sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sucesso na vida financeira


Como nossas crenças são bússolas que nos orientam e comandam nossa vida, temos que saber direitinho o quê e como pensamos, se quisermos ter sucesso em algo na vida – seja material, afetivo ou espiritual. Se você tem crenças limitadas, por exemplo, sobre o dinheiro, com certeza terá limitações financeiras, porque inconscientemente irá cortar todas as oportunidades para ter sucesso. É por isso que milhares de pessoas acabam vivendo com muito sacrifício – com certeza elas não acreditam que são capazes de melhorar e não “pagam” a cota de automotivação e vontade para que isso possa efetivamente acontecer. Geralmente são pessoas que culpam o mundo externo por sua “falta de sorte”, têm inveja dos outros, se acham injustiçadas e esquecidas por Deus. Será mesmo? O que você acha?
Mas ainda que muitas pessoas afirmem fazer de tudo para vencer seus bloqueios financeiros, se elas não identificam quais são essas barreiras ou descobrem o que fazer para mudá-las, dificilmente conseguirão ultrapassar estes obstáculos. Isso se chama a “Psicologia do dinheiro”: a capacidade de entendermos a real utilidade de uma vida econômica saudável e abundante. A maioria de nós, no nível consciente, acredita estar fazendo o possível para atingir seus objetivos. Entretanto, pode ser que algumas partes do nosso inconsciente não acreditem que possamos obter sucesso. Ocorre que, quanto mais a pessoa evita esta parte inconsciente, mais obstáculos continuarão a aparecer no seu dia a dia.
Certa vez, conheci uma pessoa que me disse: “Janio, tô cansado. Já li todos os livros sobre ‘como ficar rico’, fiz seminários financeiros, afirmações positivas e nada... Vivo cheio de problemas de dinheiro”. Perguntei-lhe sobre como foi sua educação no assunto. “Ah, foi meio atrapalhada. Minha mãe tinha horror a dinheiro, porque acreditava que rico não entrava no céu. E meu pai, coitado, vivia endividado com os agiotas.” Não é preciso dizer mais nada – você entendeu, não?
De pouco adianta dar uma de papagaio e decorar “fórmulas mágicas”! De acordo com a cultura das pessoas, variam as crenças sobre o dinheiro e o sucesso material. Algumas das crenças limitantes mais comuns são: “Para ganhar dinheiro temos que ter dinheiro”, “Eu não tenho dinheiro suficiente para meus planos”, “Estou muito velho, não tenho mais chances”, “Não tenho sorte na vida”, “Administrar dinheiro é muito complicado”. Todas estas crenças provocam o que chamamos de sistema “causa-efeito”. Ou seja, a causa da pobreza é o medo e o efeito é a escassez. Estas crenças nos limitam, porque estaremos procurando respostas fora de nós, quando a chave para a prosperidade está dentro, em nosso universo cultural e psicológico.
Por isso que grandes mestres dizem: a abundância é um estado mental. Porque tudo começa, primeiro, na mente. Se você conversar com pessoas que têm sucesso na vida financeira, verá que frequentemente elas têm crenças positivas sobre prosperidade e abundância. Ou seja, acreditam na abundância de um mundo material onde a espiritualidade acontece através da realização pessoal de nossa missão e bem-estar no mundo. Se você não for um ser iluminado como São Francisco de Assis, dificilmente terá paz de espírito com fome, ou vivendo em condições de carência total.

Janio Darrot


Se desejar comentar use o blog ou o dihitt

3 comentários:

  1. Amigo William, um excelente texto. Saber administrar já é um bom começo, mas para isso é necessário saber ganhar, e aí é que a coisa fica mais difícil, pois muitas pessoas não sabem investir em si mesmas, têm medo de correr riscos, e preferem ficar a mercê da sorte... Assim, ninguém consegue prosseguir... Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, essa crença de pobreza fica tão enraizada que fica difícil sair dessa.
    O que tenho notado é que a AMP (Atitude Mental Positiva)necessária para o sucesso é muito difícil manter.
    Mas é um hábito que deve ser cultivado.

    ResponderExcluir
  3. Tudo é o começo, saber se conduzir é principalmente o fator mestre para se ganhar, hora certa, momento exato e bem calculado.
    Abraço forte

    ResponderExcluir