segunda-feira, 28 de junho de 2010

Espírito deprimido seca os ossos



Diz-nos Paulo, o apóstolo, que “a tristeza, segundo Deus, opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar, mas a tristeza do mundo gera a morte”. O que é operar arrependimento para a salvação? É cumprir os compromissos assumidos com a própria consciência, colocando os valores espirituais como prioritários. A palavra arrepender significa mudar de atitude, voltar atrás. Operar arrependimento é transformar-se. Não ser nem fazer o que outrora já fomos ou fizemos de errado. Quando nos propomos a arrepender, exigimos de nós mesmos escolhas mais maduras, conscientes. Voltamos sobre os próprios passos reconstituindo o destino. A corrigenda dos desatinos pode gerar tristeza, mas faz parte de nossas mais sublimes conquistas.
Já a tristeza do mundo é o desapontamento. Por não conseguirmos o dinheiro para os excessos. A droga para a sustentação do vício, a oportunidade para vingarmos o mal que nos fizeram. Esse tipo de tristeza é que nos leva à estagnação ou à morte. Há tristeza que advém da aquisição de custo fácil e nem por isso benéfico. Vemos o triste aliciamento por interesses mesquinhos que a nada conduzem. Aliciamento que nos enclausura em ilusórias conquistas. Amordaça-nos através de grilhões dourados.
No Apocalipse (3:38), se lê que o homem deve enriquecer adquirindo o ouro provado no fogo. Interpretamos esta afirmação aceitando como lícita a fortuna conquistada com trabalho árduo, de vitória sobre si mesmo. Usufruir bem estar permanentemente, sob a jurisdição do Pai Celestial. Como verificar se estamos sob esta salvaguarda? A consciência nos dirá quando, em atitude respeitosa, servirmos a Deus sobre todas as coisas, alegremente.
Um provérbio popular nos lembra que um coração alegre é um bom remédio, mas um espírito deprimido seca os ossos.
Partindo do pior para o melhor, observemos a beleza brotar através do sacrifício laboral, como acontece com a porcelana. Hoje peça rara, saiu da cerâmica. Foi trabalhada pelo fogo para finalmente se revelar uma peça admirada e bela.
A madeira que hoje se transformou em obra de arte, é disputada a altos valores. Ela deve à forja do artista a forma que causa admiração. A natureza é rica e sábia em suas lições.
O mármore que escondia o anjo, ou a bailarina foi subjugado ao malho do artífice. O diamante que admiramos pela preciosidade do brilho, foi extraído do carvão insignificante. O ouro que ornamenta através de jóias preciosas, foi retirado do cascalho impuro.
Nós homens também nos aperfeiçoamos através do buril da dor que nos confere equilíbrio, corrigindo nossas fraquezas.
Despertemos para o valor das experiências que nos exigem mudança e atitude. Ante os desafios, sejamos um coração alegre que é um bom remédio e não um espírito deprimido que seca os ossos.

Elzi Nascimento.

Quer opinar sobre o texto? Use o blog ou o dihitt.

4 comentários:

  1. Achei simplesmente fantástico o artigo, parando para repensar nosso comportamento é a pura realidade, pena quase não paramos para fazer isso, por outras coisas que nos interessam sim.

    ResponderExcluir
  2. Amigo William ,
    belissimo texto .
    Inclusive com bons exemplos .

    Temos sim que saber perdoar e seguir em frente .
    Do contrario , nao evoluimos e ficamos preso no passado . Sobre tudo , saber perdoar a si mesmo.

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Quando a Palavra de Deus fica somente no cérebro,e não vai ao coração, o homem gera gigantes mentais e anões espirituais.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. oi amigo, seu texto é profundo e faz com que reflitamos antes de tudo nos princípios que levamos para as nossas vidas...realmente
    toda mudança é acarretada também por arrependimentos.
    abs

    ResponderExcluir