quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pare de correr e comece a viver



Pergunte a qualquer pessoa do seu trabalho ou amigos se eles estão tranquilos ou se estão repletos de atividades para fazer. É raro alguém responder que está sossegado, sem muitos afazeres para cumprir. Nossa sociedade está viciada em ficar ocupada. Estamos sempre comprometidos, com muitas tarefas pendentes, correndo de um lado para o outro, abarrotados de e-mails para ler, etc.
Passamos a viver tão freneticamente que mal percebemos as atividades deixadas de lado. E são exatamente essas que realmente precisam ser vividas. Os anos passam, mas não conseguimos sair desse ciclo vicioso da pressa, do urgente, do “para ontem”.
O problema é que nesse turbilhão de atividades, a maioria das pessoas não consegue alcançar aquilo que desejam de verdade. A raiz dessa questão provavelmente é simples: não alcançamos os objetivos porque não sabemos – ou definimos – o que queremos alcançar. A falta de clareza gera uma série de opções e decisões erradas. Como em um círculo, não encontramos um fim. Ficamos paralisados e deixamos de usar o nosso potencial na busca daquilo que verdadeiramente almejamos.
É difícil pensar e aceitar isso, mas é uma realidade. Lembro-me de um ano na minha vida, após o falecimento de um querido sócio, em que vivi exatamente o filme acima. Um ano perdido, sem sair do lugar, sem realizações, repleto de oportunidades que não se finalizaram, muita esperança e pouca efetividade, muito trabalho e pouco resultado. No final daquele ano, uma amiga fez uma pergunta que me ajudou. Ela simplesmente disse: “você perdeu seu fogo, sua paixão. Você precisa reencontrá-la e quando achar fazer cada dia ser um pedaço dessa realidade. Pelo que você é apaixonado por fazer?” Eu não sabia a resposta na hora, mas pouco tempo depois, encontrei.
Você já parou para pensar sobre o que realmente gosta, pelo que realmente é apaixonado? Experimente fazer uma lista de 10 atividades pelas quais você é deslumbrado ou mesmo algo que gostaria de viver. Pode ser, por exemplo, passar um tempo com sua família; viver uma vida de forma abundante e próspera financeiramente; ser reconhecido pela sua competência e talentos na sua profissão; viajar e se divertir com seus amigos.
A partir dessa classificação de tarefas que você ama fazer ou que gostaria de viver, faça o ranking das 3 mais desejadas. Se for viável, pense em alguma atividade que possa entrar na sua agenda nas próximas duas semanas e agende-se para realizá-las.
Sua lista de paixões é a ajuda para complementar a pergunta essencial que você deve fazer a si próprio constantemente, para ter mais tempo: o que é realmente importante na minha vida e como posso viver para cumprir as minhas idealizações nos próximos meses?
Se você continuar somente a correr, nunca conseguirá parar para entender as atividades de que realmente gosta de dedicar atenção. Talvez, você sempre irá reclamar que o tempo passa rápido demais. Nesse caso, lembre-se que o tempo físico não mudou quase nada nos últimos séculos, mas que talvez você seja um “atleta do tempo”, e nem percebeu.
Pare, ande e pense como viver pelas suas verdadeiras paixões. A vida passa rápido demais para quem vive correndo.



Christian Barbosa é administrador.

O que você achou da ideia? comente aqui ou no dihitt.

4 comentários:

  1. Oi William,

    O problema é que eu adoro meu trabalho...rsrsrsrs Se não o tivesse mais sentiria a maior falta. Muita gente não gosta do que faz e fica doido por um feriado ou pelo fim de semana só pra parar de fazer aquilo. Eu também gosto de ser ocupada. Não sei ficar sem fazer nada. Acho chato. Acho que a melhor maneira de contornar esse problema que vc abordou é tentar trabalhar com aquilo que dá prazer.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Com esse mundo altamente globalizado é muito difícil não correr, a medida que tudo se inova ainda mais com a tecnologia, corremos contra o tempo para cumrpri e aprender td. Não sobra tempo pra nada mesmo, aqui no dihitt ainda tiro uns minutinhos, mas com o pensamento ja em outro afazer. É importante conciliar os afazeres com o que realmente gosta, ou então a vida fica sem sentido;

    ResponderExcluir
  3. Olá William!
    Vou mostrar esse post ao meu marido! Assunto muito pertinente ao comportamento da maioria das pessoas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Sentir prazer nas realizações do dia-a-dia, é o desejo número um de qualquer pessoa. Se todos nós conseguirmos trabalhar com prazer, a nossa vida pessoal fica mais harmônica e paramos de correr. Simplesmente tudo flui.

    Beijocas

    ResponderExcluir