terça-feira, 20 de julho de 2010

Toc : Quando uma mania vira tortura



Famosos sofrem de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Uns se tratam, mas outros aceitam os hábitos repetitivos

Chega a beirar ao ridículo, mas é doença, sim. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ou simplesmente TOC, deixa a pessoa que sofre da patologia com obsessões e compulsões (como o próprio nome deixa claro) por pensamentos ou comportamentos. Para muitos, parece apenas mania ou superstição, mas é algo que deve ser levado a sério e tratado.
O TOC é considerado o quarto diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Atinge entre 2% e 3% da população mundial e costuma se manifestar por volta dos 20 anos de idade, tanto em homens quanto mulheres. A doença leva a pessoa a cometer atos repetitivos, mas conscientes, como mania de lavar as mãos, conferir mais de uma vez se a casa foi fechada ou até mesmo evitar um tipo de pensamento.

A patologia causa incômodo e angústia aos pacientes e seus familiares, mas tem rendido muitas páginas e imagens a revistas que sempre estão de olho em curiosidades sobre a vida das celebridades do mundo pop. Apesar da doença não ser recente, apenas nos últimos anos deu-se maior atenção ao fenômeno. Muitos artistas reconheceram essa compulsão e, em alguns casos, conseguiram se tratar.

Um dos recuperados foi o músico brasileiro Roberto Carlos. O Rei reconheceu publicamente sofrer de TOC e afirma que superou a doença depois de tratamento. Devido à doença, abandonou do repertório de seus espetáculos canções famosas como Café da manhã, Outra vez e Quero que vá tudo pro inferno. Depois de iniciado o tratamento, admitiu em entrevista coletiva que voltaria a cantá-las.
No entanto, o abandono dessas músicas não fori a mais curiosa de suas manias. Roberto Carlos só saía de uma ambiente pela mesma porta por que havia entrado, não usava nada de cor marrom (como roupas e acessórios), evitava palavras de conotação negativa e, acreditem, jamais assinava documentos na fase minguante da Lua.
Outra personalidade brasileira que tornou pública sua doença foi a modelo e atriz Luciana Vendramini. Ela chegou a ficar quatro anos afastada da mídia para se tratar. Entre suas manias, só conseguir dormir depois que visse um táxi amarelo passar em sua rua. A mania avançou. Tinha que ser dois táxis amarelos, um após o outro. Depois, chegou ao cúmulo de esperar os dois táxis, mais uma pessoa caminhando na direção oposta.

Afetada pela doença, Vendramini só conseguia sair do banho depois de “congelar um pensamento bom” em sua mente. O problema é que nessas horas (como costuma acontecer com quem sofre de TOC) ela só conseguia pensar em coisas ruins. Um dia seu pai teve que invadir o banheiro e tirá-la à força. Ela estava no chuveiro por mais de dez horas. Em 2003, voltou para a mídia com trabalhos como atriz e capa da Playboy.
Também entra na lista o escritor Paulo Coelho. Ele tem milhares de livros vendidos em diversos países e é reconhecido por sua vocação para mago. Ele afirma que algumas de suas manias não são TOC, pois as considera como rituais normais em sua vida. Ao ver uma grávida num telefone público, por exemplo, muda na hora de direção e procura uma madeira para se benzer. Esse tipo de visão, para Coelho, é um mau presságio.
Em sua rotina, ele diz enxergar sinais e prelúdios em todos os lugares, como repetição de números ocasionalmente (como no relógio, por exemplo) ou até mesmo em penas de pombos avistadas pela rua. O escritor não toma nenhuma decisão importante sem consultar seus oráculos.

Já o humorista e apresentador de televisão Jô Soares nunca escondeu sua mania de trocar o dia pela noite e assaltar a geladeira de madrugada para comer feijão gelado com azeite. Até aí, tudo bem, nada de TOC. O problema é que todos os quadros de sua casa têm de estar sempre levemente tombados para a direita.

cacoetes
INTERNACIONAIS
O TOC é uma doença que atinge pessoas de todo o mundo e, como não poderia deixar de ser, diversas celebridades mundiais admitiram sofrer da patologia. O astro do futebol David Beckham declarou ao jornal inglês The Independent que tem obesessão por colocar em ordem o quarto dos hotéis onde se hospeda.
Entre as manias, está a de colocar em fila as garrafas de refrigerantes. “Tenho um transtorno compulsivo-obsessivo que me obriga a pôr os objetos em linha reta ou em pares. Assim, coloco na geladeira as garrafas de refrigerante e, se há uma a mais [no caso dele, número ímpar], eu a coloco em qualquer armário”.
Em sua compulsão por ordem, Beckham só consegue dormir depois de trancar todos os papéis dentro de gavetas. “Quando entro no quarto do hotel, antes de relaxar, tenho que fazer desaparecer todos os papéis e livros colocando-os em uma gaveta. Tudo tem que estar perfeito”. O jogador diz ainda que sua mulher, Victoria Beckham, considera-o uma pessoa estranha. Faz sentido.
Mania semelhante tem o cantor, ator e produtor musical Justin Timberlake, que afirma ter compulsão por limpeza e por deixar todas as suas coisas bem alinhadas. Assim, passa essa obsessão por organização para sua geladeira, guarda-roupa, armário e tudo mais que ele vê pela frente.
Já a atriz e modelo Megan Fox morre de medo de se contaminar com bactérias, principalmente aquelas oriundas de outras pessoas. Ela odeia pensar na possibilidade de usar um banheiro que não seja exclusivamente seu. Quando Megan vai a um restaurante, não consegue usar os talheres, pois fica imaginando que um milhão de outras pessoas já os colocaram na boca.
A também atriz Cameron Diaz sofre de medos semelhantes aos de Fox. Ela não suporta compartilhar germes e fluídos com outras pessoas. Assim, esfrega várias vezes uma maçaneta antes de colocar suas mãos. Caso a maçaneta seja de um desconhecido, ela só vai abrir com os cotovelos. Diaz também lava as mãos várias vezes durante o dia.
Ainda no mundo do cinema, outro nome que figura nessa lista é o diretor e ator Woody Allen. Ele tem pânico de morrer e já levou isso para as telas em muitos de seus personagens alter-ego, como os caricatos judeus nova-iorquinos neuróticos que ele tanto interpretou (em filmes como Noivo neurótico, noiva nervosa, por exemplo). Parece ficção, mas Allen checa sua temperatura a cada meia hora.
Leonardo di Caprio tinha superado as manias de criança, como não pisar em fendas ou bordas que apareciam pelo chão, no caminho.Voltou a sofrer da obessão após interpretar um homem que sofria da doença no filme O aviador, de 2004. Durante as filmagens, passou a se atrasar, pois caminhava de uma forma específica para chegar ao set e refazia todos seus passos caso cometesse algum erro.

Cada famoso com suas manias

ROBERTO CARLOS
Abandonou músicas de seu repertório, só saía de um ambiente pela mesma porta por que havia entrado, não usava nada de cor marrom e jamais assinava documentos na fase minguante da Lua.
PAULO COELHO
Enxerga vários sinais em sua rotina. Considera, por exemplo, um mau presságio deparar-se com uma grávida num telefone público. Quando isso acontece, muda de direção na hora e procura uma madeira para “isolar”.
JÔ SOARES
O apresentador global tem uma obsessão que é mínima, mas que atrapalha seu raciocínio quando não é atendida. Os quadros de sua casa têm que estar levemente tombados para a direita.
DAVID BECKHAM
Obsessão por organização, dualidade e simetria. Por exemplo, organiza as garrafas de bebidas em sua geladeira para que fiquem alinhadas e sempre em pares. Caso tenha uma garrafa sobrando, a guarda num armário.
JUSTIN TIMBERLAKE
O cantor pop e ator possui extrema compulsão por limpeza e tem mania de deixar todas as suas coisas bem alinhadas. Desde muito jovem, Justin era considerado organizado além da conta.
MEGAN FOX
Mania de limpeza e medo de contaminação. Não usa banheiros públicos e não usa os talheres de restaurantes, pensando nas milhares de pessoas que podem ter os colocado na boca.
CAMERON DIAZ
Não suporta compartilhar germes e fluídos com outras pessoas. Esfrega as maçanetas fortemente antes de abrir e, caso seja uma porta “desconhecida”, a abre com os cotovelos. Lava as mãos várias vezes ao dia.
WOODY ALLEN
O cineasta responsável por Noivo neurótico, noiva nervosa tem pânico de morrer e checa a própria temperatura de meia em meia hora (cronometrada). Segundo o diretor, é uma mania que ele não quer deixar de ter.
LEONARDO DI CAPRIO
Reincidente, o ator não pode pisar em fendas ou bordas que aparecem pelo caminho. Quando “erra”, ele volta e refaz todo o caminho. Leonardo interpretou outro famoso cheio de manias obsessivas no filme O aviador.


Por: Adérito Schneider
da editoria do DMRevista

O que acha do TOC. Comente aqui ou no dihitt.

2 comentários:

  1. Acho que o problema é quando o indivíduo começa a a alimentar a mania relacionando-a com sua felicidade, sucesso, saúde, ou seja, como se tudo se resumisse apenas em um gesto superficial e não pelas suas atitudes, trabalho, comportamento com as pessoas ou mesmo sua capacidade intelectual, conhecimento, etc...

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma obsessão com o lavar as mãos.
    Um dia a minha filha mais nova chegou ao pé de mim e de braços abertos pediu-me uma abraço dizendo que já se tinha lavado:(
    Chorei e vi o quão mal estava e o quão mal estava a fazer às minhas filhas.
    Já estou muito melhor, mas não totalmente curada. Acho que nunca vou estar, é o inconsciente a trabalhar e nós com a consciência a lutar contra isso.

    ResponderExcluir