terça-feira, 27 de julho de 2010

Celular em sala de aula: proibir ou educar?



O nosso jovem não é mais um imigrante digital. Ao contrário está inserido intimamente no contexto de novas mídias. Não tem medo de lidar com toda a parafernália tecnológica, o que é muito bom. Entretanto, na maioria das vezes, não tem a maturidade em saber como e quando utilizar as mesmas, principalmente quando se refere ao uso do celular.
A questão permeia a sua utilização em sala de aula, sendo motivo de reclamações por parte da maioria dos professores. O uso indevido durante as aulas compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos, uma vez que essa deve estar direcionada aos estudos e na fixação do aprendizado. Contudo, muitos portadores de celulares permanecem com o aparelho ligado durante o decorrer das preleções dos professores para recebimento e envio de torpedos, jogar e ouvir música. Além do pior, colar em provas, por meio de mensagens de texto e armazenando o conteúdo na memória do aparelho, ou ainda fazer filmagens debochativas de colegas e postá-las na internet.
Todas as questões acima relacionadas é assunto antigo em debates para a criação de leis que proíbam ou regulem o uso do celular em salas de aula. Existe um projeto de lei (3486/08), que tramita na Câmara dos Deputados, para banir o uso de telefones celulares em escolas públicas de todo o País. Medidas parecidas já entraram em vigor nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Ceará, Rio Grande do Sul, Pará, e Goiás. A lei número 16.999, de 10 de maio deste ano, determina que o uso do telefone celular em sala de aula está proibido em todas as rede sestaduais de ensino.
A lei vem para tentar solucionar um problema que professores e alunos vinham enfrentando há tempos. Mas, a questão do uso deste aparelho está além da proibição. A lei é uma imposição, que com certeza ajudará. Agora, o uso de forma educada deve-se a questões da postura de cada um.
Para que a lei seja eficaz, é necessário um trabalho realizado dentro de casa e das escolas. Primeiro, os pais têm que dar bom exemplo, afinal, esses são os primeiros modelos dos filhos. Mostrando o uso adequado e em quais situações se é educado ao atender uma ligação ou mandar um torpedo, seja no cinema, em uma consulta médica, e principalmente à mesa das refeições.
Em relação à escola, podemos promover campanhas e pedir a realizações de trabalhos escolares com o intuito de discutir a utilização consciente e educada do aparelho telefônico móvel. Assim, a escola reforça o que é aplicado em casa. Outra sugestão é a aplicação do celular como ferramenta de pesquisa didática, uma vez que a maioria dos donos de um aparelho possui acesso a internet.

DM por Cairo Salim.

O que achas dessa lei? Comente aqui ou no dihitt.

5 comentários:

  1. nada mais justo
    tem q leva celular pra dentro da sala de aula naum
    eu odeio celular
    so tenhu mesmo pork em meu trabalho é fundamental
    o uso dele

    bjim guri

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente já que os aluns não tem a consciência que os celulares devem permanecer desligados na saula de aula, eu acho ótima a proibição .
    Eu concordo também que uso do celular de maneira ofensiva, vem da postura e educação de cada um !
    Mas os alunos novinhos nem recrimino muito pq ele aprontam mesmo nao tem jeito , mas a escola e os pais sim, eses que precisam ensinar e educar .
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. esta lei demorou para ser aprovada tem que deixar o celular em casa, a escola é lugar de aprender e não de se distrair com celular. a primeira educação vem de casa dada pelos pais; não culpo só os alunos mas os pais são os principais culpados por virar uma febre o celular nas escolas.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um pensamento diferente, até porque faço parte dessa geração (tenho 16 anos).

    Eu acho que enquanto a pessoa ta atrapalhando só ela mesma, ela pode ficar com o celular a vontade. Eu acho que deve ser priobido a partir do momento que atrapalha os outros.

    Eu, por exemplo, fico com o celular ligado na sala de aula, mas geralmente só uso pra ver as horas, e as vezes para mandar sms pra alguém (quando a comunicação é urgente). Nunca atrapalhei ninugém, se alguém teve um prejupizo fui só eu.

    ResponderExcluir
  5. Acho que proibir também não é uma boa. Parte muito da pessoa, mas com a exposição de bons motivos, tanto pelos pais quanto pelos professores antes de iniciarem as aulas, pode-se criar uma nova cultura. É importante bater na mesma tecla com pré-adolescentes e adolescentes, pois ele são mesmo duros na queda. É preciso mostrar pros alunos que celular deve ser usado discretamente em certos ambientes, com a utilização do aparelho em modo vibratório ou silencioso. Assim sabe-se quem telefonou e é possível retornar a ligação posteriormente, no término da aula. No período de provas aí, sim, não levar para sala de aula, ou deixar todos os aparelhos no canto, com o professor responsável.

    ResponderExcluir