o julgado de um Sínodo, que considerou como falsa a doutrina de Orígenes (que defende o princípio da preexistência da alma), proscreveu a reencarnação dos textos oficiais da Igreja Católica. Esse Sínodo tinha sido realizado dez anos antes.

A admitir, pois, a imortalidade da alma, ou sua sobrevivência, após o decesso do corpo, haveremos de, como lógica, admitir também a sua preexistência. Deus cria almas e não corpos, corpos que mais não significam que moradas transitórias daquelas.

Weimar Muniz de Oliveira). (weimar.adv@cultura.com.br)

Se desejar comentar o texto faça aqui ou use o dihitt.

3 comentários:

  1. Tchê,

    excelente, muito explicativo...concordo com quase tudo.

    Abr.

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo William, boa noite!!!
    Com certeza, a vida espiritual continua... estamos em uma passagem de provas, onde temos um corpo físico... com a morte deixamos este corpo e assumimos a forma espiritual... a prova está nos ensinamentos divinos, nas revelações de Jesus... não haveria sentido se assim não fosse.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo William acredito que não exista morte apenas um transformação.
    Abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir