domingo, 30 de maio de 2010

De frei Beto para Chico Xavier







Circula pela Internet mensagem atribuída a Frei Beto. Pois bem! se non e vero, e ben trovato na essência é possível ser do sacerdote. Diz o Frei: as escrituras registram que Jesus passou a vida fazendo o bem , o mesmo se aplica a Francisco de Paula Cândido Xavier, o mais famoso kardecista brasileiro e um dos autores mais lido do País. Segundo o frei nos meios católicos contavam-se horrores a respeito do médium de Uberaba. Espíritas e protestantes eram queimados na fogueira dos preconceitos até que o papa João XXIII, nos anos 60, abriu as portas da Igreja Católica ao ecumenismo. Frei Beto arremata magistralmente: Chico Xavier é cristão na fé e na prática. Famoso, fugiu da ribalta. Poderoso, nunca enriqueceu.
Onde está o legado de Chico Xavier no atual movimento espírita? Creio que é preciso fugir da tendência à elitização no seio do movimento espírita. Coincidentemente, o Cristianismo, durante os três primeiros séculos, era, absurdamente, diferente do Cristianismo oficializado pelo Estado Romano, no Século V. A chama brilhante, nascida na Galileia, aos poucos, foi esmaecendo, até culminar nas densas brumas medievais. O que se observa, no movimento Espírita atual, é a reedição da desfiguração do projeto inicial, de 1857.
Os comprometidos com as tarefas federativas precisam manter cautela para não perderem o foco do Projeto Espírita Codificado por Allan Kardec, engendrando motivos à separatividade entre os adeptos do Espiritismo. Recordemos que a alma do Cristianismo puro estava estuante nas cidades de Nazaré, Jericó, Cafarnaum, Betsaida, dentre outras, e era diferente daquele Cristianismo das querelas e intrigas de Jerusalém.
Insistimos no tema, lembrando que a ausência de simplicidade observada principalmente nos centrões espíritas, é lamentável, e, se não formos vigilantes, segundo Chico Xavier, daqui a pouco estaremos em nossas casas espíritas, apenas, falando e explicando o Evangelho de Cristo às pessoas laureadas por títulos acadêmicos ou intelectuais e confrades de posição social mais elevada. Mais do que justo é que evitemos isso a elitização no Espiritismo, isto é, a formação do espírito de cúpula, com evocação de infalibilidade, em nossas organizações.
Em verdade o Espiritismo sonhado por Kardec era o mesmo Espiritismo que Chico Xavier exemplificou por mais de setenta anos, ou seja, o Espiritismo do Centro Espírita simples, muitas vezes iluminado à luz de lampião; da visita aos necessitados, da distribuição do pão, da sopa fraterna, da água fluidificada, do Evangelho no Lar. O evangelho é a frondosa árvore fornecedora dos frutos do amor. Urge entronizar a força da mensagem de Jesus, sem receio dos phd’s espíritas, os kardequeologos de vigília, sem temor das críticas dos espíritas de gabinete, dos aventureiros ideológicos que pretendem assumir ou assenhorear as rédeas do movimento Espírita no Brasil.
O Espiritismo desejável é aquele das origens, o que nos faz lembrar Jesus, ou seja, o Espiritismo Consolador prometido, o Espiritismo em sua feição pura e simples, o Espiritismo do povo (que hoje não pode pagar taxas e ingressar nos Congressos doutrinários), o Espiritismo dos velhos, o Espiritismo das crianças, o Espiritismo da natureza, o Espiritismo “debaixo do abacateiro”.


Jorge Hessen.

Opine, participe!!!

6 comentários:

  1. é realmente Chico Xavier
    foi o cara
    adoro os livros deles
    principamente os pisicografafos pelo anjo emanuel
    muito bom post
    bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Amigo William, essa matéria é maravilhosa. Devemos cultivar o espiritismo para todos, mantendo a humildade, a bondade, a caridade e o amor, assim como nos ensinou Kardec, e como fez Chico Xavier durante toda a sua vida aqui na terra. Parabéns pela postagem. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  3. Willian

    Ao conferir seu texto podemos perceber que tudo no mundo é visto de várias maneiras.
    O que vemos hoje é a falta de fé de um povo canssado de tantas crueldades e atrocidades contra as pessoas de bem.
    Sabemos que os ensinamento de Deus podem ser aclamados de várias maneiras e independente de qual for a religião.
    Quanto ao espíritismo vemos uma "doutrina" voltada apenas para semear a paz, a bondade, a união, a solidariedade e outras atividades que o dignificam, acreditar ou não é opção de cada um.
    Parabens pelo brilhante texto
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir
  4. Um bom texto, curti a leitura.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  5. Dentre todas as religiões concebidas até então, o espiritismo, me parece, ser a única a preservar a essência de sua criação.
    Todas as outras se desvirtuaram drásticamente. Felizmente, isso não pode ser genéricamente generalizado aos seus praticantes. Os bons praticantes são a esmagadora maioria.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir