domingo, 18 de julho de 2010

Diferença entre sexos



Estudos da área da neurociência apontam diferenças no comportamento de homens e mulheres. A causa das diferenças? Determinada área cerebral responsável pela cognição social e pelo conhecimento moral. Dizem as pesquisas que esta área apresenta-se proporcionalmente maior em pessoas com “características mais femininas”. Características que nada têm a ver com o sexo biológico. O feminino e o masculino das personalidades não se referem apenas ao corpo, mas acima de tudo ao modo se ser de cada um.
Sendo assim a questão central não é: será que as mulheres pensam de forma diferente dos homens? De forma mais incisiva poderíamos questionar: onde fica a tão aclamada diferença entre machos e fêmeas? A que devemos nos ater, natureza ou criação?
Peg Nopoulos, Jéssica Wood e equipe, neurocientistas da Universidade de Iwoa, nos Estados Unidos, informam que é muito difícil separar linearmente as influências da natureza e da criação na estrutura cerebral humana. Embora o cérebro dos homens seja aproximadamente 10% maior do que o das mulheres, uma estreita faixa do córtex deixa por terra esta vantagem de tamanho. Conhecida como giro reto (GR), esta faixa margeia a linha central sob a superfície do lobo pré frontal e faz toda a diferença na correlação dos testes de habilidades sociais para ambos os gêneros.
Estaria nesta estreita “faixa de gaza cerebral” as articulações que nos levam a observar comportamentos específicos como: melhor localização no tempo e no espaço para eles? Entendem como ninguém as indicações de um GPS (Global Position Sistem). Lêem mapas com mais facilidades. Traçam rotas com precisão e dificilmente se perdem no caminho. Elas são hábeis na memorização de palavras. Discriminam fonemas com facilidade. São detalhistas e exímias no que exige precisão de coordenação motora fina.
No campo das emoções e sentimentos, elas falam com um à vontade jamais visto, enquanto eles se calam ensimesmados. Nas interrrelações também não é diferente. Eles se escondem, desconfiados. Elas se revelam, espontâneas. No que diz respeito à área profissional, eles são diretos. Buscam resultados imediatos. Usam e abusam da autoridade constituída como força de lei. Na película “Como eliminar seu chefe”, da década de 80, século passado, você poderá conferir um éspecime raro em ação. Na pele do todo poderoso mandatário, Dabney Coleman é diversão garantida.
Elas são insuperáveis na arte da empatia e interagem de forma magnífica com a equipe. Hábeis manipuladoras, podem subir nas tamancas nos altos cargos de liderança. Se você duvida, dê uma espiadinha no recente e bem sucedido “ O diabo veste Prada”. Meryl Streep arrasa como a estressante Miranda Priestly editora de modas da revista Runway. Exemplos existem aos montões, sérios ou escrachados. Basta observar à sua volta. Os estudos prosseguem. Há ainda muito por definir. Enquanto isto, divirta-se observando o que na verdade existe. Natureza, experiência ou criação? Chegue às suas próprias conclusões sobre a diferença entre sexos.

Elzi Nascimento é psicóloga clínica e escritora

Elzita Melo Quinta é pedagoga especialista em Educação e escritora. São diretoras
do Iopta clínica de psicologia e terapias corporais. (iopta@iopta.com.br)

Notaram a diferença? Comente aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. Olá Willian,
    Desculpa discordar das pesquisas, mas existe só uma verdade, como nós mulheres sofremos ncom os homens, quando temos filhos nós o "estragamos" para que outras mulheres passem o que nós passamos. rsrsrs
    Meu carinho

    ResponderExcluir