quinta-feira, 6 de maio de 2010

Alimentação emocional - l



Na acepção usual, alimentação é toda forma de nutrientes com a propriedade de suprir as funções do nosso organismo. Não estamos habituados a possibilitar outro conceito que possa definir alimentação. Mas na linguagem vernácula, alimentação é o conjunto de hábitos e substâncias que o homem usa, não somente em relação às suas funções vitais, mas também como um elemento da sua cultura e para manter e melhorar a sua saúde.
O mundo da gastronomia tem investido em pesquisas com o objetivo de encontrar as melhores estratégias a serem utilizadas com os consumidores, visando um atendimento mais eficaz e de maior satisfação para o cliente. Em um mundo cada vez mais competitivo atingir os objetivos de melhor venda e maior rentabilidade se torna cada vez mais um complicador dentro das empresas.
Acredito que não podemos mais pensar em atender o cliente com uma alimentação que atenda somente o seu organismo, mas sim de maneira que venha suprir de forma mais completa sua saciedade. Faz-se necessário pensar no conceito da “alimentação emocional” e praticar a introdução do "atendimento emocional“, reconhecido pela psicologia como um valioso recurso que potencializa as formas de encantamento ao cliente.
A melhoria na diversificação dos cardápios, o requinte dos pratos, o avanço tecnológico, o aprimoramento na higienização, o marketing e a formação técnica dos chefes de cozinha e dos garçons são provas do grande avanço nesse mercado. Mas para o empresário que quer ir além, é preciso introduzir em sua empresa o “atendimento emocional”. Para essa introdução é necessário, primeiro, entender de “alimentação emocional”, conceito apresentado essa semana em São Paulo, na Restaubar Show 2010, que será tema do nosso próximo artigo.

Renner Cândido.

Comente aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. William,

    Parabéns pela excelente matéria.

    Acredito que a hoje em dia devemos considerar todos os fatores que estão ligados a saúde, e isso é fundamental para que posamos viver melhor.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir