sábado, 31 de julho de 2010

Terceira idade existe?



Cada vez que olho à minha volta e vejo inúmeras notícias ruins, me pergunto: - Será que não acontece nada de bom para que os jornais publiquem?
Jovens jogando fora suas vidas e as dos outros. Atitudes imaturas de pais na educação dos filhos. Autoridades aceitando suborno. Cidadãos subornando. Matanças em todos os cantos do mundo. A sujeira da política permitindo associações eleitorais entre inimigos declarados. Uso de dinheiro público para benefícios de poucos que estão no poder.
A Internet tem muita informação, muita dela ruim, mas encontramos nela muita coisa boa. É só saber selecionar. Tenho um círculo de amigos internautas que de tempo em tempo me faz chegar material muito interessante. Uma delas foi à história de uma participante de um show de calouros, o mesmo que lançou ao mundo Susan Boyle. É uma senhora de 80 anos, Janey Cutler. Para aqueles que estejam interessados aqui vai o link: http://www.youtube.com/watch?v=JAwOZvvGsRs
Vale a pena assistir, é uma pena que os diálogos estão em inglês, mas dá para inferir o que acontece e vão disfrutar de um momento emocionante.
Quando vejo que os anos passam, e sinto que a linha de chegada se aproxima, mais ainda quando posso entrar na fila dos idosos, história como a de Janey me dá ânimo para continuar e perceber que a vida está feita de 24 horas. Um dia após o outro. A vida não é feita de anos eternos (como pensamos quando somos adolescentes), nem tempo que nos resta (como pensamos a partir dos sessenta), mas sim de amanheceres que nos dão a oportunidade de reescrever nossas vidas em cada um deles.
Não digo que não seja necessário noticiar os problemas de Bruno, o atropelamento infame de Rafael Mascarenhas, ou os subornos passivos e ativos do dia a dia em nosso país. Um jornal não é editado em colunas? Então por que não colocamos ao lado de uma notícia ruim, uma notícia boa, que nos dê esperança?
Ensinemos a nossos jovens que muitos no passado e no presente conseguiram e conseguem seus maiores sucessos após fazer sessenta anos. Cora Coralina publicou seu primeiro livros aos 75 anos. Winston Churchill liderou Inglaterra na Segunda Guerra Mundial com mais de 60 anos, e ganhou o Premio Nobel de Literatura com quase 80 anos. Pablo Picasso criou algumas de suas obras mais importantes após ter feito 80 anos. A lista é interminável.
Olhe a sua volta e veja quantas pessoas da terceira idade tem uma atividade muito maior da que muitos jovens. Hoje em dia muitos lares são mantidos por avós e avôs, e são os únicos provedores de filhos e netos.
Terceira idade? Talvez, mas devemos entender que é uma idade de muita produção intelectual e que temos nela uma reserva de mercado humano que não estamos sabendo aproveitar. Nas culturas mais antigas a idade é reverenciada como fonte de sabedoria e experiência. Já, José Hernandez, autor do clássico “Martín Fierro”, dizia “O diabo sabe mais por velho do que por diabo”.
Bom fim de semana.


Ricardo Irigoyen.

O que achou do texto? Comente, participe.

2 comentários:

  1. A sabedoria vem com o tempo, com as experiências passadas e muitos desprezam os mais velhos e chegam a dizer que eles nada sabem, enganam-se todos. Nada de terceira e sim a idade do saber.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Bem, a terceira idade (não sei exatamente porque terceira)ela existe mais do que nunca ... a questão que poucos sabem chegar até ela plenamente, morrem aos poucos pelo caminho, até por tudo que ai está ..... mas, nunca é tarde pra começar ...

    ResponderExcluir