quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pra que gastar tempo com religião?



Rubem Alves escreve muito sobre religião e por isso certa vez foi questionado a respeito do tempo que ele gastava com esse assunto. Apesar de todo conteúdo filosófico e conhecimento científico que esse pensador acostumado a ler Marx, Freud e outros possui, ele respondeu de forma simples, dizendo o seguinte: “Gasto meu tempo com sonhos... Somos movidos a sonhos... Escrevo sobre religião e invisto nos sonhos da religião, na esperança e num esforço de acordar os que dormem”. Eu quero tomar emprestado a ideia que está na resposta desse autor e pensador, para dizer que falo em Deus, escrevo sobre Bíblia e religião, porque ainda acredito que nessas fontes há esperança para um mundo melhor e mais justo.
Qual o seu sonho? Existem altos investimentos para tentar convencer você que tal objeto deveria ser o objeto do seu sonho. Ouvi esta semana pelo rádio uma propaganda que apresentava um apartamento como sendo o empreendimento dos sonhos. Outros publicitários tentam de forma muito competente criar imagens que despertam fantasias e levam você a sonhar com carros, viagens, prêmios de loterias... Somos seduzidos a cada minuto por esses sonhos de consumo e deixamos de sonhar com coisas mais significativas como sonhou Martin Luther King. Você tem algum sonho que envolve uma transformação social, ética e histórica de forma geral? Você sonha com uma sociedade mais justa? Sonha com famílias mais sólidas? Com políticos mais honestos? Eu tenho sonhos dessa natureza, mas acredito que só serão realizados quando os homens acordarem para a necessidade de Deus e suas vidas e atentarem para os conselhos da Bíblia.
A minha geração, aqueles que têm cinquenta anos ou mais, testemunharam muito avanços em muitas áreas. Lembro-me do primeiro gravador de fita k7 que entrou em minha casa, que coisa mágica! Depois o fax, um documento colocado num aparelho aqui, em segundos pode ser recebido do outro lado do mundo: Inacreditável! O primeiro computador, dezenas deles cabem hoje dentro de um pequeno pendrive. Meu primeiro contato o celular, impraticável para alguém da classe média baixa. Hoje a internet: o que dizer? É possível viver hoje sem esses recursos? Esses avanços trouxeram a globalização e o mundo ficou pequeno demais. Com a televisão e o computador ligados, o quarto da sua casa vira o quintal do mundo. Em tempo real é possível saber de tudo o que acontece no planeta. Um conhecido pastor soube do tsunami em tempo real porque estava teclando com alguém que, de repente, percebeu a tragédia varrendo sua região.
Todos esses avanços são bons, mas junto com todas as conquistas está também aumentando a violência, a imoralidade, a perda dos valores, as más influências etc. A televisão que informa também deforma, a rede que aproxima também vicia, distancia e mata. O que fazer? Eu tenho um sonho, o de ver tudo isso canalizado para o bem e estou certo de que só será realizado se a sociedade acordar para a necessidade de Deus. Deus criou homem e estabeleceu os princípios e valores que devem reger a humanidade. Leia a Bíblia!



Marcos José.

Comente aqui ou no dihitt.

8 comentários:

  1. Excelente comparação, apesar de todos os avanços, moralmente estamos retrocedendo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Se Deus é um só, por que os homens procuram tantos caminhos diferentes para alcança-lo? Esse é o mistério das separações e conflitos entre a humanidade.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Se nós desistirmos de mostrar o caminho para o mundo bem melhor quem é que vai mostrar para os que ainda não se encontraram na vida?

    ResponderExcluir
  4. Bom no dia em que um deus se fizer real, ou no minimo o mundo concordar em seguir um só tudo será resolvido.
    Garanto

    ResponderExcluir
  5. Religião lembra muito mais a manutenção da ignorância, da dificuldade de entendimento e do livre-pensamento e dos partidários das verdades incontestáveis, que todos devem se curvar (convertendo-se), sem questionamentos em busca da salvação.
    Os paises mais desenvolvidos são os ateus.
    E já fui religioso hoje sou espirita e sem que o que as pessoas precisão não é de religião mas de moral e vergonha na cara.
    Basta lembrar os politicos falcatruas que depois de guardar dinheiro roubado fizeram uma orçação para agradecer a Deus.

    ResponderExcluir
  6. O ser humano se apega nas religióes para explicar o inexplicável!
    Passa lá no meu blog, tem um selo pra ti lá!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com buscar o Criador porque dessa maneira nos tornaremos mais "civilizados", contudo ter a bíblia como guia é sinal de retrocesso, pois o conteúdo dele é válido para a época em que foi escrito. Hoje é inadmissível crer no que tem nele.

    ResponderExcluir
  8. Excelente Post,

    No Brasil se resolveu em parte a questão da miséria e da fome, diminuiu a pobreza, porém aumentou a violência e a pedofilia, porque sobra mais dinheiro para se praticar crimes. Os valores foram trocados, apesar da tecnologia, nós precisamos de Deus, do Deus verdadeiro, de Jesus, da Fé que gera PAZ !!

    ResponderExcluir