sexta-feira, 9 de abril de 2010

Exerça todo seu potencial



Todos nós temos inúmeras aptidões, apesar de escolhermos uma profissão para exercer, não é incomum observar pessoas que estudam ou se desenvolvem em mais de uma área.


São os potencialistas, como são chamados agora, pessoas que exercitam todo o seu potencial. Ser potencialista é quase um estilo de vida, em que o gosto por conhecer e trabalhar em diversas áreas é cultivado e exercido.
È sabido que o ser humano se cansa de uma só atividade, tanto que consciente ou inconscientemente busca coisas novas quando não está exclusivamente dedicado ao trabalho. Alguns, cansados, deixam-se levar pelo desleixo ou pelos vícios...
Muitos começam a estudar e conhecer novas áreas, e estas podem se transformar em novos ramos de atividade remunerada, um crescimento capilar, continuado, quase que por contigüidade, crescendo em conhecimentos e expandindo a área de trabalho.
Ao longo da vida, deparamo-nos com oportunidades de conhecer e desejo de desenvolvimento em outras áreas às vezes próximas, outras nem tanto, mas que para cada um fazem sentido, seja por curiosidade, aptidão ou necessidade.


Observe como viveu Armando Nogueira, um jornalista, com forte vocação poética, aviador, cuja homenagem póstuma foram vôos sobre o local onde foi sepultado. Quantos afazeres diferentes! Uma vida sem monotonia!
Quem não tem uma parente ou conhecida que começou a costurar para passar o tempo, e tomando gosto pelo que fazia, passou a costurar por encomenda, ou para vender? Ou alguém que de tanto gostar de um hobby, passou a comercializar o produto ou serviço ligado a ele?
Conheço um médico, fazendeiro e industrial, que leva a medicina, e seus negócios na fazenda e na indústria muito bem. Outro médico que conheço tem um hospital administra-o, tem seu consultório e um importante cargo representativo. Aliás, os médicos são excelentes exemplos!


Nos países desenvolvidos, trinta por cento da população já se encaixa neste contexto potencialista, no qual uma mesma pessoa desenvolve as áreas desejadas e as exerce com qualidade.
Geram estas pessoas muitos empregos, pois como disse um dos homens mais ricos do Brasil, Eike Batista, ninguém faz nada sozinho e uma boa equipe é indispensável.
Em 1993 um casal de médicos oftalmologistas americanos, estudando uma forma de evitar a cirurgia de estrabismo, injetavam toxina botulínica nos músculos em volta dos olhos.
Notaram que as rugas também se apagavam, e desta forma descobriram o Botox, dando inicio à Estética Médica, e hoje, este é o procedimento estético mais realizado no mundo. Isto envolveu trabalho, investigação, divulgação e marketing mundial. Potencialistas, portanto...
Em países como o Brasil, sendo um mercado com áreas de trabalho restritas pode acontecer de alguém se tornar potencialista por não ter outra opção, ou por vislumbrar uma oportunidade e ir atrás.
E para você, pai ou mãe, observando o seu filho poderá ajudá-lo desde cedo a desenvolver suas potencialidades, em vez de inibi-las, se gosta de ler, dê-lhe bons livros, se ama alguma arte, auxilie-o a desenvolvê-la, aumentando suas potencialidades.


Com certeza seus filhos muito agradecerão a oportunidade de múltiplas realizações e saberes proporcionados por seus pais, tendo mais facilidade de inserção no mercado de trabalho, e até mais oportunidades devido aos múltiplos conhecimentos.


Você já exerce todo o seu potencial?


Então nunca impeça o próximo de exercer suas múltiplas aptidões.
Afinal, como seres humanos eternamente em busca de algo melhor, nosso destino é conhecer e crescer.


Neila Janne .


Deseja comentar sobre o assunto? Use o blog ou o diHitt.

2 comentários:

  1. Ééé Sir William,no Brasil,ser potencialista,muitas vezes,é ter que se desdobrar em dois empregos!Mesmo quando o cara quer correr atrás de coisa nova,ñ sobra tempo.Uma breve olhada no perfil de grandes personalidades,a partir do movimento Renascentista,mostra q os cara eram "pau p/ toda obra",mas ñ se pode comparar a duração e a qualidade de um curso de medicina hj c/ o tempo do L.daVinci p/ ex,que era de tudo um pouco,ou I.Newton,que conciliava coisas totalmente diferentes...Agora,o tempo é "maior"
    e ainda tem pós-grad.e mestrado.E as muiérada,nada?
    Viver,tb é 1 must,e tem possibilidades infinitas!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a materia amigo, verdadeiramente, temos que exercer nosso potencial, para que o desanimo nao venha nos derrubar, a causa de muitas pessoas desanimadas é nao buscar crescimento. Um grande abraço.

    ResponderExcluir