terça-feira, 6 de abril de 2010

Em busca da razão



Léon Denis, um dos principais colaboradores de Allan Kardec nos primórdios da Codificação, diz, no livro O problema do ser, do destino e da dor, que o Espiritismo veio, no momento previsto pela Espiritualidade Superior para absorção e gáudio do homem que estivesse preparado para recebê-lo.


No texto abaixo, Léon Denis afirma que o Espiritualismo moderno, que corresponde ao Espiritismo codificado, dirige-se precipuamente às almas mais desenvolvidas e emancipadas das amarras que mais têm prejudicado a humanidade, esclarecendo:


“...O Espiritualismo moderno dirige-se principalmente às almas desenvolvidas, aos espíritos livres e emancipados, que querem por si mesmos achar a solução dos grandes problemas e a fórmula do seu Credo. Oferece-lhes uma concepção, uma interpretação das verdades e das leis universais baseada na experiência, na razão e no ensino dos Espíritos. Acrescentai a isso a revelação dos deveres e das responsabilidades, única condição que dá base só¬lida ao nosso instinto de justiça; depois, com a força moral, as satisfações do coração, a alegria de tornar a encontrar, pelo menos com o pensamento, algumas vezes até com a forma, os seres amados que julgávamos perdidos. À prova da sua sobrevivência junta-se a cer¬teza de irmos ter com eles e com eles reviver vidas inu-meráveis, vidas de ascensão, de felicidade ou de progresso. Assim, esclarecem-se gradualmente os problemas mais obscuros, entreabre-se o Além; o lado divino dos seres e das coisas se revela. Pela força desses ensinamentos, a alma humana cedo ou tarde subirá e, das alturas a que chegar, verá que tudo se liga, que as diferentes teorias, contraditórias e hostis na aparência, não são mais do que aspectos diversos de um mesmo todo. As leis do majestoso Universo resumir-se-ão para ela numa Lei única, força ao mesmo tempo inteligente e consciente, modo de pensamento e ação. Por ela achar-se-ão ligados numa mesma unidade poderosa todos os mundos, todos os seres, associados numa mesma harmonia, arrastados para um mesmo fim...” (p. 28).


2 – Por último, nessa primeira parte do livro citado, o autor reconhece que o Espiritismo, doutrina tríplice, representa a síntese do conhecimento, pleno da luz do saber e de indizível beleza poética, afirmando:


“...Dia virá, em que todos os pequenos sistemas, aca¬nhados e envelhecidos, fundir-se-ão numa vasta síntese, abrangendo todos os reinos da ideia. Ciências, filosofias, religiões, divididas hoje, reunir-se-ão na luz e será então a vida, o esplendor do espírito, o reinado do Conhecimento. Nesse acordo magnífico, as ciências fornecerão a precisão e o método na ordem dos fatos; as filosofias, o rigor das suas deduções lógicas; a Poesia, a irradiação das suas luzes e a magia das suas cores; a Religião jun¬tar-lhes-á as qualidades do sentimento e a noção da esté¬tica elevada. Assim, realizar-se-á a beleza na força e na unidade do pensamento. A alma orientar-se-á para os mais altos cimos, mantendo ao mesmo tempo o equilíbrio de relação necessário para regular a marcha paralela e ritmada da inteligência e da consciência na sua ascensão para a conquista do Bem e da Verdade” (p. 29).

Weimar Muniz de Oliveira.

2 comentários:

  1. DISCORDO QUANDO ELE DIZ:O Espiritualismo moderno dirige-se principalmente às almas desenvolvidas, aos espíritos livres e emancipados, que querem por si mesmos achar a solução dos grandes problemas e a fórmula do seu Credo.
    POIS A BÍBLIA NOS ENSINA DIFERENTE:
    Salmo 90

    Tu que estás sob a proteção do Altíssimo e moras à sombra do Onipotente,
    dize ao Senhor: ” Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus em quem confio.”
    Ele te livrará do laço do caçador, da peste funesta;

    ele te cobrirá com suas penas, sob suas asas encontrarás refúgio.

    Sua fidelidade te servirá de escudo e couraça.

    Não temerás os horrores da noite, nem a flecha que voa de dia,

    nem a peste que vagueia nas trevas, nem a epidemia que devasta ao meio dia.

    Cairão mil ao teu lado e dez mil à tua direita; mas nada te poderá atingir.

    Basta que olhes com teus olhos, verás o castigo dos ímpios.

    Pois teu refúgio é o Senhor; fizeste do Altíssimo tua morada.

    Não poderá te fazer mal a desgraça.

    Nenhuma praga cairá sobre tua tenda.

    Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos.

    Em suas mãos te levarão para que teu pé não tropece em nenhuma pedra.

    Caminharás sobre a cobra e a víbora, pisarás sobre leões e dragões.

    “Eu o salvarei, porque a mim se confiou; eu o exaltarei, pois conhece meu nome.

    Ele me invocará e lhe darei resposta; vou salvá-lo e torná-lo glorioso.

    Vou saciá-lo com longos dias e lhe mostrarei minha salvação.”
    MESMO TENDO O LIVRE ARBÍTRIO É NESCESSÁRIO, QUE TENHAMOS CONFIANÇA E SEGURANÇA NO SENHOR, EKLE É DONO DE TODA A VERDADE, E NÃO O HOMEM.
    NÃO ACREDITO QUE EXISTA ALMA DESENVOLVIDA O SUFICIENTE, QUE NÃO NESCESSITE DE DEUS NA HORA DO APERTO.
    É APENAS AMINHA OPINIÃO, ME PERDOEM SE NÃO POSSO CONCORDAR, MAS RESPEITO AS OPINIÕES E CRENÇAS DE CADA UM.
    FELICIDADES E MUITA PAZ!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Willian passei para conhecer seu blog ele é espetacular, show, no°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir