quinta-feira, 29 de julho de 2010

Filosofia e Sociologia no ensino fundamental é uma necessidade


A obrigatoriedade da disciplina de Filosofia e Sociologia no ensino médio é uma falácia um antagonismo. O sistema educacional falhou nesse ponto. Em vez de se dedicar ao aprimoramento do caráter, valores morais e éticos aos ideais espirituais, aos relacionamentos humanos corretos, ao reto viver, a virtude e a consciência espiritual e da alma o sistema eliminou completamente a base de todas estás facetas do aprendizado cuidando unicamente da metade do saber filosófico e sociológico na educação. Ou seja, a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia deve se começar pelo ensino fundamental, pela a base. E não por onde ela ainda é medianamente disciplinada.
Atualmente a educação educa mais para um sistema de ciências exatas do que para as ciências humanas. Uma orientação materialista e egoísta. O foque recai sobre o sustento econômico, o acumulo de bens, o alcance do maior sucesso material e do maior conforto possível. O sistema educacional gera competitividade, orgulho, egoísmo, preconceito, separatividade e sentimento de superioridade em relação a outros povos, culturas e nações. “As crianças de hoje não são educadas como cidadãs do mundo.
Ignora-se completamente sua responsabilidade sobre o próximo e a humanidade.”
A Filosofia e a Sociologia têm um papel fundamental no processo de lapidação na formação do jovem para a sociedade contemporânea. Na sua formação no seu apogeu e encaminhamento para a sociedade do 3° milênio. Atualmente o sistema educativo é um exercício que visa entulhar a mente dos jovens com qualidade enorme de fatos desconexos, que possam conseguir apenas uma boa nota. Visa apenas à meta, sem se preocupar com o processo, funcionando meramente como um meio de atingir um fim.
Formando sofistas ao invés de realistas. As crianças avançam nos estudos, mas não tem paz interior nem um real conceito do que é felicidade. Não agem corretamente consigo mesma, nem com Deus.
Muitas crianças têm dificuldades com a sociabilidade nas escolas e na sociedade. Não são preparadas para o casamento, para a família para o respeito com o meio ambiente e, menos ainda, para a paternidade ou a maternidade.
Na Filosofia pode se trabalhar com as crianças em ensinar espiritualidade em vez de religiosidade. Pautando a comportamentabilidade racional. Em outras palavras, deve- se obrigatoriamente trabalhar Filosofia e Sociologia no ensino fundamental e não no ensino médio. Na jovialidade (no ensino médio) ele já é de uma formação independente, considerado emancipado intelectualmente e já possui uma visão de mundo. O Estado e o MEC querem que eles (os jovens) aprendam filosofia e sociologia no ensino médio?
Impossível! Uma falácia um antagonismo. Com a educação integral no ensino fundamental é perfeitamente possível inserir Filosofia e Sociologia nas séries iniciais. Como transcenderíamos; autodomínio, autoestima, alimentação apropriada, sexualidade, reflexão, ética, moral, meio ambiente, vida e morte, artes, teologia, existencialismo, senso crítico e outros afins.
Não é de se admirar de vermos políticos corruptos, advogados e médicos egocêntricos, cientistas tão cruéis com animais e seres humanos e, empresários totalmente mercenários e capitalistas a fim de alcançar o sucesso de maneira descomedida. Tudo isso por se tratar de uma formação in-racional. Sem princípios filosóficos e sociais. Sem tratar primeiro do humano e do espiritual.
É na infância que a capacidade do aprendizado da criança absorve racionalmente o conhecimento. “O ser humano é produto do meio em que vive.” Por isso é importante que ele viva esta disciplina de humanas na infância, no ensino fundamental. Para que ele se familiarize e se humanize com as disciplinas humanas e não somente com as disciplinas exatas. E, no ensino médio ele já teria um domínio graduado da Filosofia e Sociologia capacitando uma evolução de melhor comportamentabilidade social e intelectual. Preparando-os para os vestibulares, que possuem Filosofia e Sociologia.

Gilmar Cirino de Carvalho em DM.

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Um comentário:

  1. Amigo William, concordo plenamente!!! Temos que dar mais valor às ciências humanas... necessárias para uma melhor vida em comum. Parabéns pelo excelente post. Abraços e muita paz!!!

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