quarta-feira, 9 de junho de 2010

As mulheres preferem os homens amáveis



O dia doze de junho é o dia dos namorados, uma data comemorativa na qual se celebra a relação amorosa entre os casais. Nessa época é público o hábito da troca de cartões e presentes, mensagens amorosas ou recados de amor em forma de objetos simbólicos. As estatísticas avaliam que no mundo, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são enviadas anualmente, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Mas parece que só isso não é o suficiente para garantir uma relação conjugal satisfatória e saudável, é necessário mais para poder conseguir e manter a satisfação das mulheres.
Um estudo canadense, publicado no British Journal of Psychology, afirmou que as mulheres preferem os homens que se mostram generosos. Foi constatado que as caracterísiticas de altruísmo têm efeito positivo sobre as mulheres que estão à procura de um namorado. De acordo com o Dr. David Lewis, membro da Sociedade Britânica de Psicologia e autor do livro: “Amor e Delírio, o enigma pessoal da atração”, as mulheres são atraídas por homens que têm características masculinas, mas com algumas feminilidades. Ele acrescentou que o altruísmo em homens também pode ser visto como uma suavização “de sua masculinidade”.
O autor do estudo canadense, dr. Pat Barclay, da Universidade de Guelph, verificou que as mulheres apresentaram uma forte preferência por relacionamentos com homens altruístas, mesmo quando os indícios dessas características foram sutis. Ele afirmou que generosidade e altruísmo são fundamentais para a mulher na hora da escolha do parceiro. “Para elas se um homem é gentil e generoso para com os outros - ainda desconhecido - então há uma boa chance de que ele seja um bom pai e generoso.”
O dr. Viren Swami, um especialista na atração interpessoal do Departamento de Psicologia da Universidade de Westminster, tem estudado como as primeiras impressões mudam quando as pessoas interagem posteriormente. Ele descobriu que os fatores físicos, tais como a aparência facial, são inicialmente importantes, mas eles são rapidamente superados pela personalidade. “Nossa pesquisa tem encontrado a importância da “afabilidade” nas pessoas que são atraídas umas às outras”, disse ele. Altruísmo pode ser considerado como um componente de afabilidade, acrescentou. “Nós gostamos de pessoas que são amáveis.”
Segundo estudos da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, os pesquisadores analisaram três estudos envolvendo mais de mil pessoas e descobriram que as mulheres dão maior importância a características altruístas do que a outras características na personalidade do parceiro. Esses estudos afirmam que as mulheres dão maior importância a essas características, mas que os homens também podem levá-las em conta ao escolher uma parceira.
Mas o que dizer da constatação de que os homens não se preocupam com o altruísmo quando procuram parceiras para uma aventura rápida? “Isto poderia ser porque os homens temem que as mulheres altruístas sejam muito interessadas em outras coisas e não o suficiente neles.” Eles são muito egoístas e se veem como o sol em seu próprio mundo, disse o Dr. Lewis
Na procura de pessoas para tentativas de namoro podemos perceber a imagem altruísta e generosa que os homens habitualmente procuram transmitir às mulheres, principalmente em sites de relacionamentos. Mas só com o decorrer do tempo elas poderão comprovar a veracidade. Já as mulheres, não precisam se preocupar tanto em demonstrar sua generosidade porque culturalmente elas são vistas como altruístas e amáveis.

Renner Cândido Reis.


Será verdade? Comente aqui ou no dihitt.

4 comentários:

  1. Opinião de uma senhorita: gosto de homens amáveis, educados, românticos, mas também ousados. O sucesso da receita é a dosagem, rapazes.

    Te convido a conhecer o meu blog que nasceu há alguns dias e, quem sabe, descobrir mais sobre as mulheres:
    http://senhoritam.wordpress.com/

    Ótima postagem William. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Willian....saudades tuas.

    Que interessante essa pesquisa.
    De fato homens másculos, mas que nos abrem portas, nos trazem flores, nos elogiam acabam por gerar um sentimento de proximidade, de confiança que nos leva até mesmo a confundir carinho com amor...

    Contudo é fundamental que essa prática de "boas maneiras" não seja somente com o intuito de conquista. Se assim o for, essa pessoa não merece consideração.

    Com carinho,
    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  3. acredito que todos nós procuramos pessoas amavéis ,amabilidades é uma virtude de poucos,a paz

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que as meninas disseram e acrescento: um homem tem que ser tudo isto, com uma boa dose de humor misturado a uma pitada de semancol. Sabe aquela cara lindo e tal, mas não desconfia? Cai por terra. Tudinho.

    ResponderExcluir