sábado, 1 de maio de 2010

Como lidar com a amargura



Não podemos reter e conservar ressentimentos escondidos no coração por muito tempo. Esses ressentimentos se transformam em amargura e a amargura leva você a perder força, disposição e eficácia em todos os sentidos. Quando problemas não resolvidos são retidos, você e toda a sua cadeia de relacionamentos sofrem e ficam prejudicados. Todo mundo já foi ou será machucado várias vezes durante a vida, e as feridas reprimidas e não curadas afetarão de modo substancial sua saúde emocional, espiritual e física. Essas feridas não tratadas e nem curadas podem se transformar em ódio e hostilidade. O resultado é imprevisível.


Algumas pessoas experimentam golpes emocionais, sobre os quais não têm nenhum controle. Esses golpes podem causar danos existenciais e destruir toda uma perspectiva de vida. Podem gerar sementes de amargura que brotam, crescem e fazem vitimas com doenças irreparáveis. Talvez eu esteja relatando a história da sua vida ou da vida de alguém que você conhece. O que fazer mediante esse caos? Como evitar ou não permitir que isto aconteça com você? Como manter o equilíbrio diante das injustiças e adversidades da vida? É o que tentarei responder.

A vida proporciona inúmeras causas de amargura e na maioria das vezes elas acontecem no meio da família ou no grupo de pessoas com quem mais convivemos e amamos. Ela pode vir em forma de rejeição, incompreensão, difamação, calúnia, condenação injusta, abandono, etc. Não precisamos ir muito longe para encontrar alguém que tenha vivido uma dessas situações e como resultado guardam uma profunda amargura no peito. Quantas histórias de pais que abandonam os filhos na infância ou adolescência por causa de uma aventura qualquer! Quantas histórias de abusos que marcaram determinadas fases na vida de uma pessoa e geraram feridas profundas que tiraram o ânimo e travaram o crescimento! Quantas pessoas que sofreram algum tipo de rejeição por isso têm medo de tudo e de todos e ainda guardam amargura no coração! Eu sei que você conhece ou é protagonista de uma história assim.


Sem dúvida alguma, não podemos ser ingênuos e nem nos enganar com falsas ideias, a vida é dura mesmo! Muitas coisas rudes, injustas e imerecidas acontecem a qualquer um de nós. Se queremos viver bem, obter sucesso na caminhada, ter um futuro saudável, precisamos aceitar, liberar perdão e aprender alguns princípios práticos que ajudam muito a vencer a amargura e liberar o caminho para uma vida vitoriosa. Primeiro: Em hipótese alguma duvide do amor de Deus por você. Ele o ama em toda e qualquer situação. Deus é pai amoroso que jamais abandona um filho e um justo juiz que mesmo não sendo cúmplice nos nossos erros nos oferece pleno perdão através de Jesus. Segundo princípio prático: Não permita que o ressentimento crie raízes no seu coração. Não fique remoendo suas mágoas e nem seja vingativo.


Essas coisas matam você por dentro e impedem seu crescimento. Terceiro: Outra decisão que você pode tomar é a de não permitir que seu passado atrapalhe seu futuro. O passado você não pode mudar, mas pode tirar dele lições que farão diferença no seu futuro. Quarto: Aprenda a dar um passo de fé e abençoar as pessoas que o magoaram. Esse é o caminho extraordinário em que poucos conseguem andar, mas o maior beneficiado será você mesmo. Agindo assim você será um vencedor.


Marcos José.

Deseja comentar o texto? Use o blog ou o dihitt.

Um comentário:

  1. william
    Concordo com voce!...Os ressentimentos produzem doenças a largo tempo.
    bom fim de semana
    bjs
    joana

    ResponderExcluir