sexta-feira, 18 de junho de 2010

Florais de Bach para superar ansiedade, angústia e raiva



A terapia floral é um método holístico de cura que busca tratar o homem de maneira global, ou seja, em todos os níveis que o compõem – energético, emocional, mental e físico. Seu criador, Dr. Edward Bach, observou o orvalho em uma flor recebendo os raios solares. Intuiu que aquela gota exposta ao sol poderia ser magnetizada com propriedades energéticas da flor. Nesse processo terapêutico utilizam-se essências florais que agem em situações circunstanciais, ajudando o indivíduo a vivenciar internamente tal situação, sem formar bloqueios energéticos e traumas emocionais. Esta é a função preventiva desta terapia, à base da energia de flores.
Em outro momento, as essências florais agirão como catalisadoras de bloqueios e traumas já instalados no nível inconsciente, que estão levando o indivíduo a somatizações mentais, emocionais ou físicas. Elas agem vibratoriamente nesses níveis, desbloqueando conteúdos reprimidos e desmontando sistemas de crenças nos quais esses conteúdos se apoiam, trazendo-os à consciência, dando assim, ao indivíduo, a oportunidade de mudar seu modo de pensar, sentir e agir.
A terapia floral, portanto, tem como maior objetivo equilibrar energética, mental e emocionalmente o indivíduo. Libertando-o de padrões de comportamento e evitando as reações repetidas diante da vida, as essências podem tratar as dores da alma, das emoções, dos desequilíbrios, dos medos, as ansiedades, as angústias, as depressões, as tristezas, as mágoas, os apegos, as frustrações, as raivas.
É uma terapia para os sentimentos, não se aplica, portanto, a doenças físicas. Não se toma nem se indica florais para bronquite, sinusite, gastrite etc. O que ocorre é que quando a doença física é uma somatização de um desequilíbrio energético, mental ou emocional, e o indivíduo melhora emocionalmente, os seus sintomas físicos também melhoram. O terapeuta, porém, não deve se guiar por sintomas físicos no momento de indicar os florais, e sim procurar as causas básicas da doença emocional.
Segundo Edward Bach, criador da terapia floral : “a doença nunca será curada ou erradicada pelos atuais métodos materialistas, pela simples razão de que a doença, em sua origem, não é material. Aquilo que chamamos de doença é o resultado último produzido no corpo, o produto final de forças profundas e há muito atuantes; e, mesmo que o tratamento material seja, pó si só, aparentemente bem-sucedido, isso nada mais é que um alívio temporário, a menos que a causa real tenha sido removida.
A doença é, no seu cerne, o resultado do conflito entre o eu superior e a personalidade, e nunca será erradicada exceto pelo esforço espiritual e mental. Esses esforços, se adequadamente feitos com compreensão, podem curar e evitar ao remover os fatores básicos que são a causa primeira da doença. Nenhum esforço dirigido apenas para o corpo poderá fazer mais do que um conserto superficial do dano, e nisso não existe cura, pois a causa ainda está ativa e pode a qualquer momento voltar a demonstrar sua presença sob outra forma.
Na verdade, em muitos casos, uma recuperação aparente é prejudicial, pois ela oculta do paciente a verdadeira causa de seu problema; e, na satisfação da saúde aparentemente renovada, o verdadeiro fator da doença, despercebido, pode permancer se fortalecendo. A doença é apenas e tão somente corretiva. Ela não é vingativa nem cruel, mas é o meio adotado pela nossa alma para nos mostrar os nossos erros, nos impedir de cometer erros ainda maiores, nos impedir de causar maiores danos e nos trazer de volta aquele caminho da verdade e da luz do qual nunca deveríamos ter nos afastado.”
Os florais de Bach, pela sua própria natureza vibracional, não têm impacto direto sobre a bioquímica do corpo, como tem os alimentos, medicamentos farmacêuticos ou drogas psicoativas. Eles não são medicamentos e não substituem estes meios, sem interferir na ação dos mesmos, pois não possuem princípios ativos de natureza material. Eles atuam por ressonância vibratória entre campos mortiços. Apesar de serem utilizados prioritariamente na forma de gotas a serem ingeridos, sua indicação para terceiros não se configura como prescrição de medicamentos, podendo então ser habilitada a profissionais de quaisquer áreas, desde que capacitados profissionalmente para fazê-lo.
A psicoterapia, em união com os florais de Bach, ajuda nesta busca pelo equilíbrio, transformando nossos sofrimentos físicos e mentais em oportunidades de realizações e cura.
Na minha vivência pessoal e profissional, consegui claramente perceber os efeitos positivos dos florais agindo de maneira vibracional e proporcionando alívio em sensações e sentimentos negativos, que até então tinha dificuldade de amenizar ou excluir da minha vida e da vida dos meus pacientes.
É necessário “contactar” o mais rápido possível com nossa essência e realizar transformações para o nosso bem-estar. Então, por que não abrir espaço para esse conhecimento e utilizá-lo a favor da nossa felicidade?

Patricia Moreira.

Comente aqui ou no dihitt.

5 comentários:

  1. legal parece ser interessante a utilização de florais, valeu a paz

    ResponderExcluir
  2. Oi william
    Eu adoro florais, me deixa mais tranquila e com uma sensação de paz, eu mesma estou tomando e é muito bom mesmo.A matéria é bem explicativa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. oiiii
    que ótimo! ja pensei em tomar, mas faltou maires explicações! fiquei super interessada!
    Obg
    bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Olá Willian!
    Que bom trazer este assunto aqui! E a vida deste médico e seu devotado esforço para amenizar a dor alheia, mesmo depois de ter sido diagnosticado com um cancer que lhe tiraria a vida em pouco tempo, é de emocionar. ele deixou seu consultório onde já era famoso e ganhava bastante com as consultas, para se dedicar ao que mais acreditava. Partindo dos estudos com a homeopatia, cujos resultados já eram comprovados,viu nas flores, que são para as plantas, como o brilhante está para as pedras, que havia a possibilidade de trabalhar com sua energia nobre e sutil, fazendo com que acordássemos em nós, também esta mesma energia que está dentro de nós.
    Vi muito bons resultados surgirem de tratamentos com florais, junto com uma conscientização da pessoa quanto ao poder de cura que pode estar a seu alcance,caso ela queira trabalhar suas emoções.
    Gostei muito do texto.Parabéns pela escolha.
    Abraço,Vera.

    ResponderExcluir
  5. Lembrando que o floral de Bach é o mais conhecido. Temos o floral de Saint German, Florais Australianos, os do Joel Aleixo....

    Cada um com sua eficácia e propriedade. É interessante associar 2 tipos (em frascos diferentes, claro), pois cada pessoa reage de uma maneira.

    Os florais também podem ser usados em animais de pequeno e grande porte. No caso da aplicação em animais domésticos (cães e gatos), é recomendado que o proprietário também faça um tratamento junto com o animal. Já que ele absorve muito do comportamento dos donos.

    Eu particularmente fujo de fórmulas prontas. Prefiro passar por um profissional habilitado, fazer a entrevista e responder ao questionário. Principalmente nas fórmulas para animais. Um erro comum do proprietário do animal é confundir o comportamento agressivo com agressividade por medo ou possessividade, por exemplo.

    Valéria.
    www.peludosecharmosos.com.br/blog

    ResponderExcluir