quarta-feira, 21 de julho de 2010

O custo da corrupção no seu bolso



O estudo da economia deveria ser obrigatório em todas as escolas brasileiras, a partir do ensino básico. Se um terço dos brasileiros entendesse de economia, seria o bastante para conscientizar o restante, do custo econômico da corrupção no Brasil.
Os altíssimos níveis de corrupção praticados pelo governo já se tornou uma coisa banal. O Brasil ocupa, atualmente, uma posição de destaque no ranking dos países mais corruptos do mundo. Segundo um estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), intitulado "Corrupção: Custos econômicos e propostas de combate", numa escala de zero a dez - onde, zero indica um país extremamente corrupto - o Brasil ficou com nota 3,70, abaixo da média mundial que é de 4,03. Mas se pelo menos um terço dos brasileiros entendesse de economia, já seria o bastante para mostrar aos demais o tamanho do prejuízo causado pela malversação do dinheiro público em nosso País.
Só para se ter uma idéia do tamanho da roubalheira, se o Brasil fosse um país com nota dez, ou seja, se a corrupção não existisse, pouparíamos a cada ano R$ 69 bilhões, um valor equivalente a 2,3% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Se não fosse a corrupção a União investiria mais na saúde, na educação, na produtividade e na tecnologia.
Se fizermos as contas, com 2,3% do PIB, somente na educação daria para aumentar o número de matriculados na rede pública do ensino fundamental em 47,8%, passando de 34,5 para 51 milhões; na saúde, a quantidade de leitos nos hospitais públicos do SUS, poderia ter um aumento de 89%; na habitação as moradias populares cresceriam 74,3 %; o saneamento melhoraria 103,8%, diminuindo assim os riscos da saúde da população e da mortalidade infantil; na infra-estrutura teríamos 13.230 km de ferrovias a mais para facilitar o escoamento da produção (um aumento de 525%); os portos saltariam dos atuais 12 para 184; e poderiam ser construídos 277 aeroportos (um crescimento de 1383%, do que dispomos atualmente).
Mas, infelizmente, a maioria dos brasileiros não está nem aí para essas cifras e a economia, para muitos, é um bicho de sete cabeças. A maioria dos brasileiros nem sabe o que significam IDH, Política Monetária, Renda per Capita, Balança Comercial, PIB, Política de Gastos Públicos, Orçamento e outros conceitos em que se ocupa a ciência da economia. Mas se, pelo menos, um terço dos brasileiros se interessasse pelo assunto, já seria o bastante para mostrar ao restante, o quanto o governo desperdiça por ano em subornos e propinas; o bastante para divulgar o tamanho do prejuízo causado pela corrupção; o bastante para provar que todos poderiam ganhar até 70% a mais do que ganham, se não fosse a corrupção; o bastante para dizer aos demais que os 20 mil cargos comissionados criados pelo governo não é combate ao desemprego, mas empreguismo para fortalecer bases eleitoreiras; e, o bastante para mostrar aos demais o tamanho do assalto ao dinheiro público praticado pelos malandros do poder.
Apesar de nenhum Estudo representar a totalidade da corrupção, já que os corruptos não costumam deixar documentadas suas operações, relatórios como este da Fiesp merecem ser mais divulgados, para que todos tomem conhecimento da roubalheira que acontece no atual governo. Pode até ter havido corrupção noutros governos, no passado, mas a verdade é que o atual governo banalizou a corrupção no Brasil. Mas se, pelo menos, um terço dos brasileiros soubesse calcular o custo da corrupção, certamente este governo não teria 80% de aprovação.

Francisco Ribeiro Mendes.

Comente o texto aqui ou no dihitt.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com você! Aliás, isso também ajudaria as pessoas a administrar melhor sua vida, o brasileiro se individa muito porque não sabe administrar sua renda. Faz muitos crediários, não pensa nos juros altos, etc.
    Beijos,
    Mari
    http://marimartinsatemporal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quando leio textos como esse, me bate uma vergonha de ser brasileiro...

    O que acontece é que esses mesmos brasileiros que não sabem administrar a sua própria casa, são os que recebem mais votos para administrar um país inteiro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oiii...
    Nossa eu sempre penso sobre esse detalhe...todos são bem espertos na hora de reclamar, mas ninguém se interessa a fundo no assunto, reclamam e não sabem nem o porque...
    Muito bem colocado...reclamar sem saber o que fala e reclamar sentado é gastar saliva !
    A velha frase que se cada um fizesse direitinho sua parte tudo poderia estar melhor no Brasil e em todos os sentidos !!
    Beijos

    ResponderExcluir