sexta-feira, 4 de junho de 2010

Epidemia silenciosa



Muitos pensam que os problemas relacionados ao padrão de beleza estão presentes apenas na população feminina. Mero engano. Ao verem filmes, propagandas e fotografias de homens “sarados”, fazendo tanto sucesso entre a população, inúmeros rapazes correm para as academias em busca de um corpo definido. Quanto mais os dias passam, maior é a pressa de criarem corpo. Aí adotam o método irregular e ilegal do uso de anabolizantes. Mais pra frente, porém, podem vir a sofrer sérias consequências.
As consequências do uso de esteroides podem ser diversas, pois cada organismo reage de uma maneira. No entanto, em muitos casos, os danos causados ao usuário podem ser irreversíveis, podendo levar até a morte. Os anabolizantes são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de vários tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão.
A cada ano o índice de homens que usam esteroides anabolizantes aumenta. Embora no Brasil não tenham sido feitos levantamentos capazes de quantificar o uso dos esteroides anabólicos, pode-se afirmar que o consumo cresce assustadoramente entre a população jovem. E isso acontece sem o menor controle das autoridades da saúde, porque não há no país uma regulamentação destinada a normatizar a venda desses medicamentos.
Os esteroides anabolizantes não são considerados drogas que induzem o uso de outras drogas ilícitas, ou seja, não constitui porta de entrada para uso de outras drogas. Porém, os usuários dessas drogas para fins estéticos chegam a utilizar de 10 a 100 vezes mais a dose médica recomendada e normalmente misturam dois ou mais diferentes anabolizantes, oral e/ou injetável e algumas vezes utilizam compostos veterinários.
Agem dessa forma porque acreditam que a mistura de vários compostos possa dar um efeito maior sobre os músculos. O preço a pagar no futuro é alto para quem ultrapassa cedo os limites do corpo na busca por ganho rápido de massa muscular, pois, os anabolizantes podem causar diversos efeitos colaterais indesejados, dentre os quais: calvície, impotência sexual, insônia, hipertensão arterial, esterilidade, dor de cabeça e problemas cardíacos. Existem alguns efeitos provocados que não são revertidos, pois as chances de reversão dependem do comprometimento de cada corpo.
Considerada por muitos, como sendo uma percepção caracterizada pelo que é agradável aos sentidos, seria justo falar que beleza resume-se apenas em aparência física? Não. Beleza é tudo aquilo que nos agrada. Uma cara bonita, um sorriso, um gesto gentil ou até mesmo uma simples palavra. Entretanto, devido ao conceito de beleza estar baseado na impossibilidade poucos observam a beleza nas pequenas coisas da vida.
Se os jovens praticarem atividade física regularmente e adotarem suplementos alimentares, sob orientação médica, na composição de uma dieta variada e equilibrada, certamente não faltarão nutrientes em seu organismo e os objetivos, que nesta faixa etária são prioritariamente estéticos, serão alcançados de forma natural e saudável.


Hully Segatti.

O que achou do texto? Você sabia disso? Comente aqui ou no dihitt.

2 comentários:

  1. Boa matéria. Concordo. muitos se deixam levar pela dinastia da beleza, visam resultados instantâneos e se entopem de porcaria, pondo em risco sua saúde.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pois amigo é a ditadura da beleza,é a busca da perfeição desenfreada,nem os homens ditos machitas escapam dela parabéns pelo post,eu postei algo parecido no meu blog resaltando esse assunto

    parabéns

    ResponderExcluir