quinta-feira, 27 de maio de 2010

Escravos do vício







Observo as árvores que enfeitam as ruas acinzentadas do cotidiano. Transeuntes levam seus pedaços de ilusões esquecidas sobre as mesas de bar, justamente na quietude das horas mortas que muitas vezes nem relembram quem foram. São tantas histórias perdidas nos labirintos da memória que sequer enxergam flores que circundam os jardins que enfeitam suas jornadas de retorno ao lugar que nunca deveriam ter saído. Passo solitário, dominados pela bebida saem cambaleantes pelas calçadas enquanto o sol escaldante cai sobre suas cabeças desprovidas de proteção mínimas para seguir em frente sem titubear.
À medida que ia contabilizando os metros percorridos por aquelas pessoas, entendi que cada passo representava uma etapa de suas vidas, como aconteceu naquela esquina ao ser empurrado pela mão invisível do destino e se encontrar diante de um abismo imaginário aquele alcoólatra lembrou-se de Deus. Do outro lado da janela da vida vi olhares vagos postos na parede do universo que, translúcida, mostra-me olhos transpostos em papel moldurado a enfeitar o céu cheio de inspiração e saudade, enquanto Deus, seu construtor, procurou comunicar e se fazer presente em cada momento de nossas vidas, mostrando que somos amados e queridos e que vale a pena lutar por uma vida nova e que é possível deixar o vício e ser feliz. É possível mostrar para os dependentes químicos, para os viciados em drogas, internet e até em televisão, o valor das coisas simples e da superação, porque Deus se revela na simplicidade e nos ensina como superar tudo o que acontece no nosso dia-a-dia. ELE se revela na beleza de uma flor, no cantar de um pássaro que voa amparado pelo vento; se revela através de um rio que desliza manso em seu leito levando consigo as flores e folhas secas que se desprendem dos galhos ribeirinhos ou no abraço e palavras sinceras de amigas e amigos.
A missão de cada um é restaurar vidas, temos uma grande responsabilidade, pois cada um que vem até nós nos foi confiado por Deus e aqueles que não foram que encontrem entre nós o apoio merecido, carinho e amizade verdadeira. Aqueles que são dominados pelo vício que procurem se desvencilhar desse mal e vivam intensamente. Aqueles que não forem que evitem situações e pessoas que possuem sinais do pecado. Valorizem seu corpo e prezem a saúde. Todos somos filhos de Deus. Somos livres e não nos deixemos escravizar por tudo aquilo que é maléfico a nossa saúde, através de propaganda ou cenas picantes, apresentadas até de forma inconseqüente pela internet ou TV.
Eu aprecio alguns programas de TV e a internet é importante para o mundo moderno, entretanto, é importante e salutar que saibamos discernir somente aquilo que venha acrescentar em nossas vidas e o que possa interessar a nossa formação intelectual. Cada dia, milênios de evolução são esquecidos em nome do fetiche tecnológico. Apetrechos fabricados ao menor custo e com baixa capacidade científica passam a influir e servir-se de psicologia barata para aliviar o desespero pós-moderno, cujas escolhas nos trazem um amargo na boca e caminhos que se bifurcam num paraíso que fica cada vez mais distante, não obstante sendo importante lembrar que nós somos frutos de nossas escolhas. Deus quer que valorizemos nossas vidas e ainda dá-nos liberdade para fazermos nossas próprias escolhas.


Vanderlan Domingos de Souza.

Participe opinando sobre o texto.

2 comentários:

  1. Olá!

    Todo tipo de vício e domínio deve ser combatido. As pessoas devem ter liberdade de escolha, mas uma pessoa viciada ou dependente de algo não tem escolha.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Oi william !!
    Eu não gosto muito de falar desse assunto porque acho muito complexo ... qual o motivo real das pessoas se tornarem viciadas ? São tantos os motivos que geram uma discussão sem fim !!!É uma fraqueza psicológica..é um complexo social ? Como colocar na cabeça do viciado as escolhas certas ? complicadinho...
    Lendo esse trecho do texto :

    "...Deus se revela na simplicidade e nos ensina como superar tudo o que acontece no nosso dia-a-dia. ELE se revela na beleza de uma flor, no cantar de um pássaro que voa amparado pelo vento; se revela ..."

    Lembrei de comentar, eu moro em Santos e de um ano pra cá começei a caminhar na praia,e só a paritr daí me dei conta dessas coisas simples que nos fazem bem, poder caminhar pelo jardim olhando todo aquele verde, poder ver o Sol indo embora, as crianças brincando, os cachorros passeando,as pessoas sorrindo e a natureza trabalhando sozinha para o mundo continuar ...sabe esses detalhes que não prestamos atenção ?

    Acho que quem presta realmente atenção nesses detalhes encara a vida de um jeito mais simples, com menos dramas com futilidades, menos complicações, enfim...está tudo meio de perna pro ar mesmo ... o conceito de felicidade vem se transformando há muito tempo.
    E a gente acaba tendo que correr junto o mundo e muita gente acaba se perdendo !!!

    Beijo

    ResponderExcluir