sábado, 31 de julho de 2010

Quem é essa puta?



Fundo musical: “Geni e o Zepellin”, de Chico Buarque de Holanda. Ela tem 50 anos. Foi casada 20 anos com um alcoólatra que tinha por hobby encher a cara em meretrícios de décima categoria e sumir aos finais de semana. Ela, a esposa virtuosa, aguentou até quando podia, em nome da família, da moral, dos bons costumes e, principalmente, por seus filhos. Ao final, foi abandonada por ter idade, trocada por uma mulher de 19 anos.
Depressão, mágoa, tristeza. Até o momento em que ela, uma morena madura, bem cuidada, resolve refazer sua vida, aos 50 anos. Corpo “sarado”, jovial, alegre, busca curtir a vida após dois anos de abandono.
Escândalo na vizinhança! Ela sai, vai ao forró, faz faculdade, usa minissaia e vestido decotado. Aprendeu a curtir o momento e a ficar. Beija na boca e é assediada por garotos, homens maduros, velhos passantes na rua. Que horror! Ela é amada e desejada mais que muitas meninas de menor idade. Com situação financeira definida, bela carreira e maturidade, sabe o que fazer. Está curtindo sua vida de solteira, sua segunda adolescência, buscando encontrar um amor para sua vida, alguém que a respeite, que a ame e que a faça mulher.

A vizinha que outrora da janela rezava por ela em seu infortúnio hoje a chama de puta. Quem é essa puta? Desde que começou com essa pouca vergonha, já teve três namorados. A filha da vigia moralista solteirona disse que, noites atrás, a flagrou no carro aos “amassos” com mais um homem.
Puta por que uma mulher de 50 não pode nem deve se vestir como uma garotinha, ainda mais se tiver um belo corpo. Puta por que ousa dançar, ser alegre, se divertir, mesmo quando abandonada. Puta por que abdicou da própria vida para criar os filhos. Puta por ousar tentar ser feliz no meio da moralidade provinciana dita cristã. Santa Esmeralda, será que o religioso ainda se masturba por ti?
Gostaria de questionar, junto com os leitores, dois aspectos que essa situação evidencia:
1) Por que toda sociedade atualmente tem idolatria e aceitação por momentos de infortúnio? Viver mal é aceitável na vida?;
2) Por que a felicidade alheia incomoda tanto, especialmente aos moralistas de plantão? Por que a felicidade do outro sempre é vista de forma pejorativa ou vulgar? Ser feliz é sinônimo de banditismo?
Infelizmente, na estrutura do machismo feminino habitual, tem se tornado comum o julgamento, em um moralismo barato, ações comuns a quase todo ser humano. Quem nunca quis beijar ou se divertir em paquera? Quem nunca cometeu erros namorando e conhecendo pessoas? Quem jamais desejou? Tornou-se pecado na vida atual namorar e ficar? Retaliações públicas às pessoas que tentam se encontrar na vida têm sido frequentes. Tornam-se alvo indivíduos de personalidade imatura, muito preocupados com o que os outros vão pensar, boicotando assim sua felicidade. Existe um script social vigente no qual você deve fazer cara de coitado, tem de ser mais um medíocre e infeliz no mundo. Topa? Há também o script que prega que você deve se tornar intransigente com todos que dão risada, se divertem, fazem amor e vivem bem. A "puta" da nossa história é apenas mais uma dentre as milhares de mulheres que tentam encontrar um amor nos desencontros, na aventura da vida.

Jorge de Lima em www.olhosalma.com.br

O que achou do texto? Comente aqui !!!

8 comentários:

  1. Olá Willian,
    Sou uma mulher de 48 anos, muito bem vividos, soube escolher meu marido, pois se fosse está nada me faria agüentar um bêbado como foi descrito o primeiro casamento desta mulher. Ela em minha opinião não é uma mulher emancipada, ela é puta sim, pois se sujeita a qualquer um e não se dá ao devido respeito. Ser livre não é usar roupa de jovem é ter espírito jovem, ser alegre e feliz, sob a ótica da descrição desta mulher temos: 1ª fase - abaixou demais, que expôs os fundilhos, eu acredito que se voce abaixar, alguém sobe nas suas costa, e na 2ª fase – tarde demais para voltar atrás, nada mais ridículo que uma mulher de 50anos se portando como uma menina de 20.
    Em suma um a puta que não consegue nem agora ser feliz
    Meu carinho

    ResponderExcluir
  2. Uau, quem é você? ?
    rsrs
    Desculpe começar meu comentário assim, mas é que nem sei como vim parar aqui e já me amarrei nos teus escritos, seu texto tem uma reflexão bem coerente sobre o sociedade hipócrita que vivemos.
    Estou longe dos 50, mas sem pensar 2 vezes faria o mesmo da mulher do texto. Aliás não tem idade pra recomeçar, pra buscar a felicidade...

    Adoreiiiii!!!
    Tô te seguindo...

    Kenia.

    ResponderExcluir
  3. Gostei dessa. " O Machismo Femenino". As mulheres são mais conservadoras que os homens. Reclamam dos educadinhos demais, incentivam, mais que os pais, os filhos homens para agirem na filosofia "caiu na rede é peixe". Preucupam-se mais com a vida alheia............

    ResponderExcluir
  4. William excelente escolha, o texto despertou para uma condição tão comum em nossa vida e que nos leva a refletir sobre o "molde" de vida e comportamento exigido pela sociedade machista em que vivemos,
    parabéns,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  5. Kra, suas postagens sempre são polêmicas, mas de uma coerência fora do comum, sempre que puder deixo meu posr aki tbm.
    Infelizmente vivemos dentro de uma sociedade em que o viver bem dos outros é sempre mau agouro, ou então são pessoas ruins e não prestam.
    Ainda temos mto o que aprender com os bichos afinal.
    Parabéns mais uma vez pelos posts.

    Un super bjo.

    ResponderExcluir
  6. Um chavão insiste em que o sexo masculino trai mais do que o feminino. Não é o que mostra esta reportagem:

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto! Infelizmente, para alguns pobres de alma, a felicidade alheia incomoda e muito!
    Parabéns pelo post , por suas notícias, pelo seu blog, enfim.
    BEIJOSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  8. As falsas moralistas são uma espécie de peste contagiosa terrível.Bacana o seu texto. Qual a mulher que não ficaria feliz em ser gostosa e desejada ? Ela deu a volta por cima e o bacana de tudo é que a felicidade demorou mais chegou para sempre. Vassalo

    ResponderExcluir