sábado, 26 de junho de 2010

Por que votar?



Votar é um ato de responsabilidade. Parece coisa de gente grande, e é coisa de gente grande. Mas, convidado a falar sobre o assunto, achei muito interessante dar a minha opinião, afinal as crianças não mentem, vocês sabem disso. E se os adultos nos ouvissem em muitos assuntos, o mundo poderia ser mais certo ou até menos errado.
O que uma criança sabe sobre o voto? Sabemos que votar é um ato de cidadania e é obrigatório. Sabemos que através do voto escolhemos os nossos representantes, sabemos que quem não vota paga multa e que com um voto responsável podemos mudar a história do nosso país. Isto é tudo o que precisávamos saber. Mas vem o homem com conversa de gente grande dizer por aí que voto se compra, que o voto se vende e que existem interesses próprios nessa tal eleição. Não foi isso que aprendemos! Não aprendemos desde a história de D. Pedro I, que quem governa deve pensar na comunidade e na sociedade fazendo o que é melhor para todos? Como explicar essa conversa de que se pode mudar para pior uma coisa que foi feita para dar certo? Se escolher um governante fosse para o bem só de uma família ou de um grupo pequeno, não seria necessário que todos votassem. E, então, continuaríamos como antigamente, passando o poder de pai para filho. Sei que isso se chamava Monarquia, porém hoje vivemos numa República, na democracia.
Se não me esqueci o que é democracia, é onde somos livres para votar e escolher o melhor governante para a cidade ou para o país. Mas tem gente falando por aí que votaram em certos candidatos porque foram obrigados a trocar o voto por comida, casa e outras coisas que nem entendo direito. Não sei como pode ser isso. Como uns ganham e outros não? Como uns podem e outros não podem? Não dá mesmo para entender o mundo de gente grande.
Aos 16 anos já se pode votar. No entanto, existem formas de incentivar e computar os votos das crianças menores de 16 anos. Em algumas escolas são colocadas urnas e os votos são contados. Que bom que existe gente grande que se importa com a opinião das crianças! Por isso, é bom lembrar: adultos, votem com responsabilidade, pois a história está nas mãos de vocês e, assim, o futuro começa agora! Ah, se meu voto valesse...

Matheus David Ferreira.

Comente aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. Olá Junior,
    Claro que o seu voto vale. Todos valem.
    Só não sei se o resultado que vira é o que você deseja...Ai, já é outra história.
    Quanto às escolas, esta é uma prática que já se tornou referencial em muitos lugares.
    Ainda bem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir