sexta-feira, 11 de junho de 2010

É impossível casar sem namorar



É possível namorar e não se casar, mas é impossível se casar sem namorar. Namorar é para,qualquer pessoa, algo simplesmente maravilhoso. As emoções e sensações são quase indescritíveis. O coração bate acelerado, as mãos gelam e suam ao mesmo tempo, as pernas tremem, etc. É uma experiência e tanto! Quem, já na idade adulta, ainda não namorou e não viveu algo assim está perdendo. Para os jovens e adolescentes, namorar é quase uma necessidade vital da fase, portanto, viva esses momentos.
O namoro proporciona a oportunidade de duas pessoas se conhecerem, descobrirem se há afinidade espiritual, mental, emocional para darem continuidade ao relacionamento. O desejo de namorar é legítimo, mas o objetivo final deve ser o de construir uma definitiva vida a dois. Eu li sobre a polêmica origem do dia dos namorados a nível mundial, sobre a inclusão da data no calendário brasileiro e o “porque” da escolha do dia, mas creio que a primeira pessoa a se preocupar com este dia foi o próprio Deus quando providenciou o encontro do primeiro casal num belo lugar e numa noite iluminada pela lua que brilhava e refletia a beleza do jardim. O homem ficou tão feliz que virou poeta e disse: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. É como se ele dissesse: “Ela é minha e seremos apenas um de agora em diante”. Deus abençoou aquele momento.
Apesar do desejo de namorar ser legítimo, muitas pessoas sofrem no namoro por causa do namoro. São as decepções, feridas, abusos, e expectativas não atendidas. Quantos casos de promessas de amor eterno são feitas apenas com a intenção de tirar algum tipo de proveito e, depois, nada de compromisso. Um conhecido palestrante disse certa vez que seu pai havia lhe ensinado um princípio de segurança para mergulhar em um poço desconhecido. “Dê uma nadadinha primeiro, descubra se o poço é fundo e o que tem embaixo. Quem pula de cabeça pode acabar morrendo”. Que verdade para ser aplicada em relação ao namoro! Todo aquele que “pular de cabeça” numa relação, sem conhecer a fundo com quem esta se relacionando, analisando os prós e os contras, pode acabar se ferindo gravemente. Pular de cabeça é o que mais acontece nos namoros de hoje, mas o bom senso indica que é melhor dar uma nadadinha primeiro. Não mergulhe de cabeça numa relação. Esta é a finalidade do namoro. Os exageros podem levar a um caminho sem volta e provocar feridas difíceis de serem cicatrizadas. Muitos dissabores e mágoas seriam evitados se seguindo este sábio conselho.
O namoro também traz consigo sinais que alertam sobre as duas possibilidades: a de que “vai dar certo” ou então a de que “é melhor parar por aqui”. Existem sinais claros que ajudam a tomar esta decisão. Se o céu está fechado é sinal de chuva. Se o namoro não está bom é sinal de vida turbulenta, caia fora. É melhor sofrer agora do que depois. Se o relacionamento afasta você de Deus e da família, se existem gritarias e outros sinais de violência, se a paixão não é algo saudável e bom, se a intimidade física está maior do que as outras afinidades, se as brigas são permanentes... Dê ouvidos ao bom senso, à razão e conclua o relacionamento agora mesmo. Leia o que Jesus disse em Mateus 16:2-3 e aprenda uma preciosa lição para sua vida.
Você tem liberdade para decidir o que quiser, mas cuidado com sua decisão. Se optar por levar adiante o namoro, você poderá obedecer a certos princípios que ajudarão a fazer com que o amor dure para sempre. Um dos melhores conselhos a seguir é: continue sempre namorando. Com certeza muitas coisas mudam com o tempo, talvez aqueles sintomas que citei no início darão lugar a outras experiências diferentes, mas cultive o namoro. Siga em frente e um feliz dia dos namorados a todos.


Marcos José.

Comente aqui ou no dihitt

5 comentários:

  1. William ,
    muito interessante o seu tema ,
    e o seu texto.

    Mas o namoro descrito por você ,infelizmente quase não existe mais . Praticamente os jovens de hoje já "casam" direto , sem namorar .

    Isso mesmo , namorar , pegar na mão , se beijar , trocar carícias e ficar se conhecendo , sem ter uma intimidade , tentando descobrir o outro , o que o outro gosta , imaginando como seria ...
    Isso já é coisa do passado . Os jovens "casam" , e depois separam , sem aos menos ter casado

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo, adorei seu texto, realmente é por aí...discordo do comentário acima....
    abs

    ResponderExcluir
  3. belo post amigo! sempre bom acreditar no amor o que é bom nunca sai de moda,a paz

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia!
    Realmente o namoro propicia a oportunidade de descobrirem se há afinidade espiritual, mental, emocional para darem continuidade ao relacionamento, mas também borbulha nossos hormonios que muitas vezes faz com que nos esqueçamos dos ensinamento e mergulhemos de cabeça.
    Mas independente da situação amar sempre é bom.
    Meu carinho

    ResponderExcluir
  5. Desculpe alugar tua postagem, mas diante deste belo texto, não poderia deixar de me manifestar.

    Tenho minha namorada há quase 40 anos. E o que disseste é a mais pura verdade. A afinidade é como uma planta que se cultiva. A convivência, a cumplicidade, aumenta a afinidade ao ponto do entendimento extrapolar os meios de comunicação. Quando namoramos durante prolongado tempo como o que eu e minha namorada convivemos, não é preciso palavra, nem olhar, nem expressão facial e nem mesmo a presença física. Nós nos entendemos sem precisar de nada disso.

    É desta forma que nos tornamos um. Amo minha esposa e eterna namorada. E a amarei para sempre.

    ResponderExcluir